Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1311 - 25 Maio 2012

X Copa Luo Han Brasil Open de Artes Marciais 

 

A equipe de Kung fu da URS participou em Uberlândia, no dia 20, da X  Copa Luo Han Brasil Open de Artes Marciais, evento realizado no Ginásio de Esportes Club Girassol. A equipe sacramentana do sifu Joarez, que recebeu homenagem especial, mais uma vez brilhou na sua participação, conquistando 38 medalhas, sendo 23 de ouro,  13 de prata e 2 de bronze.

Confira os medalhistas: Douglas Borges Campos, José Humberto,  Luiz Roberto, Fabiano Cassiano Lopes, Anderson Fonazier,  Jhonat de Oliveira, Daniel da Mota, Maikon Antônio,  Washington Wilker, Fabiana Tamiê, Rosevaldo Batista , Victor Hugo Silva, Victoria Amanda, Juarez Mota, Milton Gomes, Karem Tiago, Leandra Souza, Michelle Aparecida, Osvanildo Loureando, Ecivaldo Loureando,  Edivaldo Loureando e o pequenino Matheus Tiago, de apenas três anos, que recebeu homenagem especial. 

 

Mestre Japão realiza IX Encontro Regional de Capoeira

 

Com apoio do prefeito Wesley De Santi de Melo, através da Secretaria Municipal de Esporte, o Grupo Berimbahia, comandado pelo Mestre Japão, realizou o IX Encontro Regional de Capoeira, domingo passado, no Ginásio Marquezinho

O evento acontece duas vezes ao ano e tem como objetivo mostrar o potencial cultural afro-brasileiro, bem como ampliar e fortalecer a rede de capoeira entre os participantes, e, também, celebrar as atividades sócio-educativas realizadas pelo grupo anfitrião. 

O público presente, formado pelos pais de atletas, aplaudiu o Mestre Japão pelo trabalho incansável junto a seu grupo que atende crianças, adolescentes e adultos pela PMS.

A roda contou com nomes importantes do mundo da capoeira brasileira. Os Mestres: Pirapora (DF), Furação (Uberlândia), Vapor (Uberaba), Touro (Orlandia), Bocão (Ituverava), Silvio (Pontal), Maré (Morro Agudo), Coelho (Jabuticabal), acompanhados por seus alunos, todos prestigiando o batizado e troca de cordão de 16 capoeiristas de Sacramento. 

“O Batizado é um evento onde a criança ou o adulto entra pela primeira vez, oficialmente, numa roda de capoeira. Não exige o desempenho, é simplesmente para sentir a energia da roda. Já a troca de cordão o aluno tem que cumprir com os movimentos solicitados para nova conquista”, explicou o Mestre Japão, coordenador do evento.

“O Batizado é a forma mais simples e eficiente de revelar todos os valores que traz a capoeira na essência sócio-cultural, com as peculiaridades não só de toda história, como também dos princípios básicos do esporte: a responsabilidade e o respeito”, frisou o Mestre Pirapora, durante a graduação dos alunos.

Na oportunidade, o Mestre Japão informou aos presentes seu desligamento do Berimbahia e sua filiação ao grupo ‘Nova Geração para Cristo’, supervisionado pelo Mestre Bocão de Ituverava.

“- Este é o último encontro do Berimbahia que realizo em Sacramento. Participo aos alunos e familiares que levaremos o nome de um novo grupo ao qual teremos mais apoio e assistência”, disse Japão.

O prefeito Wesley aproveitou o momento para agradecer a presença dos atletas visitantes, relatando alguns feitos da pasta, com o aplicação de mais de R4 3 milhões no setor, e reafirmou seu compromisso em apoiar o esporte durante seu governo. 

Após a entrega das cordas, o Mestre Japão pontuou os valores da capoeira, que mistura música, dança e luta. Uma arte onde ao mesmo tempo o capoeirista prepara seu físico e desenvolve sua mente com a socialização cultivando o respeito e a amizade.

 

Vôlei da escola Coronel está na segunda etapa do JEMG

 

As escolas de Sacramento mais uma vez marcaram presença nos Jogos Estudantis de Minas Gerais – JEMG, nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nas categorias feminino e masculino.  

 De Sacramento, três equipes da EE Coronel José Afonso de Almeida se destacaram na etapa microrregional em Uberaba, nos dias 15 a 19 de maio:  Na classificação final, a equipe de  voleibol feminino módulo I sagrou-se campeã. A equipe está classificada para a etapa regional. 

Coronel 2 x 0 E.M. Sta. Terezinha, de São Francisco de Sales. Parciais de 23/3, 25/6

Marista Diocesano/ Uberaba 0 x 2 Escola Coronel. Parciais de 25/8, 25/9

Escola Coronel 2 x 0SãoDomingos/Araxá. Parciais de 25/8,  25/13

E.E. Henrique Peeters/ Campo Florido 1 x 2 Escola Coronel. Parciais de 10/25, 25/19, 13/15

As equipes de voleibol feminino módulo II e  voleibol masculino módulo II foram vice-campeãs. 

 

Ruralão começa neste domingo 

 

Inicia-se neste domingo, 27, o Campeonato Municipal de Futebol Amador Rural de Sacramento – Ruralão 2012, com a participação de nove equipes das comunidadeds rurais, distribuídas em duas chaves. Na chave A, Sete Voltas 1 e 2, Pinheiros, Desemboque e Caxambu; na chave B, Quenta Sol, Santa Maria, Santa Bárbara e Jaguarinha.

Abrem a primeira rodada no campo do Desemboque, a partir das 13h30 as seguintes equipes: Sete Voltas 1 x Sete Voltas 2 e  Desemboque x Pinheiros.

Ao todo serão dois meses de bolas rolando nos gramados da zona rural. O jogo de volta da final está previsto para o dia 29 de julho.