Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Raimundo, um sacramentano que faz a diferença em Uberlândia

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

O chefe de cozinha Raimundo Gonçalves de Andrade 53 é um sacramentano proprietário de dois restaurantes em Uberlândia, o Liro Chef e o Liro Point, duas amplas casas com capacidade para 600 pessoas, ambos na Av. Princesa Isabel, 1272/1275, Tabajara.

Sacramentano da gema, do alto da serra da Canastra, Raimundo nasceu no lar de José Gonçalves Neto (Sinhô) e de Rosalina Josefa Gonçalves, pais de outros cinco filhos: Maria (Édimo), Leir, Mozair (Analice), Romilda (Armando), Raimundo (Nilda) e, Antonio/Baguazinho (Luciana)  que continuam por aqui, a exceção de Raimundo, que há dez anos fixou-se em Uberlândia, depois de muitas andanças Brasil a fora e até no exterior, numa longa  trajetória de luta, trabalho, necessidades e de sucesso. 

 

Da Canastra para o mundão velho de Deus

Raimundo tinha dois anos, quando os pais, Seu Inhô Carroceiro e Rosalina decidiram deixar a zona rural e  se mudaram para Sacramento. “Eu era muito criança, uns dois anos, quando mudamos pra cidade e lá eu vivi até os 14 anos. Meus estudos foram muito poucos. Estudei na Escola Barão da Rifaina até os 10 anos, até o terceiro primário, depois ingressei na escola da vida.  

Ainda criança começou a trabalhar vendendo verduras, depois como servente de pedreiro, até que, aos 14 anos sai de Sacramento. “Aí começa minhas andanças por esse mundão de Deus, Uberaba, onde fiquei seis meses, Uberlândia, onde trabalhei dois anos e daqui para Santos, por mais dois anos. Segui pra São Paulo, onde morei pouco mais de um ano e fui para Cuiabá (MT), sempre trabalhando na construção civil, como e servente e pedreiro. Depois de dois anos no Mato Grosso, fui para Porto Velho (RO), onde conheci a cozinha”. 

 

A experiência na Arcon

Como bem diz, o destino estava a seu favor. Um dia conheceu a Arcon e passou a trabalhar nos restaurantes da rede, a quem é reconhecido. “A Arcon que me ajudou muito, mas muito mesmo, com ela  trabalhei 17 anos  dentro de uma cozinha, uma lição para toda a vida. Com eles tive também a oportunidade de ir para fora do Brasil, Miami, onde permaneci dois anos, em Flory Delray, até que em 2006, retornei  ao Brasil e, no ano seguinte, abri o Liro Chef Restaurante (https://www.lirochef.com.br/), um agradável centro de degustação e pratos da cozinha brasileira e internacional, com destaque para o aclamado buffet de massas. E logo veio o Liro Point Bar e Restaurante, com serviços a critério do cliente, a la carte ou self service.

 Sempre com boas ideias na cabeça e integrado às exigências do mercado, Raimundo trouxe para o Liro Chef o serviço delivery (atende encomendas de pratos prontos -  ifood.com.br). “Um serviço que funciona muito bem. O ifood é um serviço que tem crescido muito. As pessoas ligam, escolhem a refeição e fazem o pedido que fica sob a responsabilidade de quatro atendentes e, imediatamente, os motoqueiros fazem as entregas”. 

Mais um filho sacramentano que lutou e venceu na vida. Raimundo é de fato um sacramentano vencedor. Aos sacramentanos que aportarem por aquela bela cidade, não deixem de conhecer e apreciar os pratos do Liro Chef e seu simpático proprietário, Raimundo da Canastra. E no delivery é só ligar, 3253-0972. E bom apetite! 


De servente de pedreiro a ajudante de cozinha...

 

Para Raimundo a cozinha chegou em sua vida como que traçada pelo destino. “Para mim, foi coisa do destino, porque quando cheguei a Porto Velho, tinha 21 anos e estava numa situação difícil, até para me alimentar. Eu passava muita necessidade, até que um dia conheci um rapaz que trabalhava num restaurante. Se condoendo de minha situação, me convidou pra trabalhar no restaurante. Quando eu entrei, fiquei muito impressionado com o que vi, me apaixonei por tudo o que acontecia no restaurante. Comecei ajudando na cozinha e vi que as coisas melhoraram... a partir daí, nunca mais saí do rabo do fogão, como se diz. Aos 23 anos deixei Roraima e voltei para Minas, para me fixar em Uberlândia, ainda como cozinheiro dos melhores restaurantes da cidade”.