Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Vamos continuar trabalhando pelo povo

Edição nº 1707 - 27 de Dezembro de 2019

Foi um ano bom. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, trabalhando com um orçamento enxuto, realizando o necessário, com reponsabilidade e respeito ao erário públic”, avaliou o prefeito Wesley De Santi de Melo ao fazer um balanço de seu governo em 2019. Afirmou que estar administrando a cidade no seu bicentenário foi também uma grande satisfação. “É uma satisfação imensa poder estar representando a história de um povo e a memória dos primeiros habitantes que aqui construíram uma cidade sob a égide do Santíssimo Sacramento e o patrocínio de Maria, uma cidade abençoada e habitada por um povo hospitaleiro”. Na entrevista, o prefeito abordou os diversos setores da administração, falou sobre momentos de alegria, tristeza, o relacionamento dos poderes constituídos e até se vai ou não disputar a eleição neste final de ano. Veja a entrevista. 

 

ET – Mais um ano de seu governo, prefeito Wesley. 2019 passa a ser o Ano Velho e 2020 o Ano Novo. Que avaliação o Sr faz deste ano, que passou como um raio, e como encara este ano em que Sacramento comemora o bicentenário de sua existência?

Prefeito Wesley - Enfrentamos algumas dificuldades, o que é normal. E trabalhamos em 2019 com um orçamento enxuto, realizando o necessário, e com reponsabilidade e respeito ao erário público. Tivemos várias obras em andamento e outras muitas finalizadas, como revitalizações dos prédios público, um dos muitos compromissos assumidos e concretizados. Muita coisa ainda será realizada, temos obras em andamento como a Praça de Esportes, Estação do Cipó, e várias outras revitalizações. O tempo cada  vez é mais curto, mas temos a convicção de que tudo será entregue na sua hora e momento. 

 

ET - Os 200 anos...

Prefeito - Em relação aos 200 anos de nossa Sacramento, as expectativas são as melhores. Continuamos com a programação idealizada pela Comissão Organizadora dos 200 Anos, trabalho de um grupo de voluntários, a quem sempre somos agradecidos, e que tem a participação e o apoio da Prefeitura na sua estrutura. Assim, fazer parte como administrador direto de nossa cidade é satisfação imensa, poder estar representando a história de um povo e a memória dos primeiros habitantes que aqui construíram uma cidade sob a égide do Santíssimo Sacramento e o patrocínio de Maria, uma cidade abençoada habitada por um povo muito hospitaleiro. 

 

ET - Expressando em números as metas alcançadas em 2020, que o Sr afirma ter sido um ano muito bom, que balanço pode ser feito nas principais secretarias?

Prefeito Wesley - Acredito que avançamos muito em todas as áreas no desenvolvimento da nossa cidade, desde o início da campanha eleitoral, o que a população mais reivindicava era uma melhoria no setor da Saúde e acho que aos poucos fomos fazendo nosso trabalho. Já foram investidos na Santa Casa, mais de R$ 4 milhões. E todas as tratativas cumpridas e sendo realizadas. O aumento de médicos para atender os pacientes sem precisar se locomover às cidades vizinhas, alguns projetos que merecem relevância, como o Fila Zero, que zerou o número de filas em relação a exames e cirurgias de média e alta complexidade. Realizamos quase 400 cirurgias de Cataratas. Entregamos 750 óculos à população, através do projeto Bandeira Científica, da USP. Realizamos vários Mutirões da Dengue, resultando em 2019 um índice mínimo de casos, em relação aos anos anteriores. Enfim, foram muitos benefícios à população, além da frota de 36 veículos novos, entre Ambulâncias, carros, vans e micro ônibus para atender a Secretaria de Saúde. Sabemos que ainda temos muito a fazer pela nossa cidade e pela área da saúde, mas acredito que esse é o caminho. Tivemos ainda várias UBS e prédios da Saúde Revitalizados, para garantir um ambiente mais limpo e agradável.

