Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1266 - 15 Julho 2011

Cidade sedia Campeonato Mineiro

 

Sacramento sediou nos dias 9 e 10, uma das edições do Campeonato Mineiro de Karatê e a  I Copa Sacramento de Karatê, homenageando o atleta Bruno Lima, pelos relevantes serviços prestados ao esporte.

 Coordenada pelo Prof. de Karatê, Alexandre Guissoni, com apoio da Secretaria de Esportes e da Federação Mineira de Karatê – FMK, o evento contou com a participação de karatecas de 16 cidades da região e atletas das duas academias da cidade, Cia Sacramentana de Karatê, do Prof. Lisandro e a da URS/PMS. 

O evento foi aberto, oficialmente, na manhã de domingo, 10, no Ginásio Marquezinho, pelo presidente da FMK, João Carlos de Godoy e contou com a presença do prefeito Wesley de Santi de Melo; secretário de Esportes, André Afonso; diretor técnico da FMK, Júlio César Pereira; vereador uberabense, Prof.  Godoy; Ivan  da Rocha, Dedé, diretor financeiro da Federação Paulista de Karatê e árbitro internacional, dentre outros. 

 

Campeonato de alto nível 

 

O presidente da Federação Mineira de Karatê, João Carlos de Godoy, ao abrir oficialmente o evento, depois de cumprimentar autoridades, agradecer ao prefeito Wesley De Santi de Melo e elogiar o Karatê de Sacramento, na pessoa do pioneiro, Alessandro Guissoni,  falou da importância da Copa Sacramento, em homenagem ao atleta, Bruno Lima, considerada de alto nível, porque faz parte dos eventos oficiais da FMK. 

“- A Copa Sacramento de Karatê faz parte de uma das 42 competições oficiais da FMK”, frisou o presidente, ressaltando a importância da competição ente as 170 academias mineiras. Godoy falou da iniciativa da Federação Mineira ao abrir os seus eventos a uma categoria especial de Karatecas, que ele chama de 'Talentos Especiais', destinada exclusivamente a atletas portadores de necessidades especiais. “Estamos levando para a Federação Brasileira de Karatê uma proposta para que essa competição com os Talentos Especiais aconteça como prova em nível nacional”, disse mais. 

Falando da participação do sociólogo, Júlio Cesar Pereira, na diretoria da Federação, o presidente elogiou o trabalho do sacramentano. “Júlio Cesar sempre demonstrou muita competência naquilo que faz e a Federação na sua parte técnica é muita complexa, e ele veio ocupar essa função desempenhando um trabalho muito competente e estamos muito satisfeitos com o trabalho dele”, afirmou. 


“O karatê agora faz parte dos JES”, informa secretário

 

O Secretário de Esportes André Afonso, Djé, coordenador geral da Copa Sacramento, avaliou positivamente o crescimento do esporte local. “O karatê de Sacramento vem num crescente e este ano passa a fazer parte dos jogos escolares, por isso os estudantes têm buscado a secretaria para praticar o  esporte e isso é gratificante. O karatê está crescendo. Temos na cidade duas academias, a URS e a Cia Sacramentana de Karatê e são parceiras, ambas participando de campeonatos. Incentivamos as duas em tudo, damos toda logística, inclusive no transporte.  Só hoje temos  mais de 80 atletas da cidade participando nessa Copa”, avaliou. 

 

Prefeito Wesley: ‘qualidade de vida’ 
Na sua mensagem aos atletas, o prefeito Wesley De Santi de Melo reconheceu a honra em promover a Copa Sacramento de Karatê.  “Muito nos honra poder sediar a Copa Estadual e, paralelamente, realizar a Copa Sacramento, que leva o nome de um desportista que  representou Sacramento em várias oportunidades, o Bruno Lima” – disse.
Prosseguindo, o prefeito falou da importância da prática do esporte por parte dos jovens. “Nosso governo, conforme prometemos em campanha, está promovendo de forma eficaz e sem medir esforços, o esporte em várias modalidades, em todas as quadras e ginásios de esporte da cidade. São 5.000 atletas envolvidos em pelo menos uma modalidade. E é assim que vamos atingir nossos jovens, orientando-os a uma prática sadia e prazerosa, em benefício de uma melhor qualidade de vida. E esta Copa serve como estímulo para todos, jovens e crianças a assumirem uma modalidade para sua prática, além de afastá-los dos malefícios do mundo atual”, afirmou. 
Logo após, o prefeito Wesley entregou alguns cartões de prata a pessoas que se destacam e promovem o Karatê na cidade, como a Sra. Tereza Ferraz da Silva; Júlio César Pereira, diretor técnico da FMK. E, também a Bruno Lima, pelos relevantes serviços prestados ao esporte, em especial, ao futebol, na cidade.
O prefeito Wesley foi também alvo de homenagens da FMK, da Federação Paulista de Karatê e da equipe de Karatê de Sacramento, através do Prof. Alexandre Guissoni, todos enaltecedndo o eu trabalho e incentivo dado ao esporte na cidade. 
Lisandro, um voluntário que faz do hobby uma escola

Lisandro Prata Neto, professor de karatê, proprietário da Cia Sacramentana de  Karatê, fundada há 10 anos, participou da Copa de Karatê na cidade, além de muitas competições realizadas nos dez anos da Cia, que conta com 40 atletas, 22 dos quais participaram da Copa Sacramento de Karatê, enalteceu o evento e a prática do Karatê que faz como hobby. 

