Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1365 - 07 Junho 2013

AABB, CAS,  Areião e XIII fazem semifinal

 

Faltam dois jogos para a final que vai decidir o campeão e o vice do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Sacramento, o Amadorão 2013. Começa neste domingo, 9, os jogos da semifinal AABB x CAS e Areião x 13 de Maio, no jogo de ida e, volta, no próximo, dia 15, quando saem os dois finalistas.

Nos jogos do domingo, 2, não houve surpresa nos resultados das partidas de volta das oitavas de final. Vila Nova, Marianos, Vila dos Anjos e News Old Boys perderam também os jogos de volta. Veja os resultados: 

CAS 2x0 Vila Nova; 

Areião 3x1 Marianos; 

AABB 3x1 Vila dos Anjos e

XIII de Maio 4x2 News Old Boys. 

Neste domingo, jogo de ida da semifinal, com todas as equipes querendo se garantir na primeira partida. Qualquer que seja a vitória, o jogo de volta fica sem tanta pressão. Mas das quatro equipes, três entram com desfalques: o Areião pode contar com Valdir dos Reis, que esteve suspenso nos dois últimos jogos, mas joga sem José Renato Marques Santos, que cumpre suspensão.   O XIII de Maio joga sem Carlos Henrique Mião; AABB joga sem Gustavo Luiz Sudário de Oliveira; já o CAS leva a vantagem de poder contar com Jair Teles que cumpriu suspensão de um jogo. 

 

Isso, sem falar dos atletas de fora, que sempre têm desfalcado as equipes, por um motivo ou outro. Além disso, há que se pensar que vários atletas já computam dois cartões amarelos: o Areião tem 2 jogadores nessa situação; 13 de Maio, 2; AABB, 3 e o CAS, 3. E como “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, esses atletas devem se abster de faltas pesadas para estarem presentes no jogo de volta.

 

Técnicos avaliam ‘Amadorão’ 2013

 

Os técnicos Belchior de Oliveira (Chó, do Marianos; Anderson Ramalho, do Areião; Marco Antonio  de Oliveira; do XIII de Maio; Oscar Justino Alves, do News Old Boys e José Ferreira, do Vila Nova;  avaliam bem o campeonato, mas apontam dificuldades e sugestões. 

Para  Belchior de Oliveira (Chó),  do Marianos, a dificuldade é a formação da equipe, porque de uns tempos para cá, o plantel de jogadores adultos não é mais formado como antigamente, quando nós, os técnicos, convocávamos os atletas que treinavam. Hoje buscamos os atletas disponíveis na cidade e de outras, convidados. Assim, perdemos jogadores para outras equipes. Cnseguimos fazer um bom time, mas infelizmente são jogadores de fora, e nem sempre podemos contar com eles. Em todos os jogos, por exemplo, no jogo de ida das quartas de final faltaram quatro titulares e perdemos por 4x0; hoje falam cinco titulares e assim fica difícil, mas o campeonato em si foi muito bom”, avalia.  

Já para Anderson Ramalho, técnico do Areião, também com cinco atletas de fora, houve falha na arbitragem. “Vimos com muita dificuldade, mas a equipe  foi melhorando no decorrer do campeonato e chegamos às quartas e á semifinal, mas vamos ter que nos ajustar pra chegarmos à final. O começo do Amadorão foi meio confuso,  depois as coisas se ajeitaram e  agora na reta final acertaram a arbitragem e os jogos estão melhores. Embora não tenha prejudicado a equipe, avalio que a arbitragem foi mal”, diz. 

Ainda na opinião de Anderson, tem coisa que  precisa melhorar.  “Precisamos de uma ambulância no campo, no domingo anterior, o menino bateu a cabeça e foi socorrido em carro particular, em nenhum critério profissional. Venho cobrando isso, porque é necessário, dar mais segurança. É um esporte de contato, e devemos estar atentos. O socorro imediato é fundamental”, sugere.

Marco Antônio de Oliveira, técnico do XIII de Maio, que joga também com cinco apoios de Uberaba,  está confiante. “Estamos com um time preparado, com cinco ótimos  atletas vindos de Uberaba e nossa expectativa é chegarmos à final. Temos grandes chances de ir à final, porque  acho que isso só depende de nós”, destaca. 

Sobre as 'pratas da casa', Marco fala das dificuldades vividas por todas as equipes amadoras. Todo mundo trabalha, tem compromisso, não há como realizar treinos. “Em campo temos três jogadores com menos de 18 anos que são destaques, isso mostra que a mescla dos veteranos com a juventude está dando certo”, explica, lembrando que foram realizados vários amistosos em preparação para o campeonato e que, no segundo semestre, o clube inicia um sub-17 já com vistas ao Amadorão do ano que vem. 

Oscar Justino Alves, técnico do News Old Boys, equipe que vem anualmente participando das competições se considera vitorioso ao chegar às oitavas de final. “Nesse tempo todo vimos lutando e melhorando. Em 2012 passamos para a segunda fase e esse ano também, quer dizer, estamos melhorando e um dia chegaremos lá”, afirma, destacando que a equipe do NOB entra no Amadorão pelo intuito de participar.

