Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1292 - 13 Janeiro 2012

Com goleada Stampare é bicampeã do Copão de Férias 

 

Três finais na noite do último dia 6 lotaram o Marquezinho com direito a torcidas organizadas aplaudindo as suas equipes. Foi bem pior do que a 'chocolatada' que o Barça deu no Santos, em dezembro. A meninada do Stampare/Belíssima meteu oito gols na equipe dos experientes atletas da TJ-P/Restaurante Lareira, que só fez um, para honrar sua também excelente participação no Copão de Férias de Futsal 2012. 

Mas a noite foi de gala. Tudo começou com as belas atletas da equipe Bola na Rede que levantaram o caneco de campeãs, na última rodada do Copão. Também o Copão de Férias de Handebol mostrou a grande performance dos jovens atletas do TNT que se sagraram bicampeões ao vencer o Capital por 16 a 14. 


Stampare x TJ-P

 

A experiência e tradição da equipe TJ-P no Copão de Férias não foram suficientes para superar a juventude e a técnica da equipe Stampare que abriu o marcador logo no início da partida, com um gol de pênalti. Minutos depois, TJ-P deixou tudoigual, anunciando que seria uma bela partida. Que nada!! O que se viu foi um repeteco de gols dos garotos da Stampare. A sempre “raçuda” equipe TJ-P fez o possível, mas não deu: perdeu com uma diferença de sete gols. Stampare /Belíssima 8 x 1  TJ-P/Lareira. 

Stampare fez também o artilheiro: Helber Henrique com 15 gols; e a defesa menos vazada, sofreuapenas 18 gols.

Stampare sagrou-se campeã com os atletas: Leandro Alexandre, Danilo Cristiano, Helber Henrique, Gabriel Borges, Leonardo Costa, Ortely Alves, Leonel Santos, Valdeir Júnior, Abinael Silva, Reverton Augusto, Fabrício Oliveira, Lucas Alexandre.  

TJ-P foi vice-campeã com Carlos Adriano, Tarcísio Bizinoto, Clarkson Oliveira, Pedro Miguel, Guilherme Mendes, Renilton Cirino, José Elias, Afrânio Marques, Cleyton Pires, Bruno Junqueira, Ivanir Júnior. 

O empresário Fabrício Stival, proprietário do Restaurante Lareira e idealizador do grupo TJ-P foi também o técnico da equipe que levou o troféu de vice-campeã. Stival avalioupositivamente a sua equipe. “Estamos na luta no Copão há cinco anos e pela primeira vez chegamos a uma final e fizemos uma boa apresentação, independente de ser ou não campeão. Fizemos na final o que fizemos durante todo o campeonato, disputado com mais de 20 equipes”, disse, informando que a tradicional equipe TJ-P está na faixa dos 23/24 anos. 

Fernando Oliveira Martins, o veterano técnico da bicampeã Stampare, também avaliou sua equipe bicampeã. “Fomos campeões em 2010 e estamos praticamente com a mesma turma, poucas são as caras novas, mas é uma equipe muito boa, aguerrida, que treina muito. Aqui temos o resultado daunião, juventude e dedicação”, ressaltou, acrescentando que os atletas Stampare são a base  do sub 20 da URS.

 

Bola na Rede é campeã do Copão Feminino de Futsal 

 

Jogando em turno e returno com somatória de pontos corridos,  as equipes As Intrusas, Bola na Rede, Padrão Madeiras e 100% Garra movimentaram as noites no Marquezinho com o futsal feminino. Mas quem soltou o grito da vitória, na sexta-feira, 6,  e ergueu o troféu de campeã, foi a equipe Bola na Rede, com 11 pontos, depois da rodada dupla na noite, com os seguintes resultados: Padrão Madeira 1 x 5 As Intrusas; Bola na Rede 5 x 2 100% Garra. 

Bola na Rede também fez a artilheira, Gelsivane Barbosa, com oito gols e a defesa menos vazada, com 14 gols.   

Bola na Rede que tem como treinador, Paulo SudárioFilho, foi campeã com as atletas Ana Izidoro, Gelsivane Barbosa, Priscila Fornazier, Daiana Oliveira, Thamys Nascimento, Débora de Souza, Tatiane Zago, Stefânia da Silva, Karine Pereira, Valéria de Oliveira e Ana Paula

A vice-campeã, Padrão Madeiras, com 10 pontos, que fez também uma ótima copa, jogou com Fabiana Martins, Layandra Silva, Poliane Freitas, Juliana Furlan, Tâniamar da Silva, Mônica Lúcio, Gabriela Bonetti, Maria Eduarda, Igara Zago, Viviane Abadia. 

As Intrusas classificaram-se em terceiro lugar, com 9 pontos e em 4º lugar, 100% Garra, com 03 pontos. 

 

TNT é campeã do Handebol

 

Também na sexta-feira, 6,  TNT e Capital movimentaram a quadra do Marquezinho com a final do Copão de Férias de Handebol. TNT sagrou-se campeã, após vencer a partida por 16 x 14. 

A equipe campeã jogou comMaxiliano, Emanuel, Cleytinho, Luander, Jair Teles, Jean, Robert Bruno e Igor. O artilheiro foi Jair Teles, também do TNT, com 27 gols.  

Aequipe Capital, vice-campeã,  entrou em campo com  Diego, Ricardo, Cauê, Lucas, João Rafael, Pedro Jerônimo, Rafael Araújo, Kiko,  Diego e Matheus. E levoutambém  o troféu de  defesa menos vazada, com o goleiro Pedro Jerônimo. 

