Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Copa 2014 - Desafios e Oportunidades Regionais

Edição n° 1279 - 14 Outubro 2011

 “Copa 2014 - Desafios e Oportunidades Regionais” é o tema do seminário, que acontece no Parque Náutico de Jaguara nos dias 8 e 9 de novembro com a participação de consultores e especialistas do Senac, Sebrae e da Secretaria da Copa de Minas, objetivando discutir na região, as oportunidades que a Copa pode trazer. 

No primeiro dia, a abordagem a partir das 14h00, será sobre os desafios e oportunidades que a Copa trará para a região. No segundo dia, 9, a partir das 9,00 horas, em Mesa Redonda, sob a coordenação do Senac, terá início a elaboração do Projeto Regional Integrado, que objetiva o levantamento das necessidades da região, para a  busca conjunta de soluções. 

O Parque Náutico de Jaguara é  um dos locais pré-selecionados para Centro de Treinamento de Seleções – CTS, na Copa de 2014, daí a importância do seminário, conforme justifica o empresário, Ivan Sebastião Barbosa Afonso. “As ações relacionadas com a Copa 2014 estão acontecendo  em velocidade significativa e isto nos leva a nos organizarmos rapidamente, se desejamos participar efetivamente”. 

Segundo o empresário, a região obteve a pré-seleção para Centro de Treinamento de Seleções nas cidades de Ribeirão Preto, Uberlândia e Araxá. São candidatas também, Uberaba, Patos de Minas, Poços de Caldas, Franca e  nós.  

Ivan considera que esta fase se caracteriza como um momento de integração. “A proximidade geográfica desses destinos e a característica da Copa, que trará turistas que viajarão constantemente por toda a região, não ficando hospedados em um único lugar, nos aponta para um trabalho de integração. Cada cidade disputa a  seleção que deseja hospedar, mas algumas ações são de responsabilidade e de proveito de todos. A desunião, apenas enfraquece. Por outro lado, se passarmos a desenvolver ações coordenadas, desde Ribeirão Preto até Patos de Minas, de Uberlândia até Poços de Caldas, certamente, teremos  efetiva presença e, poderemos alcançar os nossos objetivos, com maior facilidade”, justifica. 

De acordo ainda com Ivan, a tendência é de que  a Copa ocorra fundamentalmente nos grandes centros, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, por isso a região precisa se unir  para trazer as seleções para o interior do país. “Nós precisamos conseguir desconcentrá-la,   trazendo-a para a região, que se situa no coração do Sudeste e, juntos, faremos isto com maior facilidade. Se para cá vier, duas seleções por exemplo,independentemente de onde se hospedarem,  traremos milhares de turistas estrangeiros e nacionais,   centenas de jornalistas que divulgarão os nossos destinos diariamente, pelos meios de comunicação do mundo. E, o mais importante,  virão oportunidades de negócios. Temos demandas comuns, que interessam a todos, como a roteirização turística, a capacitação da mão de obra, a melhoria da infra estrutura, a mobilização dos empresários, dentre outras, que se forem demandadas de forma coletiva, serão viabilizadas com maior facilidade”, pondera. 

Participam do Seminário os expositores Hegler Guimarães, Consultou do Senac; Ludmila Kal, Secretária da Copa do Mundo; Monica Alencar Castro, coordenadora do Sebrae/MG e Maurício Marques, Consultor Esportivo Internacional. A presidência da mesa estará a cargo de Jeová Moreira da Costa, prefeito da cidade de Araxá.