Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atlético e Areão - Os Campeões dos 200 anos

Edição nº 1713 - 7 de Fevereiro de 2020

O Ginásio Marquezinho foi palco de uma grande festa esportiva, na última sexta-feira 31, com  a presença de um público, há tempos não visto. Arquibancadas cheias, muita torcida e muita comemoração. Pudera! Foram seis jogos a partir das 17h com atletas dando um show de bola, tanto que os campeões do Sub-11,  Sub-15, e do Regional Masculino só foram decididos nos pênaaltis.

Outra inovação do Copão, além do Feminino Regional foi a introdução do Troféu Fair Play (veja box), que foi para  as equipes da Associação Esportiva Macro, de Araxá. (Feminino); Cantinho do Arroz (Municipal) e Bonde dos Sem/Bar do ET (Regional).

 

Areão Futsal é campeão do Copão Cidade

O Areão Futsal sagrou-se campeão invicto do Copão Cidade, após vencer o 100% Cohab por 3x1. Comandada pelo técnico Alex Hamilton, o Areão Futsal disputou o campeonato com Douglas Michael, Matheus Eduardo, José Allan, Douglas Eurípedes, Eduardo Cury, Patrick Rosa, Adriano Batista, Renan Carlos, Leandro de Paula, Dione Vinícius, Saulo Feliciano, Leomar de Paula e Jonathan Robert.  Além do troféu de campeão, a equipe levou mais dois, o de melhor defesa com José Alan  (9 gols) e artilheiro com Patrick Rosa, com 14 gols e empatado com o atleta Arthur Pavanelli, da equipe Sipeg Engenharia. 

100% Cohab conquistou o título de vice-campeão com os atletas, Matheus Ferreira, Carlos Adriano, Afrânio Marques, Pedro Henrique, Leonardo Tavares, Fernando Oliveira, Clarkson Leandro, Marciano Ferraz, Diogo Cassiano, Rangel Luís, Richard Gabriel, Noan de Paula, Janiel Marques e Pedro Antônio, comandados pelo treinador Staylor Oliveira e o auxiliar Ramon Carlos.  O atleta Clarkson Leandro foi premiado com revelação. 

 

 

Atlético/Pirâmide é campeão do Regional Masculino

O Clube Atlético Sacramentano sagrou-se campeão invicto do Copão de Férias Regional depois de uma disputa final muito acirrada contra a equipe WR/Funel Uberaba, terminando o tempo regulamentar em 2x2. Na disputa dos pênaltis, Atlético levou a melhor, 2x0. 

Foram campeões pelo Atlético/Pirâmide, os atletas Warley Alves, Luís Guilherme, José Cassimiro Neto, Manoel Augusto, José Elias, Matheus Donizeti, Helber Henrique, Paulo Henrique, Victor Gustavo, Valdeir Júnior, Igor Eduardo e Luiz Henrique, comandado pelo técnico Fabiano Rodrigues, presidente do CAS, auxiliando por Milton Melo Júnior. Atlético/Pirâmide conquistou ainda os troféus de atleta revelação para Luís Guilherme e melhor defesa com Mateus Donizete (14 gols).

 

WR Bolsas/Funel Uberaba, comandada pelo técnico sacramentano, Walter Gomide e o auxiliar Reginaldo Gomide, levou o título de vice-campeã com os atletas: Adriano Severino, Alex Vilas Boas, Romário Damaceno, Ricardo Redondo, Luan Carlos, Raphael Ciabotti, Brayan Vilas Boas, Roberto Caetano, Flavio Resende, Diego Assis, Lucas André, Alan Fernando, Henrique Aurélio e Sinomário Oliveira.  O atleta da equipe, Adriano Severino, foi o artilheiro do Copão Regional com dez gols. 

 

O melhor de todos os Copões

COPÃO SUB-11

Pirâmide Supermercado é o campeão da modalidade, que conquistou o título ao vencer o Dente de Leite nos pênaltis por 2x1, depois do empate em 2x2 no tempo regulamentar. 

O Pirâmide foi campeão com os atletas: Luiz Otávio Rezende, Juliano Júnior, Luiz Guilherme, Felipe Borges, Luiz Otávio Oliveira, Caio Araújo, Kauan Cruvinel, Keven Silva, Emanuel Santana e Kauan Pietro, comandados pelo treinador Leonardo Alberto e o auxiliar  Juscelino André.  Além do troféu de campeão, Pirâmide teve o atleta revelação, com premiação para Luiz Otávio e a melhor defesa, com Kauan Pietro (12 gols). 

O vice-campeão Dente de Leite, comandado pelo técnico José Wilker jogou com  Rodolfo Zandonaide, Rafael Manfredi, Antonio Palhares, Kayque Gabriel, João Miguel, Lorenzo Zandonaide, Antonio Tosi, Rafael Cassiano, Luiz Ricardo, Juan Lopes, Iago Gabriel, Mateus Costa, Mateus Mião e Henry. E teve o atleta Lorenzo Zandonaide premiado artilheiro com 19 gols. 

