Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Audiência Pública debaterá pesca esportiva no rio Grande

Edição n° 1274 - 09 Setembro 2011

A Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por indicação de seu presidente, deputado Tenente Lúcio, realizará, no Parque Náutico de Jaguara,  no dia 13 de setembro, a partir das 9:00 horas, uma audiência pública, para debater a Pesca Esportiva, a Pesca Amadora e a Piscicultura, nos lagos do rio Grande. O evento  terá o apoio do prefeito Wesley De Santi de Melo, que,  quando vereador, apresentou o projeto de lei, que se transformou na Lei de Pesca de Sacramento.

Segundo os organizadores, várias presenças já estão confirmadas. Entre elas, a do secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus; deputados Tenente Lúcio e Adelmo Leão, entre outros;  prefeitos e vereadores das cidades vizinhas. Está sendo aguardada a confirmação do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira,  que foi  convidado pelo  deputado Adelmo Leão, durante viagem a  Brasília.  

Ainda, de acordo com os organizadores, estão sendo convidados diversos especialistas nacionais, destacando-se entre eles, o Prof. Alexandre Godinho da UFMG, o Prof. Ângelo Agostin, da Universidade de Maringá - PR, e Domingo Fernandez, da Itaipu Binacional.

Para o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, a presença do secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus, permitirá que seja reivindicada a implantação de programa turístico para incentivo e promoção da pesca esportiva nos lagos de Minas. “O Parque Náutico de Jaguara pleiteará os estudos necessários para a elaboração do Parque Aquícola nos lagos do rio Grande, com o objetivo de estabelecer a destinação dos  diversos usos dos Reservatórios, destacando-se áreas destinada ao turismo, à  navegação, às diversas modalidades de pesca e aquelas onde haverá permissão para a instalação de tanques de piscicultura”, informou.

 Disse mais o empresário que, diante da grande concentração de praticantes da pesca esportiva na região, “espera-se que a audiência pública seja substanciosa, no seu caráter político e técnico e  possa permitir que se inicie o turismo da pesca esportiva, tão expressivo em renda e emprego,  nos lagos que banham os nossos municípios”.