Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1130 - 30 Novembro 2008

Marianos A é campeão do FFM

As duas equipes do Esporte Clube Marianos, 'A' e União,  conquistaram, respectivamente, o título de Campeão e vice, do 11º Torneio de Master Fenelon Fernandes de Mattos, promovido pelo STC, depois de empatarem em um gol, em jogo realizado na Praça de Esportes do STC, no último sábado, 22. Pela primeira vez na história do campeonato, a fortíssima equipe do STC 'A', não disputou o título. Mas o título foi justo, pois desde o início da competição, as equipes azuis do Alto da Estação, vieram realizando um ótimo campeonato e somando vitórias.

O curioso foi a transferência de alguns atletas de outras equipes, como do STC, anfitrião do torneio ,para o time adversário que se sagrou campeão. O atleta Marcão Pires, do Marianos, que há muito não comparecia às quadras, nesta edição jogou durante todo o Torneio, dando graças pela volta aos campos. Felicíssimo, contou com muito orgulho seu desenvolvimento esportivo que estava paralisado pelas circunstâncias do momento.

 

Outro atleta importante durante a competição foi o Goleiro Calibuda (Marianos A) que sofrera apenas cinco gols, recebendo a medalha de Goleiro Menos Vazado; Heldeir, melhor jogador (STC A); e Juninho, artilheiro (STC A). A equipe campeã utilizou em sua vitória os seguintes atletas: Calibuda, Malon, Aritana, Rosquinha, Jhow, Rocha, Marcos Pires, Freitas Motorzinho e Nélsom Marques

 

Equipes já se movimentam para o Copão de Férias

Abertas desde o dia 26, as inscrições para o Copão de Férias já motivam as equipes para colocarem em quadra o melhor plantel. As empresas aproveitam a badalação do evento para patrocinarem as agremiações, emprestando seus nomes. Segundo alguns diretores, algumas equipes já foram procuradas por dois patrocinadores diferentes.

Tanto cartolas como atletas e torcedores já falam em montar suas torcidas para agitar ainda mais a tradicional competição das férias de verão. “Pela movimentação e vontade de todos, há possibilidade de a competição aumentar ainda mais o número de participantes em relação ao ano anterior, ou pelo menos a conservação do mesmo número do ano passado, 22 equipes em cada uma das categorias, infantil e adultao. 

 

Segundo Marcelino Nica, o secretário de Esportes do município, o sistema de disputa permanece o mesmo dos anos anteriores, com a primeira fase classificatória e, posteriormente, por eliminação e classificação até a decisão para se conhecer o campeão.

 

Raul Almeida perde mais uma

Raul José Almeida perdeu a 8ª partida da série de dez, para Ezequiel de Mendonça, no Campeonato de Damas, realizado pelo Clube Sacramento de Xadrez e Damas. Já havia perdido a invencibilidade na última semana, em partida que durou apenas 29 minutos, sendo 21 usados por Ezequiel e 8 por Raul. Raul tinha 4,5 pontos  contra 2,5 de  Ezequiel. Restam apenas três partidas, no último dia 26, Raul perdeu a 8ª partida, fazendo valer o velho ditado latino: 'Dura lex, sed lex' (A lei é dura, mas é lei). Pelas regras definidas no início da competição, uso de celular é proibido e, apenas 16 minutos decorridos, o celular de Raul toca e o juiz dá a vitória a Ezequiel, que passa a 3,5 pontos. A próxima partida, das duas que restam, será disputada no início de dezembro. 

 

Xadrez nas Escolas 

 

Fazendo parte do programa '2º Tempo', que tem como objetivo, trabalhar atividades esportivas, didático-pedagógicas com alunos das escolas oficiais de Minas, em convênio com o governo estadual, as escolas estaduais de Cachoeira Dourada introduzem no seu currículo, a partir de fevereiro de 2009, o curso de Xadrez, para atender crianças de 07 a 12 anos (do 2º ao 7º ano do ensino fundamental). Segundo informações da secretária do município, Maria Aparecida de Souza Araújo, os professores monitores, devem estar cursando Educação Física ou Pedagogia. Para Gilberto Cardoso, do CSXD, o programa de implantação do xadrez, que ora vem crescendo nos espaços escolares, com certeza levará para Cachoeira Dourada futuros grandes campeões. 


AES terá eleições no dia 30

A Associação dos Estudantes de Sacramento – AES realiza eleições da nova diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal neste domingo, 30., no Pacheco´s Dance Bar, das 10 às 14h00.  

Apenas a chapa “Continuação pra valer”, encabeçada pelo atual presidente Romildo Leal Rodrigues (Facthus) concorre ás eleições. Compõem a chapa com Romildo os estudantes: Grazielle Alves (vice-presidente - UniAraxá), Guilherme Borges Rezende (tesoureiro - Uniube) Beatriz Inácio (secretária – UniAraxá). Conselho de Administração: Vânio José Caetano (Facthus), Rogério Rodrigues da Silveira (Unifran), Gerson Lopes Filho (Facthus), Megg Schiffini Silva Scalon (Facthus), Nayara de Oliveira Silva Neves (Facthus). Conselho Fiscal: Patrícia Magela Cruvinel (Unipac), Monalisa Caixeta de Melo (Uniube) e Poliana Santana Freitas (Uniube). 

Uma segunda chapa, encabeçada pelo universitário, Mário A. Martins, foi inscrita, porém indeferida, por dois motivos, segundo a AES: primeiro, pela inscrição fora do prazo legal, (30/10) e segundo, por inadimplente fazer parte da chapa, o que é proibido pelos estatutos.  Conforme cópia da ata, “o período de inscrições de chapas encerraria no dia 31/10, sexta-feira. Entretanto, como a AES funciona em local cedido pela prefeitura e, no dia 31 foi comemorado o Dia do Funcionalismo Público, não houve expediente. Mas a Associação fez circular um comunicado nos ônibus, informando que não haveria expediente, no dia 31 e que o prazo para a inscrição das chapas encerraria no dia 30/10.