O Clube Sacramentano de Xadrez e Damas – CSXD, realizou no domingo, 27, o II Torneio de Xadrez Solidário no Lar São Vicente de Paulo. O objetivo é levar as pessoas a conviver com os velhinhos do lar, propiciando-lhes momentos de lazer e ajudar também a entidade. A taxa de inscrição foi paga com um pacote de fraldas geriátricas descartáveis.
E foi uma festa completa, inclusive com irmã Elizabete da Silva Marinho, representando a diretoria e funcionários do Lar e participando da cerimônia de entrega das medalhas aos vencedores: Lesly Viviane Montúfar Barros, que mostrou a força do enxadrismo feminino e ficou no topo da classificação geral; José Belisário Pereira, que conquistou uma vaga para a semifinal do campeonato e Júlia dos Santos Cardoso, que classificou-se para a final do feminino.
Outra atração na tarde solidária, foi o Shogi ou Xadrez Japonês, um jogo mais complexo que o xadrez comum, que utiliza um tabuleiro de 9 x 9 casas e 20 peças de cada lado. As peças capturadas do oponente podem ser reutilizadas no tabuleiro. E quem esteve participando das jogadas, ninguém menos que Osao Nakamura, atleta japonês, que fez a partida demonstrativa.
A arbitragem ficou por conta de Gilberto Antônio Cardoso e José Belisário, presidente do CSXD, que encerrou o evento emocionando-se ao recitar uma poesia de sua autoria.