Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Amadorão 2014: Areião lidera chave A

Edição nº 1414 - 16 Maio 2014

Reta final da fase classificatória do Amadorão. Faltando apenas sete jogos para definir  as equipes que disputarão as quartas de final, a partir do dia 1º de junho, algumas já garantiram a vaga e o Areião EC é uma delas, que lidera invicto a tabela, podendo chegar a 15 pontos no neste domingo, quando  faz o último jogo  da chave contra o  São Geraldo, mas com qualquer resultado, o Areião está com a liderança garantida.  

O  Marianos, que no último domingo, perdeu para o Areião por 2x0, caiu para a terceira posição  com  sete pontos e está empatado com o São Geraldo no número de pontos e saldo de gols, e com um jogo a menos. Como jogo é jogado, se o São Geraldo vencer o Areião,  irá para 10 pontos, chegando à terceira ou até a segunda posição na tabela, que hoje é do XIII de Maio, com 10 pontos, que já garantiu a vaga para a próxima fase. 

Mas, o Marianos  tem vaga garantida, porque conforme o regulamento,  classificam-se para as quartas de final, os quatro primeiros colocados das chaves A e B. Vila Nova, com 3 pontos,  contabiliza, apenas uma vitória e quatro derrotas é o quinto colocado é o Tesoura de Ouro, fechando a tabela com apenas um ponto. 

 

Técnicos falam das equipes, das dificuldades e das expectativas

O ET acompanhou Areião e Marianos no último domingo no Estádio Juvêncio Bizinoto  e conversou com os técnicos. Anderson Ramalho, o Véio, técnico do Areião há seis anos, está otimista e faz uma avaliação positiva. “Estamos  melhor que esperávamos, com uma equipe mesclada com atletas mais jovens e mais adultos.  O Meleta tem 62 anos, um atleta conhecido de todos e que veio reforçar a equipe para essa temporada. Nós entramos para disputar o título, por mais que sejam as dificuldades, não entramos só por entrar”, afirma.

Falando das dificuldades, Véio sugere à Secretaria de Esportes que apoie mais as equipes de futebol amador da cidade. “A gente vê aí no jornal tanta ajuda que a Prefeitura presta ao esporte especializado, cedendo ônibus toda a semana e nada para o futebol de campo. Não temos uniformes, bolas suficientes para os treinamentos, sem falar do apoio para as viagens. Como prestam também uma boa ajuda ao Carnaval, não seria possível também uma subvenção para os times mais tradicionais, com documentação em dia? Afinal, nós proporcionamos também gratuitamente a cada domingo um espetáculo para o público. Que tal uma premiação em dinheiro, até que essa subvenção possa ser aprovada?”, sugeriu.

A maioria das equipes contrata, também, com ajuda de patrocínios conseguidos com amigos e no comércio local, jogadores de outras cidades para reforçar os times. “Se trouxermos gente de fora temos que pagar, claro,  eles são boleiros, por isso, a gente pega só gente do lugar, mas acredito que isso precisaria ser estudado até para nos mantermos durante o ano nos amistosos com o transporte, por exemplo. Antigamente, os jogadores até ajudavam pagavam, mas hoje, assumir compromisso pensando que os atletas vão pagar, nem pensar”, afirma e finaliza otimista: “Com a graça de Deus vamos chegar lá...”.  

E Meleta que se preparava para entrar em campo deu uma palinha ao ET:

 Paulo Cândido, treinador do Marianos, que trouxe quatro atletas da vizinha Conquista para reforçar o Azulão, fala das dificuldades para compor a equipe. “Acho que as dificuldades são as mesmas para todos os clubes. Lutamos com a falta de patrocínio e um apoio mais efetivo da Secretaria de Esportes, conforme ajudam o esporte especializado. Precisamos de uma subvenção anual, especialmente essas equipes mais tradicionais que têm tudo em dia”, sugeri.

Paulo sugeri uma maior união entre os clubes em busca desse apoio oficial. “Temos que lutar muito para melhorar o amador, para termos um transporte e uma premiação a mais, além do troféu no campeonato. Um torneio desses não fica barato e, às vezes, a gente nem sabe de onde vai tirar o dinheiro pra tocar em frente. Eu penso que as escolas de samba recebem todo ano R$ 40 mil ou até mais pra levar alegria para o povo, mas o  Amadorão também leva alegria, dá oportunidades aos atletas. Como o carnaval é grátis para o povo, o futebol também é, porque se cobrar não vai ninguém  e já tivemos campeonato com duas mil pessoas assistindo a semifinal. Eu acho que nós temos  que sentar com as autoridades e discutir uma melhoria no  para movimentar mais o amador”, sugeri mais. 

