Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1181 - 27 de Novembro de 2009

Torneio Fenelon Fernandes de Matos

O que se viu na tarde do último sábado no Sacramento Tênis Clube, no desenrolar da partida entre Marianos e STC 'A', foi um espetáculo vergonhoso, na opinião do público que assistia ao jogo. E o pior, com a conivência de um regulamento que não pune as equipes por conta de atletas que transformaram o campo num ringue de box. Os atletas, sim,  segundo o coordenador do Torneio, Antônio Clarete Scalon – Polaco, foram expulsos e eliminados do torneio, mas o regulamento não pune as equipes, que podem substituir os agressores. Ele prometeu corrigir essa falha no próximo ano.

Veja os últimos resultados: 

STC-A 04 X 03 Conquista

V. Primos 01 X 05 Marianos 

STC-B 00 X 04 União

STC-B 00 X 02 Conquista

V. Pimo's 01 X 02 União

STC-A 02 X 02 Marianos

Jogam neste final desemana: STC-A X V. Primos; União X Conquista; E.C. Marianos X STC-B.

 

Marianos fecha temporada com amistosos

As categorias de base do Esporte Clube Marianos viajam neste final de semana até Uberaba para enfrentar, em partidas amistosas, as equipes do Jóquei Clube. Segundo Belchior de Oliveira – Chó, coordenador de esportes daquele clube, três equipes estarão representando a cidade e fazendo a festa esportiva para o encerramento da temporada, que só reinicia no próximo ano. Informou também Chó que, nos próximos dias, alguns atletas por ele treinados estarão na vizinha cidade de Araxá participando de uma “peneirada”. Os atletas selecionados serão encaminhados ao Jundiaí, clube que participa da primeira divisão do Estado de São Paulo. Garante o coordenador que, pelo menos dois atletas têm convocação garantida.

 

Começam as copinhas de Vôlei e Futsal

Começaram esta semana as Copinhas de Vôlei Feminino e Futsal Masculino e Feminino, respectivamente, nos ginásios Marquezinho e Mario Eugênio, no Rosário. Promovidas pela secretaria de Esportes, as copinhas têm como objetivo incentivar a prática esportiva nas modalidades e registrar a culminância do trabalho anual das escolinhas. 

Na Copinha de Vôlei, cinco equipes participam da competição, todos jogando entre si, em partidas de três sets e 15 pontos cada um. 

Mais disputada, 14 equipes, divididas em três chaves, A, B e C, participam da Copinha de Futsal. As equipes jogarão entre si, em turno simples, dentro de suas respectivas chaves, classificando-se as duas equipes primeiras colocadas em cada chave, mais dois dos terceiros colocados por índice técnico, para disputarem das quartas de Final, para a categoria feminina, as inscrições ainda encontram-se abertas.

Conheça as equipes:

Chave A - Afonso Pena; Barcelona/Center Point; BGM; Padaria Sacramentana; Uninter/Cohab 

Chave B - Real Street; São Geraldo; Vila Nova

Chave C - Xurupita Joga Bonito, LDU, Unidos do Areião/WBM, Xurupita F. C. Cajuru

Todos os jogos serão no Ginásio Poliesportivo Marquezinho, obedecendo a seguinte tabela, com categorias e horários.

 

Capoeira

O mestre Japa e o instrutor Fumaça participaram do 15º Festival de Capoeira, realizado dia 22 último, em Cristais Paulista (SP). Sob a coordenação do Mestre Elias, do Grupo Nosso Senhor do Bonfim, o evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esporte "Antonio Alves Branquinho”. Marcaram presença vários mestres, contra-mestre, mestrando, professores, instrutores e estagiário representando os grupos de diferentes cidades.

 

Xadrez

O enxadrista, Gilberto Cardoso, do Clube Sacramentano de Xadrez e Damas, conquistou o 7º lugar na classificação geral, no 2º Memorial de Xadrez Ângela Maria Mendes Pereira, realizado em Uberaba, no último final de semana. Considerado um dos torneios de mais elevado nível do estado, estavam presentes enxadristas de Araxá, Belo Horizonte, Paulinea, Sacramento, Uberaba e Uberlândia. Júlia dos Santos Cardoso, Maikon Palhares Ferreira e Victor Henrique Ribeiro Silva participaram para ganhar experiência e serem futuros Campeões. 

Warlon Lyncon Nascimento Rosa, após ficar oito meses sem treinar, volta ao esporte da inteligência e consegue classificar-se para a semi-final, pelo fato de que vários atletas já tinham conquistado suas vagas em etapas anteriores.

O CSXD convida o público em geral para assistir à 5ª partida do Campeonato Sacramentano de Xadrez de 2009. Os enxadristas Gilberto Cardoso e José Belisário Pereira utilizarão o Xadrez Gigante, na quadra do Ginásio de Esportes Marquezinho, a partir das 13h00, com entrada franca.

 

URS brilha no Karatê em Uberlândia

Foram  três medalhas de ouro e duas de prata o saldo conquistado pelos atletas de Karatê da União Recreativa Sacramentana – URS, na Copa dos Campeões de Karatê, realizada no Ginásio Poliesportivo Roosevelt, em Uberlândia, no último final de semana. Joice Félix foi campeã no Kumite (luta) e vice-campeã no Katá (forma) na categoria juvenil feminino. Andréia Feranda, campeã no Katá e no Kumite, no adulto feminino e, na categoria open absoluta, Andréia mais uma vez brilhou trazendo o título de vice-campeã.

A copa que reuniu campeões de quatro estados, foi um sucesso, disse o Prof. Alexandre Guissoni, técnico da equipe sacramentanta, que também atuou como árbitro.

 

Carmen Steffens conquista o estadual Infanto Juvenil e Bethania é eleita melhor técnica

Depois de brilhar nas quadras mineiras, conquistando vários títulos estaduais pela URS, Catiguá e Praia de Uberlândia, além de dois títulos brasileiros por Minas, a Profa. Maria Bethania Silva Melo levou o seu time, Carmen Steffens, de Franca, ao título de Campeão Paulista Juvenil de Vôlei, recebendo ainda da Federação Paulista de Voleibol, o título de Melhor Técnica da temporada. 

O título de campeão paulista foi conquistado  no último domingo, depois de uma quadrangular realizada em Américo Brasiliense. A equipe francana venceu Mogi Guaçu na sexta-feira por 3 sets a 0. No sábado venceu a equipe da casa, Américo Brasiliense por 3 sets a 0 e, no domingo, venceu a equipe de Piracicaba, também por 3 sets a 0, conquistando o título assim de forma invicta e sem perder nenhum set. 

A ponteira Angélica também de Franca foi eleita a melhor jogadora do campeonato.

Ao falar ao ET, Bethania mostrou a sua alegria pela conquista do título. “Eu fiquei muito feliz pela alegria das meninas na conquista do campeonato , tão importante na vida delas naquele momento, pois o resultado representou o esforço delas durante o ano e mostrando ainda que elas estão criando uma história muito bonita para o voleibol francano! Fico imensamente feliz também por ter formado novas atletas para o cenário nacional, pois duas delas vão integrar a seleçao brasileira infanto juvenil, seguindo os passos de Camila Brait e Glauciele que hoje são sucesso absoluto nas competições nacionais e mundiais.

Segundo Bethania, outras meninas se destacaram e estão recebendo convites para jogar a superliga e outras estão recebendo convites para jogar e estudar nos Estados Unidos, onde terão oportunidade de cursar lá uma faculdade. Muito chique, não é mesmo, como é o caso de Priscila, que jogou dois anos em Sacramento e, em janeiro, segue para a Califórnia”, disse.