 

ET - Na Educação... 

Prefeito -  Tivemos um início de Governo marcado por dificuldades orçamentárias, por conta do atraso dos repasses Estadual e Federal. Atuamos sempre dentro da perspectiva de ampliar o acesso à educação ao mesmo tempo em que não nos esquecemos da qualidade. Assim, criamos um sistema de merenda escolar para as crianças com acompanhamento por nutricionistas. Uniformes escolares para todas crianças da Rede Municipal de Educação, além de desenvolvermos vários projetos direcionados aos Jovens, com círculos de palestras e mostras de projetos. Hoje atendemos 1.935 alunos na Rede Municipal, com ônibus urbano e rural, e uma qualidade de ensino excelente. Fator importante, também, foram as reformas, revitalizações e ampliações que fizemos em várias escolas, proporcionando uma melhoria geral na sua área física, com novas salas, banheiros, telhados, pintura, visando o conforto e bem estar de alunos e professores, garantindo, assim, um ensino de qualidade. Este ano vamos concluir as revitalizações nos demais prédios escolares. 

 

ET – Obras e serviços urbanos...

Prefeito - Sacramento viveu, desde o início de nosso governo, um eterno canteiro de Obras. Por onde passamos nas ruas, é perceptível nosso serviço nesse setor, prestado, diariamente, na manutenção das vias públicas da cidade e zona rural. Com o projeto Cidade Limpa, desenvolvemos serviços de sinalização com horizontal com pintura; varrição, limpeza e retirada de entulho dos logradouros, paisagismo na avenida e colocação de lixeiras coletivas. Manutenção e Construção de Pontes e Revitalização completa das nossas Quadras de Esporte, a maior parte executa pela nossa equipe de engenheiros e pedreiros, além de empresas terceirizadas que realizam obras de asfaltamento e recapeamento de ruas e avenidas. E vamos continuar dando toda infraestrutura que a cidade merece, e que não foram realizadas em administrações anteriores.

 

ET - Agricultura e pecuária ...

Prefeito - Muitas ações foram desenvolvidas nessa área tão importante da Agricultura e Pecuária, pois temos que valorizar esse setor diante de um município com quase 3 mil km² de área e quase 3 mil propriedades rurais. Sempre tivemos compromisso com o produtor rural. A Prefeitura está fazendo aquilo que já deveria ter sido feito há anos. Com o uso da tecnologia e a experiência de nossos agricultores está sendo possível atingir uma produção expressiva. E somada a um conjunto de ações, essa produção faz a riqueza de nosso município, merecendo portanto nossa atenção. Através de Emendas Parlamentares, já conseguimos muitos implementos agrícolas aos produtores rurais, como máquinas, tratores para utilização das associações dos produtores rurais do município. Temos que dar o devido reconhecimento e entender que esse retorno da indústria é devido ao processamento do que é produzido no setor primário. Para isso, tentamos melhorar o escoamento, dando mais estrutura na Zona Rural, com alargamento de estradas, cascalhamento, instalação de mata-burros, propiciando ao produtor rural melhores estradas para o escoamento de sua produção agrícola.

 

ET - O meio ambiente...

Prefeito - Prezamos pela conscientização do Meio Ambiente. Somos motivadores de ações que possibilitam o manejo com o Ambiente como um todo. Recentemente, tivemos uma ação importante do governo com relação ao Licenciamento Ambiental online, uma plataforma digital que possibilita ao produtor rural mais agilidade nas documentações. É bom frisar que cerca de 30% do montante de ICMS arrecadado, advém da zona rural, portanto, ações como essas garantem esse processo mais rápido. Temos uma visão vanguardista, fomos um dos primeiros municípios do Estado a conseguir esse feito e acreditamos que o Meio Ambiente de uma forma geral deve exercer essas atividades na preservação, conscientização e conservação das reservas e recursos naturais. 

 

ET - A Cooperativa de Reciclagem...