 

COPÃO SUB-13

A Escolinha do Poli sagrou-se campeã com uma goleada contra o Dente de Leite, 8x1 e conquistou também o troféu de artilheiro com Lucas Moura, o maior goleador geral da história do Copão, com 46 gols. 

A equipe campeã, comandada pelo técnico José Ari e o auxiliar Bruno Lima, jogou com o seguinte elenco: Pedro Vinícius, Cauã Soares, Lucas Eduardo, Ryan Carlos, Matheus Henrique, Carlos Eduardo, Klarkson Santana, Cleiton Silva, Danilo Augusto, Felipe Vieira, Fernando Camilo, Lucas Moura, Gustavo Nogueira, Anderson Eduardo e Luiz Otávio. São também da Escolinha do Poli, o atleta revelação, Felipe Vieira e melhor defesa, com Matheus Henrique (18 gols). 

O vice-campeão Dente de Leite  disputou  o campeonato com os atletas: Rodolfo Zandonaide, Lorenzo Zandonaide, Luiz Ricardo, Lucas Henrique, Kaik Pinhal, Gustavo, Ítalo Kassabian, Juan Lopes, Diogo Silva, Miguel Domenegueti, Kauã Gonçalves, Carlos Eduardo, Rafael Mateus, Luiz Demartini e Otávio Ribeiro, comandados pelo técnico José Wilker e o auxiliar Marcelo Palhares.  

 

COPÃO SUB-15

AFS é o campeão. Mas só pôde correr para o abraço depois de 29 gol. Haja coração!   Os dois primeiros gol saíram no tempo regular: AFS 1x1 Atlético; e na decisão dos pênaltis foram marcados mais 27 gols. Final: AFS 14 x 13 Atlético. 

O AFS, que fez também o artilheiro: Pedro Henrique (13 gols), jogou com Mateus Augusto, Lucas Moura, Pedro Henrique, Kayque Ribeiro, Felipe Ferreira, Thiago Roberto, Fernando Camilo, Bruno Henrique, Jorge Augusto, Felipe Matheus, Lucas Melo e Kauã André, comandados pelo treinador Leonardo Alberto e o auxiliar Vitor Senna. 

Sob o comando do treinador Staylor Oliveira e o auxiliar Richard Gabriel, o Clube Atlético Sacramentano  jogou com Anderson dos Reis, Ian Pablo, Pedro Correia Neto, Júlio César, Marco Henrique, Miguel Bizinoto, Tiago Rezende, Luiz Felipe, Alyson Vinícius e Jepherson Tayllor. O Atlético conquistou também os troféus  de atleta revelação com  Júlio César e melhor defesa com Anderson dos Reis (15 gols).


COPÃO REGIONAL FEMININO 

Pirâmide/Narguile & Cia sagrou-se o campeão do Copão Regional Feminino ao vencer Rifaina por 6x4, num jogaço, na avaliação de quem acompanhou a partida. A equipe, dirigida pelo treinador Manoel Augusto,  disputou o campeonato com as atletas Priscilla Pereira, Ana Carolina Izidoro, Letícia Silva, Luciana Gonçalves, Talita Silva, Taini Ferreira, Talita Fernanda, Lorena Vitória, Thalita Mendonça, Fernanda Maria, Fernanda Bittencourt, Jaqueline Teodoro e Juliana Coutto. Conquistou também os troféus com a atleta revelação, Juliana Coutto, e melhor defesa com Fernanda Maria (9 gols).

A vice campeã, Rifaina, do treinador José Wilker, jogou com Angélica Izabel, Jéssica Aparecida, Natany de Oliveira, Ana Carolina de Aguiar, Itahanny Gabrielly, Bruna Xavier, Carla Roberta, Gabriele Pereira, Taila Helen, Júlia de Oliveira, Gilmara Gabriele, Karla Patrícia, Keila Lauane e Ana Clara. A equipe levou também o troféu de artilheira com a atleta Carla Roberta com 13 gols.