“- Levamos umas goleadas feias, mas participamos  pelo intuito de participar mesmo, porque o esporte é um meio de comunicação e  aproximação entre os homens”, afirma, lembrando que a equipe é formada somente por atletas da cidade. Sobre o inusitado nome do time  'News Old Boys' (Jovens Velhos Garotos – numa tradução literal), Oscar justifica: “Tínhamos  alguns jogadores muito jovens e outros mais velhos, aí resolvemos equilibrar no nome”, afirma, garantindo: “Nós vamos continuar participando, porque futebol é paz e aproximação”. 

José Ferreira, técnico do Vila Nova, um time que nasceu há mais 30 anos no bairro João XXIII, já confirmou a presença do Vila no Amadorão de 2014. “Este ano foi bom para nós e, se Deus quiser, no ano que vem estaremos firmes mais uma vez”, afirma, destacando que a equipe é formada por atletas do bairro e mais cinco maranhenses, residentes na cidade. Para Ferreira, o campeonato precisa melhorar muito, incluindo na competição um campeonato com as equipes de base. “Se prepararmos a base, não precisaremos trazer atleta de fora”, ponderou.

Ferreira pede também um apoio maior do poder público para o clube. “Nosso velho campinho precisa de um trato: gramado, fechar a lateral, vestiários, água, nada disso tem lá. O pessoal corre lá, porque não há outro jeito”, afirma.

Thalys Andrey Nunes Rodrigues, auxiliar técnico do CAS, mas que há 120 dias está à frente da equipe,  conseguiu levar a turma à liderança do Amadorão. “Felizmente, deu tudo certo, a equipe veio engrenada e agora passando mais essa fase”, afirma, destacando que o CAS há tempos precisava de uma time mais competitivo. “Conseguimos formar este time pra despontar, com uma base da cidade e mais quatro jogadores de Rifaina, que se entrosaram bem”, afirma ao lado do atleta Waldir Monteiro de Oliveira Jr, artilheiro até agora com sete gols. 

Já o técnico Fabiano Rezende Rodrigues, que reassumiu o time naquela manhã, depois de uma expulsão, que espera nunca mais ocorrer. “Aconteceu, vai ficar de lição para mim e para outros e para mostrar também que o clube tem quem o defenda. Agora é pôr a cabeça no lugar e não acontecer mais”, pondera, garantindo que o objetivo é manter a equipe que tem uma média de 22 anos e ficar entre os quatro melhores.

Henrique Spirandelli, técnico do Vila dos Anjos, comanda a equipe que começou há quatro anos, no bairro São Geraldo. “Aí foram aparecendo mais pessoas de outros bairros e acabamos montando uma equipe com atletas de toda a cidade. Por conta da amizade   é uma equipe unida que vem aí pleiteando um título”, afirma, lembrando a importância do esporte na integração dos atletas.

Alaor Urbano Júnior, o Juninho, técnico da AABB, equipe onde atuou como centroavante, destaca a diminuição do número de equipes e, consequentemente, a diminuição de WOs e jogos mais competitivos. “Isso motiva a participação das equipes e cá estamos nós com a mesma equipe campeã do ano passado, na expectativa de levantar o caneco de novo”, enfatiza, apontandoa as benfeitorias no campo graças ao apoio de patrocinadores e sócios. A AABB joga com quatro jogadores de Franca e um de Rifaina. 

 

Atlântica participa do 1º Torneio Desafio Zema Petróleo

 

A equipe de natação da Academia Atlântica/URS  participou, dia 18 de maio último,  em Araxá,  do 1º Torneio Desafio Zema Petróleo.

O torneio consiste em uma competição de natação contra o cronômetro, onde todos os atletas ganham medalha, dependendo do tempo conquistado, como forma de incentivo à prática esportiva.

Os participantes e suas respectivas conquistas foram estes:

 

João Scalon Afonso Elias (Pré-Mirim I), Prata no estilo Livre e Prata no Peito; Maria Fernanda Randi Donadelli (Pré-Mirim II), Bronze no Estilo Livre e Prata no Peito; Ana Bárbara Santos Bertulucci Gomides (Pré-Mirim II), Bronze no Estilo Livre e Prata no Peito; Lucas Perão Afonso de Sousa (Mirim I), Ouro no estilo Livre, Bronze no Costas e Prata no Peito; Nurian Almeida Zandonaide (Mirim I), Bronze no estilo Livre e Prata no Peito; Julia Andrade Tosi (MIrim I), Bronze no Estilo Livre e Prata no Peito; Natan Henrique Faria (Mirim II), Prata no estilo Livre; Cawã Henrique Faria (Mirim II), Bronze no Estilo Livre; Maria Fernanda Oliveira Ribeiro (Mirim II), Bronze no Estilo Livre e Ouro no Peito; Gustavo Euripedes Nascimento (Petiz I), Bronze no Estilo Livre e Bronze no Peito; Isael Vicente Silva (Petiz I), Bronze no Estilo Livre; Gabriel Randi Donadelli (Petiz II), Bronze no estilo Livre e Prata no Peito; Ruan Aparecido Oliveira Batista (Petiz II), Prata no Estilo Livre, Prata no Costas e Prata no Peito; Rodrigo A. da Silva (Petiz II), Bronze no Estilo Livre e Prata no Peito.