Prefeito – Então, estava desativada e voltou com força. Investimos nesse setor tão importante do cuidado com nossa 'Casa Comum', através da aquisição de implementos agrícolas para a Cooperativa de Reciclagem, evitando o contato do lixo com o solo; a captação dos resíduos provenientes dos produtores, com sua destinação final correta; ações dentro das Escolas visando a conscientização dos estudantes; formar Agentes Mirins, para assumirem a responsabilidade com o futuro do planeta... Enfim, são vários fatores de proteção ao Meio Ambiente e estaremos atentos aos meios e formas de exercer esse papel.

 

ET - Entre uma ação e outra, muitas vezes somos tomados pela dúvida. Quando a dúvida te assomou, prefeito, entre construir ou não uma obra? 

Prefeito - Ser chefe do Executivo, é uma responsabilidade grande, mas ao mesmo tempo muito motivadora, porque permite que a gente construa um projeto com participação popular envolvendo toda a cidade. Ouço muito a população e seus anseios. Por exemplo, durante a campanha, o povo clamou por Saúde e Segurança. Foram duas áreas que atuamos de frente. Os números mostram a diminuição da violência e furtos na cidade... A decisão pelas revitalizações foi tomada pela sua necessidade, não deixam dúvida sobre seu estado precário, pois foram construídas há 10, 20 anos atrás. E quando houver necessidade, sim, construiremos, porque acho que é a lei natural do progresso e desenvolvimento. Uma cidade cresce economicamente, sócio e culturalmente com essas alavancadas. Por isso nossas ações e projetos são estruturados a partir de um planejamento amplo sobre a cidade. 

 

ET - É melhor ser perfeito e atrasado ou bom e pontual?

Prefeito - Acredito que na Administração pública, existam momentos oportunos pra cada situação, porque, às vezes, nos esbarramos na burocracia e muita coisa não depende de nós, mas de recursos liberados pelo governo Federal ou Estadual. Por exemplo, o atraso nas obras do Trevo do Santo Antônio, na saída da cidade. Assim como os casos que exigem um tempo maior por conta da exigente burocracia, a exemplo dos pregões e licitações. Tudo traz um impacto e cria maior demanda por serviços prestados pela Prefeitura. Esses são alguns sintomas deste crescimento que estamos monitorando e acompanhando para evitar problemas atuais e futuros. No início do mandato, tivemos muitas dívidas que foram contraídas anteriormente. Mas aos poucos, com muito trabalho e planejamento, conseguimos melhorar a situação financeira da Prefeitura. Enfim, o bom mesmo seria ser perfeito e pontual.

 

ET -  O que mais o deixou feliz e entristecido neste ano de governo?

Prefeito - Existe na vida momentos que realmente nos alegram, no âmbito familiar e pessoal, por exemplo, por saber que estamos fazendo nossa parte, que estamos no caminho certo. Mas, em se tratando de política, por muitas vezes, somos pegos por surpresas maldosas e caluniosas. Inverdades que são plantadas de forma proposital e que se multiplicam sem fundamentos. A internet hoje é um meio de comunicação onde as pessoas têm total liberdade de expressão. Todas as críticas ali expostas pela oposição têm a finalidade de manchar minha reputação enquanto administrador. São inverdades que são ditas e isso me entristece, porque ser prefeito hoje não é fácil, especialmente por conta da atual situação que o governo enfrenta, em relação aos repasses municipais e seus atrasos...  Em relação a outras prefeituras, Sacramento, ainda, é um pouco mais privilegiada por conseguir feitos que poucas cidades do Estado fazem, em se tratando de obras e recursos. Porém, continuamos atentos, pois não podemos perder o controle das contas. Apesar de tudo isto, minha avaliação é que conquistamos avanços importantes. E espero continuar a fazer um bom trabalho pela nossa cidade.

 

ET - Voltando a essas postagens via internet, em especial este ano, como o Sr as tem respondido? 

