Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1180 - 20 de Novembro de 2009

Secretário diz que avaliação do JES foi altamente positiva

Reunindo técnicos e professores de Educação Física no Ginásio Marquezinho, dia 16 último, o secretário de Esportes, Prof. André Afonso de Souza – Djé, coordenou o trabalho de avaliação dos Jogos Escolares de Sacramento de 2009, que envolveu cerca de 3 mil alunos do município. “A avaliação foi altamente positiva, porque ficou estampado no semblante das crianças e dos adolescentes a felicidade em estar participando desse grande evento onde foi envolvente à todas as categorias, modalidades e escolas”, disse o secretário.

Elogiando o trabalho dos profissionais envolvidos, em especial dos professores de Educação Física, Djé reconheceu que “os professores, principalmente os de educação física foram envolvidos e trabalharam de uma forma eficaz”. 

Para o secretário, os JES serviram também como forma de incentivo à prática contínua do esporte. “A partir desses jogos a tendência agora é que os alunos busquem a prática desses esportes, para que no próximo ano possam representar sua respectivas escolas da melhor forma possível”.

Disse mais que o professores apresentaram também sugestões de mofidicar alguns pontos negativos dos jogos. “Mas no geral, o elogio aconteceu por unanimidade, esse é um projeto ousado, mas que demanda muito trabalho e empenho, o importante foi que não aconteceu nenhum imprevisto maior que atrapalhasse o bom andamento do jogos. Para a próxima edição, quem ceder o W.O. poderá sofrer punição para uma melhor organização do evento.

 

CSXD no 11º Zumbi dos Palmares 

O Clube Sacramentano de Xadrez e Dama participa em Uberaba esta semana, do projeto 'Xeque Mate: a Semana do Xadrez', que começa com festividades programadas desde ontem, 19 de novembro, o Dia Mundial do Xadrez – e se extendem até o dia 28, caracterizando uma bela promoção da Liga Uberabense de Xadrez (LUX).

Nesta sexta, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado municipal em Uberaba, enxadristas de Araxá, Monte Carmelo, Nova Ponte, Paulínea, Sacramento, Uberaba e Uberlândia começam a disputa do 11º Torneio de Xadrez 'Zumbi dos Palmares'. O grande líder nacional será homenageado na Praça do Xadrez, a Carlos Gomes, a partir das 14h30. De fato, o legado heróico que Zumbi dos Palmares deixou para nós é reconhecido pela LUX, desde sua fundação, há 30 anos.

Estão em Uberaba os atletas, Gilberto Cardoso (23-08-1968), José Belisário Pereira (30-06-1968), Júlia dos Santos Cardoso (04-09-2000), Maikon Palhares Ferreira (05-05-2000) , Warlon Lyncon Nascimento Rosa. 

 

Gilberto faz 3 x 0 no Torneio de Xadrez

 

A 3ª partida teve 40 lances com o tempo total de 149 minutos, sendo 72 usados por Gilberto Cardoso e 77 por José Belisário Pereira. No lance 18, José ganhou qualidade (trocou Bispo por Torre), obrigando seu oponente pensar por longos 17 minutos para realizar a jogada de número 19. Gilberto consegue a igualdade no lance 21 e prepara um Xeque-mate com 1 Bispo e dois Cavalos, mas José consegue uma bela defesa. O final se transpõe com Torre e Cavalo de José contra dois Bispos, Cavalo e três Peões de Gilberto. Gilberto ganha mais um ponto e faz 3x0. A 4a partida, realizada dia 17, Gilberto amplia a diferença para 4 x 0. O poeta Belisário contentou-se em rimar a derrota com seus versos:  “(...) Depois, fiz outro lance ingênuo / E minha situação veio a se complicar / Por isso, a saída mais decente / Foi esta partida abandonar...’’

A 5ª partida ocorrerá no Poliesportivo Marquesinho no próximo dia 29, às 13:00 hs, com o Xadrez Gigante. Entrada franca e quem quiser contribuir com dois reais participará do sorteio de tabuleiros. 

 

Karatecas sacramentanos participam da Copa dos Campeões 

O professor Alexandre da Costa Guissoni e outros atletas estarão neste final de semana, 21 e 22, em Uberlândia (MG), disputando a Copa dos Campeões, no Ginásio Poliesportivo Roosevelt. Segundo Guissoni, que vai atuar como árbitro, vários atletas da cidade estarão competindo em todas as categorias, nas modalidades, katá e kumitê / masculino e feminino.  A grande novidade da copa é que a Academia campeã receberá premiação em dinheiro.