Fair Play⃰, traduzido literalmente do inglês para o português como jogo justo, é uma filosofia vinculada à ética no meio esportivo.  Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: "Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta". A campanha passou a ser  adotada na Copa do Mundo da Fifa em  1986, após o famoso gol de mão (La Mano de Dios) de Maradona, pelas quartas de finais contra a Inglaterra que perdeu por 2x1. Mas a FIFA já entregava o troféu  de Fair Play desde 1978 à equipe com menos faltas na  Copa do Mundo.
Técnicos elogiam equipes e o Copão de Férias
O Copão de Férias que reuniu 59 equipes e cerca de 700 atletas terminou com saldo positivo em todos os aspectos, sem nenhuma agressão, nada que pudesse denegrir o campeonato.   Das 59 equipes participantes, houve um único WO, que resultou na eliminação de Ituverava, ou seja, a   participação das equipes, seja na presença   e na postura em quadra, demonstra que o evento valeu a pena. 
Atentos, trocando ideias com os auxiliares, pedindo tempos, gritando, substituindo atletas... após os jogos, os técnicos, gentilmente, conversaram com o ET e fizeram todos uma avaliação positiva da pelo desempenho das equipes que, meritoriamente, disputaram a final, e também do Copão. Veja a opinião de cada um.
* Manuel Augusto Pires não cabia em si de emoção com a conquista do título com a equipe feminina. “Foi difícil no começo. Saímos perdendo, viramos e levamos a melhor.  Graças a Deus nosso elenco é muito unido, entrou com garra e vontade. E vamos continuar investindo na equipe feminina que tem muito futuro”, afirmou, avaliando positivamente o Copão. “Muito bem organizado, valorizou todas as categorias e espero que possamos continuar contribuindo para o crescimento do esporte na cidade”.
* Alex Hamilton, técnico do Areão, atribui todo o mérito à equipe, ressaltando o coletivo com a principal qualidade do time. “Montamos a equipe para sermos campeões e graças a Deus conseguimos o objetivo. Foram oito jogos, 56 gols a favor, 9 contra, temos o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado. Portanto, acredito que desempenhamos bem o nossos papel e o pessoal do Areão está muito orgulhoso com a equipe”. 
De acordo com Hamilton, a equipe conta com muitos jogadores titulares, acostumados a disputar campeonatos regionais, que abriram mão de ganhar dinheiro para disputar o Copão Cidade. “E foi muita união, não há vaidade, a gente tirava um, colocava outro, marcava treino estava todo mundo, então o coletivo prevaleceu”. Hamilton garantiu que a equipe será mantida para disputar o Copão de Inverno e a ideia é guardar o prêmio em dinheiro que o time recebeu para despesas futuras.
* Fabiano Rezende Rodrigues, presidente do Clube Atlético Sacramentano e técnico da equipe de futsal era só alegria. “A equipe de Uberaba é uma das mais técnicas que passou por aqui. Posicionando-se muito bem em quadra, sabíamos que seria uma final difícil. Tivemos alguns erros de marcação, tomamos gols, mas graças a Deus revertemos e estamos com o oitavo título no futsal', afirma elogiando o novo formato do Copão. “Essa modalidade com o Copão Cidade e Copão Regional resgatou as séries A e B.  Foi um Copão muito bem disputado”.
  
 * Walter Gomide, técnico do Funel Uberaba destaca que sua equipe teve mais volume de jogo, mas reconhece que o goleiro adversário estava mais inspirado. “Estão de parabéns, foi um jogo limpo, não teve nada que desabonasse a qualidade do jogo. A gente lamenta ter perdido, ainda mais nos pênaltis,  mas fazer o quê? Perdemos, mas mostramos muita qualidade, vontade de jogar, mas não deu. Agora é nos prepararmos melhor para o próximo”.
 

 ‘Não houve um incidente sequer. Isso é o que vale no esporte 
* O secretário Marcio Luiz de Freitas, o Marzola era uma alegria só na avalição final. “Estou muito feliz, porque a nossa proposta do Copão Regional foi muito feliz, porque trouxe o que há de melhor no futsal da região. E hoje, acredito que batemos todos os recordes no Marquezinho, que foi o dia em que ficou mais lotado na sua história. E isso, nos 200 anos da cidade vai ficar para a história”, comemora, falando da premiação de R$ 10 mil do Sicoob, como um grande incentivo para o esporte. “Traz mais equipes, mais jovens da cidade e de fora para participar, o que enriquece muito o esporte”. Marzola finalizou elogiando a disciplina que imperou dentro de quadra e do ginásio como um todo. “Não houve um incidente sequer. Isso é o que vale no esporte”. 
E uma boa notícia para as mulheres que queiram jogar futsal. De acordo com Marzola, o técnico Fernando Oliveira abrirá um horário de treino de futsal no Marquezinho e, às terças-feiras, treino de futebol soçaite no campo do Maria Rosa. 
Findo o Copão, as atividades esportivas já estão sendo retomadas e Marzola conclama aos pais que encaminhem seus filhos. “Temos um leque de atividades para todas as idades, todos os dias e até no final de semana.  Aqui no Marquezinho estamos de portas abertas para informações e inscrições”.
 * O prefeito Wesley De Santi de Melo, falando ao ET no final do Copão, se disse surpreso com o grande público e feliz com o que viu. “Marzola vem inovando o esporte na cidade a cada ano e se superou neste Copão com tantas modalidades. Essa parceria com o Sicoob foi uma iniciativa muito boa, a quem agradecemos e parabenizamos, porque trouxe um incentivo a mais para os atletas. 
Sentimos que o esporte está dando um bom resultado, os jogos estão muito disciplinados, o nível das equipes melhorou muito. E agora temos que dar continuidade nos treinos e nas oportunidades a todos os atletas da cidade, em todas as modalidades oferecidas pela Prefeitura e em todas as faixas etárias”, avaliou.
 O prefeito parabenizou o secretário Marzola e toda a equipe da Secretaria de Esportes, incluindo um agradecimento especial aos atletas que participaram, da cidade e de outras cidades,  pois enriqueceram sobremaneira o Copão de Férias de Sacramento. O resultado foi fantástico, prova disso é ver o Marquezinho tão lotado. Estão todos de parabéns”, cumprimentou.