Ana Claúdia Melo, Doida, a principal incentivadora do handebol na cidade, é a técnica das duas equipes TNT e Capital. “Meu trabalho no handebol começou graças àProfa. Lucy Feliciano, ela foi a primeira pessoa a acreditar no esporte e me convidou para treinar um time na Escola Barão da Rifaina, aí nunca mais parei. Estou com o handebol há 12 anos”, explicou. 

Falando sobre a façanha de ter três equipes se confrontando em quadra no Copão, a técnica reconheceu que está demonstrando trabalho. “O bom disso aí é ver o resultado do trabalho da gente. Das cinco equipes participantes, três times são meus e dois chegaram à final e isso é também um incentivo para os atletas”, disse, explicando o critério para formar cada equipe para a disputa. “É engraçado isso, porque as duas equipes são muito boas, mas na hora daseleção eu vou pela posição de cada um em quadra e aí procuro fazer a equipe mais equilibrada possível e está aí o resultado 16 x 14”.  

 

Encerrada a temporada esportiva 2011

 

A Secretaria cumpriu suas metas em 2011, conforme avaliação do secretário André Afonso, Djé. “Graças a Deus nossa avaliação é muito positiva, porque tivemos uma movimentação intensa no esporte em geral, em 2011. Percebemos que a população, os atletas estão buscandomais as modalidades esportivas oferecidas na cidade. Foram dadas oportunidades para todos os gostos e hoje vemos três excelentes finais, onde podemos ver que o nível dos atletas melhorou, tanto que são todos atletas nossos. Em síntese, podemos concluir que fazendo um trabalho sério e correto temos bons resultados e revelamos talentos”, avaliou.

Para 2012, a Secretaria de Esportes dará continuidade a todas as modalidades. “Além disso, haverá a participação no campeonato Rede Integração, Campeonato Mineiro e JIMI, o JES e o JEMG e, também, os campeonatos de Kung Fu, Capoeira, Karatê”, informou. 

Segundo ainda o secretário André, “para o campeonato Rede Integração é ideia nossa participar só com atletas sacramentanos. Vamos nos sentar com os atletas e dirigentes para discutir, porque na nossa avaliação já temos nível para isso. Já está na horae, se houver comprometimento temos condições de participar só com atletas sacramentanos. Enfim, tudo terá continuidade e incentivos. Temos atletas de ponta na cidade, por exemplo no kung Fu, Karatê, por isso temos que movimentar tanto quanto ou mais em 2012”, afirmou, parabenizando todos os atletas da cidade. 

O prefeito Wesley De Santi de Melo, desportista e grande incentivados do esporte por acreditar que esse é o caminho para direcionar o jovem aos bons costumes, também fez uma avaliação altamente positiva. “Foi uma temporada muito positiva, vemos que a Secretariatrabalhou em todas as modalidades possíveis em 2011, isto é, naquelas que temos condições de oferecer na nossa cidade. Foram realizados vários torneios, sediamos vários eventos e podemos avaliar que nesses três anos, revolucionamos o esporte na cidade”, avaliou.

O prefeito destacou ainda o nível dos atletas em quadra. “A gente fica surpreso em ver que temos equipes tão boas como as que vemos aqui e é fruto de nosso trabalho. Ficamos muito felizes por ver que a Secretaria de Esportes funcionou. Estão de parabéns o secretário Djé e toda a sua equipe”, parabenizou. 

Segundo o prefeito Wesley, em Sacramento, não participa do esporte quem não quer. “Nosso lema é, 'Esporte para Todos' e, em 2012, vamos dar continuidade a todos as modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol, voleibol, natação, capoeira, karatê, kung fu, tai chi chuan,Box chinês, jiujitsu, todos nas categorias adulto, infantil, masculino e feminino, além de  hidroginástica para a Melhor Idade. 

 

100% Sacramento vai participar do Torneio Integração 

 

100% Sacramento é a mais nova equipe criada na cidade para participar da Copa Integração de Futsal. Idealizada pelo desportista Motorzinho, como o próprio nome indica, é formada exclusivamente com jogadores locais. A  ideia, conforme justifica o técnico da Prefeitura, José Ary, convidado para assumir a equipe, nasceu para dar oportunidade aos atletas da casa.

De acordo com os idealizadores,  “nos últimos anos a equipe que representa a cidade na Copa Regional é formada, em sua maioria,  por jogadores trazidos de fora,  especialmente de Orlândia (SP). Com isso, perdeu-se a identidade esportiva da cidade”.  Ainda segundo os idealizadores, a ideia de criar a equipe atende a um  desejo antigo de atletas que não eram aproveitados na equipe que representava a cidade e alguns que mesmo chamados não eram aproveitados”. 

O técnico José Ary,que esteve fora da equipe oficial da cidade nos últimos anos, segundo Motorzinho, tem na sua carreira vários títulos conquistados, inclusive na Copa e Super Copa Integração, pela equipe de Tupaciguara. “ Zé Ary aceitou nosso convite para treinar a equipe e já vamos começar. Nesta sexta-feira já temos uma reunião com os jogadores e, logo após, o primeiro treino”, afirmou Motorzinho.

Por sua vez, o técnico frisou um dos objetivos da nova equipe. “O objetivo desta equipe no momento, é fazer com que a cidade tenha mais uma opção para os  atletas poderem aparecer no cenário esportivo regional sem se preocupar com conquistas a curto prazo”.

As   inscrições para a Copa Integração estão abertas desde o dia 10 de janeiro até o dia 9 de fevereiro. O pontapé inicial será dado no dia 13 de março em todas as praças da área de abrangência da emissora. A final será no dia 2 de junho.