“Isso para mim é um hobby, um tipo de lazer, por isso sou voluntário, as aulas são no meu prédio. Faço isso com prazer, porque gosto de karatê desde criança, isso vira vício na vida da gente.  As aulas são às terças e quintas-feiras e são gratuitas a partir de cinco anos. Basta os pais levarem seus  filhos, fazer inscrição e participar”, informou, anunciando o endereço: rua Dr. Djalma do Prado, 204. 

 

Júlio César, um sacramentano na Federação Mineira 

 

Júlio Cesar Pereira, diretor técnico da Federação Mineira de Karatê, cerimonialista do evento lembrou sua trajetória no esporte, que começou ao lado do irmão campeão, Paulo de Tarso, quando tinha apenas dez anos. “Como irmão mais novo de Paulo de Tarso, comecei aos 10 anos de idade, são portanto 30 anos no esporte, como campeão mineiro, campeão brasileiro e com participação em campeonato internacional. Fui árbitro nacional e estadual. Tive muitos atletas, coordenei muitas seleções, quando residia em Ribeirão Preto. Agora, voltando às Minas Gerais tive a oportunidade de ser eleito diretor técnico da Federação, um cargo muito importante, porque toda a área técnica do karatê passa pelas minhas mãos”, disse, elogiando a organização da Copa Sacramento. 

Avaliando o karatê sacramentano, afirmou: “O karatê de Sacramento não precisa de nada, temos uma Secretaria de Esportes que é extremamente atuante, que acredita no trabalho dos técnicos, o secretário Djé, o prefeito ambos já foram ligados ao esporte e apóiam muito. O que o karatê de Sacramento precisa é treinar, os atletas precisam de treinamento”.

 

Diretor da Federação Paulista elogia o karatê da cidade

 

Ivan  da Rocha, Dedé, diretor financeiro da Federação Paulista de Karatê e árbitro internacional, foi convidado pela URS para participar do campeonato na cidade. Dedé elogiou o evento e o karatê da cidade. “Estive em Sacramento na década de 80, portanto há 30 anos. Sou amigo particular do grande atleta Paulo de Tarso Pereira, que defendeu por muitos anos o Estado de Minas e o  Brasil em eventos internacionais. Tive o prazer de lutar com ele em 1980, em Goiânia, portanto Sacramento tem tradição no Karatê.   Esse evento aqui hoje é de grande porte  e estou honrado por estar aqui”, reconheceu. 

Dedé iniciou no karatê aos 14 anos e teve uma grande projeção como atleta até os 35 anos. Defendeu São Paulo e foi campeão paulista duas vezes e campeão brasileiro. “Nunca representei o Brasil fora, mas tive muito boa atuação. Aos 35 anos parei de competir, mas continuei no esporte. Dos 35 anos aos 50 passei arbitrar. Hoje, aos 53 anos atuo na política do karatê,  como diretor da Federação Paulista e fico aí lembrando a minha trajetória no esporte como dirigente”, revelou.  

 

Vereador uberabense elogia evento na cidade

 

Presente também na Copa de Sacramento, o vereador Carlos Alberto de Godoy, de Uberaba, mais conhecido por Prof. Godoy, deixou uma palavra de elogio à cidade. “Sacramento está dando um passo importante ao motivar e apoiar o karatê, porque o humano em qualquer lugar, fala em duas linguagens: a da música e a do esporte e, o karatê, com toda a sua filosofia oriental é uma ferramenta  de educação, integração, relacionamento e um modo de fazer amigos. Parabéns, Sacramento”. 

 

Kung Fu da URS brilha em BH

 

Os atletas do Kung Fu da URS deram mais um show no Campeonato Mineiro, nos dias 9 e 10 no Ginásio Isaura Santos Barreiro, em Belo Horizonte. Os sacramentanos trouxeram 20 troféus  de ouro,  2 cinturões do Boxe Chinês,  16 medalhas de segundo lugar e 7 medalhas de terceiro. 

Confira os atletas premiados: Daniel Mota, Luiz Augusto, Yago Gomes Alves, Mateus Meireles Sarmento, Luis Roberto da Cunha, Jose Humberto da Cunha, Núbia Januario Ferreira , Prof. Fabiano, Profª. Silvania, Fabiana Tamiê Washington Wilker, Douglas Campos, Karen Tiago, Prof. Milton,  Juarez Mota Ferreira, Reginaldo Limiro Gomide, Silas Henrique , Willian Benedito, Tatiane Zago, Lourena Cristina. 

 

Copinha de Férias

 

Tempo de férias é sinônimo de muito esporte e, para isso a meninada do Futsal infantil masculino já está em campo, desde a sexta-feira, 15. As equipes BR Veículos, Montana FC, Proerd e Uninter. A partir da segunda feira, 18, estarão em  campo a partir das 14h00,  as equipes Barcelona Braz, Diabos Vermelhos, Etelianos, Skina/WBM e Uninter. E, às 19h00, as meninas do Futsal adulto, distribuídas em três equipes, As Intrusas, Bola na Rede e Padrão Madeiras, iniciam também a sua copa. 

Amadorão “Zico Mateus”
União, AABB e 100% Cohab levaram a melhor no jogo de ida das quartas de finais, no domingo, 10.  Marianos x 13 de Maio terminaram no 2x2. 
No próximo domingo, 18, serão realizados os  jogos de volta. 
Confira os resultados do jogo de ida: 
União 4 x 3 Tesoura do Ouro 1
Tesoura de Ouro 2 x 4 AABB
100% Cohab 2 x 0 Vila dos Anjos