Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Academia Atlântica participa da 'Maior aula de natação do mundo'

Edição n° 1262 - 17 Junho 2011

 

Na terça-feira, 14, cerca de 60 crianças até 14 anos lotaram a piscina da Academia Atlântica, às 12h00, para participar do “The World´s Largest Swimming Lesson”, (A maior aula de natação do mundo).  Naquele mesmo horário, milhares de crianças em todo o mundo, de acordo com o fuso horário, se uniram na busca de um novo recorde mundial para a maior aula de natação do mundo e, simultaneamente, entraram nas piscinas de academias e clubes que aderiram ao projeto. O objetivo é a  conscientização  para reduzir o alto índice de mortes por afogamentos nessa faixa etária. 

Pais e familiares foram prestigiar os baixinhos que adoraram a experiência e saíram da academia levando o diploma e a medalha personalizados da participação na aula, que teve a duração de 45 minutos, com o tempo cronometrado: 12h – introdução; 12h02min, segurança; 12h12min, entrada na água; 12h17m, respiração; 12h25, flutuação; 12h35, locomoção, habilidades básicas e crawl e 12h45, encerramento, seguido da premiação. 

A Profa. Ihana Junqueira Bezerra, que comandou toda a aula, apoiada pelos demais professores, manifestou sua emoção ao participar do evento. “É muita alegria por ver a adesão dos pais e das crianças. Foi uma felicidade muito grande vê-los aqui. Essa aula começou no ano passado, promovida por uma academia dos Estados Unidos com a participação de cerca de 4 mil atletas. Este ano a aula foi dada em 700 locais espalhados pelo mundo, sendo 11 do Brasil e apenas quatro em Minas Gerais. E a Academia Atlântica é um deles. Quando nos inscrevemos, achei que não fosse dar certo pelo horário, 12h00, mas fomos em frente e está aí o resultado”, explica e acrescenta: “Essa aula mundial visa  a conscientização, porque o índice de mortalidade infantil  por afogamento é muito alto em todo o mundo. O  Brasil tem um dos maiores  índices.  Essa aula tem o intuito de diminuir esse índice através de noções básicas, inclusive de salvamento”, justifica. 

 

A Maior Aula de Natação do Mundo busca recorde e conscientização

 

O evento “The World´s Largest Swimming Lesson” surgiu em 2010, nos Estados Unidos, como resultado da reunião das principais entidades de segurança aquática e treinamento americanas, com o objetivo de intensificar a luta contra afogamentos de crianças. 

Na primeira edição do WLSL o recorde, homologado pelo Guiness Book of Records, foi estabelecido com 3.971 participantes em cinco países de três continentes. Para este ano, o número inscritos e a previsão de participantes foi multiplicado sete vezes, garantindo  sucesso absoluto. Foram mais de 700 locais de  20 países em cinco continentes com mais de  30  mil  crianças e adultos envolvidos.

A participação brasileira foi  coordenada pelo Instituto de Natação Infantil – INATI, que vê no evento a oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o grave problema  de afogamentos de crianças em todo o mundo e, em especial, no Brasil. Hoje, o afogamento é a segunda causa de morte acidental para crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

O WLSL do dia 14,  teve o Parque Aquático Disney´s Tiphoon Lagoon, em Orlando, como quartel general e conta com dois embaixadores: Janet Evans e Rowdy Gaines, medalhistas olímpicos, que se engajaram na causa da prevenção do afogamento infantil desde o primeiro momento e tem ajudado muito o processo de conscientização da sociedade através de sua atuação em vídeos e materiais promocionais do evento.