 

Sobre o Amadorão, Paulinho faz uma avaliação positiva. “Minha avaliação é boa, até porque entramos desacreditados. Fizemos o time de última hora e agora estamos lutando para uma boa classificação, já visando os confrontos seguintes. Procuramos ficar entre os primeiros para pegar equipes mais fracas nos confrontes seguintes e garantir a vaga para os jogos finais”, afirma.

 

Um duelo de titans neste domingo pela chave B

XIII de Maio 'A', Atlético/Visafi, Usina Sacramento e PFC são as quatro equipes classificadas para a próxima fase, faltando agora  fechar a posição do 1º ao 4º lugar, o que acontecerá no jogo deste domingo, no Estádio João Cordeiro.  Ás 8h30,  o terceiro da tabela, Usina Sacramento,  com 9 pontos e dois jogos a menos  (3 vitórias e 1 derrota), enfrenta o quarto colocado, PFC, também com 9 pontos (3 vitórias e 2 derrotas), e que faz o último jogo.  Quem vencer pega a terceira posição na tabela. 

 Às  10h30,  um duelo de titans.  De um lado, Atlético/ Visafi com 15 pontos, para a disputa do último jogo contra o XIII  de Maio 'A', que tem 12 pontos e dois jogos a menos. As duas equipes disputam a liderança da chave. 

 

 Para completar fechar a fase classificatória, no dia 25, apenas dois jogos,   (5º) Vila dos Anjos x  (6º) União e Treze de Maio A x Usina Sacramento. O sétimo na tabela é o URP com 1 ponto em seus jogos. 

 

Vila dos Anjos perde de 3 x 0 para o Atlético

O jogo do dia 11, Vila dos Anjos 0 x 3 Atlético/Visafi,  foi vapt vupt, durou pouco mais de 15 minutos e o Atlético com três gols no placar.   Vila dos Anjos entrou em campo desfalcada, com o número mínimo de atletas exigido, apenas sete. Aos 15 minutos, já com três gols, o Vila perdeu mais um atleta por contusão. E, conforme determina o regulamento, com menos de sete em campo, o  jogo foi encerrado.  E Aí surgiram as especulações: Vale ou não vale o jogo? 

 

De acordo com a Secretaria de Esportes, o jogo foi considerado válido com a vitória do CAS por 3 a 0. “Conforme  o regulamento da CBF,  para realizar outro jogo, só por conta de problemas ocorridos alheios às equipes – falta de energia, tempestades, problemas com a torcida – enfim problemas que afetem o andamento do jogo, o ue não foi o caso”, justificou o secretário Fabrício Stival, confirmando o resultado do jogo. 

 

Fabríco nega falta de apoio ao handebol

O secretário de Esportes, Fabrício Stival, ouvido pelo ET, a respeito das críticas de atletas da equipe de Handebol da cidade, afirmando que a modalidade não tem o apoio dado ao Vôlei, esclareceu que as reclamações não procedem. “A treinadora Taynara esteve aqui para acertarmos a situação, pediu desculpas pela declaração que foi feita por uma  atleta revoltada com a situação,  mas nada do que ela falou procede. O espaço que ela diz que não tem e que treinaram na areia é mentira”, afirmou. 

De acordo com o secretário, o espaço para treino na areia da quadra da Praça de Esportes foi pedido pela treinadora Taynara, para que as atletas ganhassem força muscular. “Quanto a falta de horário, a Taynara tem os horários normais, o que interfere é a quantidade  de alunos. Se uma modalidade tem mais alunos, vai precisar de mais horários.  Para as viagens, tudo o que Taynara pediu foi  atendida. O time tem, sim, bolas, e ganharão mais que já estamos encaminhando. Não priorizamos ninguém.  Uniformes  todos receberam. O que damos para um, damos para todos. Agora, os uniformes a mais que o vôlei conseguiu são fruto de um trabalho da Profa. Bethãnia, que vai atrás de patrocinadores. Taynara pediu e fiz o compromisso de no mínimo mais dois uniformes para a próxima fase dos jogos em Uberaba”, prometeu, informando que a técnica Taynara conseguiu partrocinadores para mais dois uniformes.

 Por fim, Fabrício  elogiou o trabalho da professora. “Ela   está fazendo um trabalho nos bairros: Perpétuo Socorro, João XXIII, Maria Rosa, está resgatando atletas e deixando o Rosário somente para competições”, finalizou, alegando um bom relacionamento com a treinadora. “Temos um intercâmbio muito bom, falamos a mesma língua e o trabalho dela está funcionando e  qualquer coisa  é ela que tem que reclamar e cobrar”.

  De acordo com Fabrício, cerca de 1.300 atletas das mais variadas idades frequentam as escolinhas de esportes da PMS. 

 

Procurada pelo ET, Taynara, que foi também entrevistada durante os Jogos de Minas,  não quis comentar sobre a reunião com o secretário, nem sobre os comentários nas redes sociais. Apenas garantiu que a equipe feminina está se preparando para a etapa regional dos Jogos de Minas em Uberaba.