Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Marianos e STC ‘A’ disputam final FFM

Edição nº 1182 - 04 Dezembro 2009

As equipes do Marianos e STC ‘A’ disputam, neste sábado, às 17h30, no Sacramento Tênis Clube, a final do Torneio de Veteranos 'Fenelon Fernandes de Matos'. O último jogo entre as duas equipes, que terminou empatado em dois gols, foi uma pancadaria só. A decisão, segundo o coordenador do Torneio, Antônio Clarete Scalon – Polaco, deverá ser um jogo emocionante, bem disputado e sem violência. Os últimos resultados: STC A 06 X 02 Varejão Primos; União 03 X 04 Conquista

 

Copinha de Futsal

 

Continuam super animadas as Copinhas de Futsal e Vôlei, promovidas pela secretaria de Esportes. Na Copinha de Futsal, no Marquezinho, a equipe do Barcelona, com 6 pontos, lidera a competição, seguida da Churupita, com 4 e, em 3º lugar, seis equipes disputam a classificação, Minas, LDU, Uninte, Afonso Pena, S. Geraldo e Real, todas com 3 pontos ganhos cada uma; em 4º lugar, a Unidos do Areião; em 5º, sem marcar ponto ainda, BGM e Padaria Sacramentana.


Gilberto faz 5 x 0 no Campeonato de Xadrez

 

O enxadrista Gilberto Cardoso derrotou por nocaute o seu oponente, José Belisário Pereira, na 5ª partida do Campeonato de Xadrez de Sacramento, edição 2009, depois de 3 horas e 48 minutos de jogo, sendo 120 minutos usados por Belisário e 108 por Gilberto. A partida realizada no Marquezinho, no tabuleiro gigante, foi filmada TV Integração (Rede Globo) e teve lanças emocionantes e tiradas também engraçadas, que divertiu o público presente. Veja o resumo da partida:

No lance 21, Gilberto oferece um Peão envenenado, que ao ser aceito, fez José perder um Bispo. Na jogada 26, José sacrifica um Cavalo realizando um fortíssimo ataque, mas o Rei preto consegue safar-se graças a eliminação das Damas. Várias simplificações da complexa equação enxadrística são realizadas chegando-se ao lance 64 com as peças  brancas tendo o Rei e apenas um peão e as pretas com Rei, dois peões e 2 cavalos. 

Os torcedores riram várias vezes quando os oponentes esqueciam de acionar o relógio, e foi por isso que o tempo de José Belisário acabou, perdendo por nocaute antes de realizar seu 65º lance. 

Com o placar a seu favor em 5x0, Gilberto Cardoso precisa de apenas um empate, em uma das cinco partidas restantes, para ser o campeão sacramentano de xadrez. Em evento simultâneo, o enxadrista, Ezequiel de Mendonça, enfrentou vários tabuleiros ao mesmo tempo e ganhou medalha por ficar invicto. 

Frases Gilberto fala baixinho para Ezequiel: “O Zezinho esqueceu de acionar o relógio. Vou esperar o tempo dele acabar.” 

José Belisário Pereira: “Sou o famoso jogador de uma torre só” 

“Já bobiei demais, né?” ; “Era inevitável esta troca porque não protegi o Rei; “Não virou... Não virou... Não virou nada! Fazer o quê”. Papai Noel, que alegrou o evento e prometeu estar no CSXD dia 13 de dezembro, competindo no 5° Relâmpago de Xadrez Ezequiel de Mendonça. 

 

Capoeira 

 

Mestre Japa levou seu grupo de capoeira, Berimbahia, até o SESC de Uberaba, no último domingo, 29, para participar do Festival de Capoeira e Troca de Cordas, organizado pelo Grupo Renascer Capoeira, dos mestres, Tio Renato, formado Grilo, e a supervisão geral do Mestre Roque.

 

Copão de Futsal Veteranos

 

Começou nessa terça-feira, 2, a Copa de Futsal Veteranos – edição 2009. Organizada pela secretaria de Esportes, a partir das 20h00, no Ginásio Marquezinho, a copa tem a participação de sete equipes: Chave A – 100% Cohab, AABB, Celismar Pinturas e São Geraldo; Chave B – Kuka Freska/Caçamba Dias, Oja de Variedades Oba-Oba e Vila Nova/Capri. 

Pelo regulamento, as equipes jogam entre si em turno único nas respectivas chaves. Os dois primeiros classificados de cada chave fazem a semi-final, 1º x 2º da chave oposta, fazendo a final dos dois vencedores. Havendo empate no tempo normal, prorrogação total de 10 minutos e, percistindo o empate, cobrança de pênaltis. Veja os primeiros resultados: Oba Oba 0 x 8 Kuka Freska/C.Dias; S. Geraldo 2 x 15 AABB; Celismar Pinturas 0 x 1 100% Cohab; Vila Nova 6 x 5 Oba Oba

Próximos jogos:

Dia 7: Kuka Fresca/C. Dias x Vila Nova; 100% Cohab x S. Geraldo

Dia 10: AABB x 100% Cohab; Celismar x S. Geraldo

Dia 11: AABB x Celismar