Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico de Jaguara e Copa do Mundo

Edição n° 1248 - 11 Março 2011

O empresário  Ivan Sebastião Barbosa Afonso está eufórico com as boas novas sobre a possibilidade de o Parque Náutico de Jaguara sediar uma das seleções da Copa do Mundo. 

Trabalhando pra valer para que seu objetivo seja alcançado, Ivan retornou na última semana de Belo Horizonte, onde esteve com a finalidade de contatar pessoas influentes, políticos e até o governador Antônio Anastásia, buscando apoio para transformar o Parque Náutico em uma das sedes de seleção da Copa de 2014. 

“-Mantivemos contatos com especialistas que estão trabalhando o assunto, com deputados estaduais, secretários e ainda, fomos recebidos pelo Governador de Minas, Professor Antonio Augusto Anastasia. E recebemos a boa notícia de que  a FIFA já está de posse de todas as candidaturas das cidades e dos destinos brasileiros que se interessaram em se tornar um Centro de Treinamento e, em função do número elevado, fará uma triagem inicial, que deverá ocorrer até o final de abril/2011. 

Informa o empresário que inúmeras capitais de Estados, que não são sedes de jogos, como Goiânia, Florianópolis, Vitória, João Pessoa, etc., e grandes cidades brasileiras, como Campinas, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Bauru, Ribeirão Preto, Uberlândia, Araxá, Juiz de Fora, Londrina, Caxias do Sul, etc, também se candidataram e esperam agora a primeira triagem da FIFA.

Segundo Ivan Barbosa, a FIFA deverá fazer um book com 90 opções para as 31 seleções escolherem. Mas como o Parque Náutico de Jaguara é um destino diferenciado, por não ser uma cidade, e possuir particularidades que muito interessam, destacando-se a privacidade, a segurança, a tranquilidade a ausência de stress, o aeroporto, a localização estratégica no coração do Brasil, onde a Copa será jogada, permanecesse com grande possibilidade de ser escolhido”, afirma confiante. 

De acordo ainda com o empresário, “caso o Parque seja classificado é só aguardar a visita da FIFA que apontará as adequações necessárias, para que possam estar em conformidade com as suas exigências e, concomitantemente, passar a um amplo trabalho de mobilização das autoridades municipais, estaduais e federais, objetivando a ampliação da infraestrutura e da qualidade de recursos humanos”,  explica, destacando as melhorais a serem feitas: 

Melhoria e construção de acostamento na MG 428, ligando Araxá a Jaguara; 

Construção de estrada de Conquista a Jaguara, passando pela Gruta dos Palhares e pelo Cipó; 

Duplicação da rodovia Cândido Portinari, de Franca a Rifaina; 

 Ampliação e modernização da Santa Casa de Sacramento; 

Sinalização e roteirização turística de toda a região; 

Treinamento e qualificação de mão de obra.