Prefeito - Temos consciência de que todo trabalho desenvolvido gera críticas, sejam elas a favor ou contra. O trabalho está sendo feito, e está aí pra que todos possam ver. Mas, infelizmente, um grupo que é minoria, planta inverdades soltas na internet sem fundamento. Eu procuro, ser íntegro com a verdade, comunicando com a população quando houver necessidade, sobre os atos e responsáveis pelas execuções de Projetos. Mas quando vejo a falta de compromisso de pessoas aleatórias, que julgam ser os donos da verdade, simplesmente nos preservamos. Acho que não vale a pena uma resposta ou perdermos nosso tempo focando em atos tolos que são circulados na rede e, sim, quando realmente a população necessite uma resposta. Então, nos manifestamos.

 

ET - Como foi o relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, prefeito? O Sr encontrou muita resistência dos vereadores em relação aos projetos enviados à Câmara? 

Prefeito - Tenho plena convicção de que existe uma parceria entre o Legislativo e o Executivo, uma parceria pelo bem da nossa cidade. Claro que temos alguns projetos que são enviados e encontram uma certa dificuldade, tendo assim que avaliar e tomar as medidas cabíveis, conforme resolução da Câmara de Leis. Mas, na maioria das vezes, são projetos para a população. As reuniões da base de apoio e também da oposição, fortalecem a interlocução entre os dois poderes fundamentais da democracia. E eles possibilitaram a aprovação de Leis importantes para o desenvolvimento da cidade.

 

ET - Janeiro está aí. Quais são os projetos mais importantes de seu governo para 2020?

Prefeito - Continuar trabalhando pelo povo. Temos a incumbência de avaliar os projetos que nos são apresentados e desempenhá-los da melhor forma possível. Mas com certeza, iremos terminar todos os projetos já em andamento: dar continuidade às obras de revitalização dos prédios públicos; concluir e entregar para o povo grande obras como a nova Praça de Esportes que estamos construindo; a reforma, recuperação e revitalização completa da Estação do Cipó; conclusão da pista de caminhada; trocar a iluminação da cidade por lâmpadas de LED... entre outros tantos projetos. 

 

ET – Quais?

Prefeito - Vamos intensificar nosso trabalho em todas as secretarias. Por exemplo, o Esporte na cidade, que não abordamos na entrevista está fantástico. São mais de 1.500 crianças e adolescentes treinando as várias modalidades esportivas em todas nossas quadras e ginásios de esporte. Torneios, Campeonatos, Copões, prêmios e prêmios conquistados... Então, nosso trabalho vai continuar e intensificar, pois pretendemos entregar tudo que prometemos. Temos um grande trabalho pela frente. Esperamos que 2020 nosso Governo esteja atento em todas as áreas: na Saúde, prestando melhores cuidados e zelando pela qualidade de vida da população, zerando filas de atendimentos de exames e cirurgias. Na educação, investir nos cuidados com o ser humano. Na Segurança, diminuindo a violência e riscos à população, assim como nos demais setores. Enfim. Esperamos um 2020 cheio de vitórias e o mais importante, que as pessoas estejam felizes e satisfeitas.

 

ET - O Sr. É candidato à reeleição para mais um mandato?

Prefeito - Sempre que colocamos nosso nome para um cargo público, somos alvo de sugestões e as pessoas têm que discernir entre o correto e o errado de cada candidato. Estamos administrando a cidade com vários projetos em andamento e já se fala em uma eventual possibilidade de continuar a execução. Mas isso tem que ser amadurecido e deve acontecer naturalmente em conversa com os partidos e com o grupo político. Prefiro dar tempo ao tempo e esperar passar as festas de final de ano, passar o Carnaval para só depois começarmos, sim, a definir realmente de fato esses projetos políticos eleitorais para 2020. Enquanto isso, que todos nós tenhamos um Ano Novo muito feliz, com saúde, amor ao próximo e muitas realizações.