Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sâmia Borges: A mais nova consultora de Turismo do SEBRAE/SP

Edição nº 1350 - 22 Fevereiro 2013

Sâmia Borges é mais uma sacramentana a brilhar lá fora. Depois de quase uma década trabalhando em Turismo, ocupando a pasta de Secretária em Sacramento e Delfinópolis e Técnica em Turismo, na Secretaria de Turismo de Uberaba, ela se aventura agora em 'carreira solo' junto ao Sebrae/SP, no cargo de Consultora em Turismo em Meios de Hospedagem e Agência de Viagens, em Guaratinguetá (SP),  no Vale do Paraíba, desde 7 de janeiro. 

Graduada em Turismo pela Universidade de Franca em dezembro de 2004, onde lecionou no Curso Técnico de Turismo; gestora da Associação do Circuito turístico dos Lagos; coordenadora da Câmara Técnica de Turismo do Parque Nacional da Serra da Canastra e pós-graduada em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de atividades em áreas naturais, pela Universidade Federal de Lavras; e em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba, sua experiência lhe valeu a aprovação no cobiçado concurso. 

Sua trajetória profissional começou ainda na puberdade. Tinha 11 anos quando começou a trabalhar na loja Tic Tac, de propriedade de duas irmãs que considera como mães, a própria, Cida Borges, e a tia Elenice, com quem foi criada. Aos 15 anos, foi aceita como estagiária na Caixa Econômicca Federal, onde permaneceu até sua maioridade. Nesse período, Sâmia era uma das brilhantes alunas da Escola Coronel. Dedicada, esforçada, engajada, participativa, artistas nata e talentosa. Some-se a isso, sua beleza ímpar e educação no trato com todos. Só podia chegar onde chegou. Veja a entrevista que concedeu ao ET.

 

ET – Cansou do poder público?

Sâmia - No ano passado, tomei uma decisão de que não iria mais trabalhar no Poder Público, a descontinuidade política me deixava muito chateada, pois de quatro em quatro anos, por mais que eu me considerasse uma boa profissional, eu tinha que iniciar um novo trabalho... Então decidi focar nos concursos, processos seletivos do Sebrae/SP e fui aprovada.

 

ET - Você saiu de duas experiências bem sucedidas no campo do Turismo. A primeira, em Sacramento e outra em Uberaba. Evidentemente que, pelo porte da cidade, Uberaba, lhe deu mais suporte, mais oportunidade. Mas Sacramento lhe deu mais prazer...

Sâmia - Com certeza, Sacramento! Na minha cidade, que tanto amo! Onde quero vê-la melhor, mais desenvolvida e acredito que a atividade turística, seja a alternativa mais viável para isso. Infelizmente, nos quatro anos de trabalho que eu desenvolvi, juntamente com outras pessoas muito especiais, seria impossível transformar uma realidade, como eu desejava, mas tenho certeza de que eu “plantei” várias sementes, como a Agência de Turismo Maritaca Turismo e a ASAA (Associação de Artesãos) exemplos de sucesso, que iniciaram e tiveram o apoio e parceria do Departamento de Turismo.

 

ET - Falando de experiência no Turismo, o que você fez de bom em Sacramento e Uberaba em termos de Projetos.

Sâmia - Em Sacramento, quando assumi o Departamento, não havia nenhuma política de Turismo e o trabalho se iniciou do básico. Fizemos dentro das limitações, da falta de confiabilidade dos empresários locais e de recurso financeiro, por parte do poder público, que prioriza sempre a saúde, educação e o social, várias ações que muito me orgulharam. 

 

ET- A principal, sem dúvida, que alavancou o setor foi a estruturação do Conselho?

Sâmia – Sem dúvida, a estruturação do Conselho Municipal de Turismo foi fundamental, pois sem ele, não iríamos receber o ICMS Turístico, recurso este, dado a municípios que investem em Turismo; elaboramos um novo material promocional da cidade com folder e DVD e mais comerciais, para a divulgação da cidade. Elaboramos também alguns projetos que foram executados, como a construção do Centro de Informações ao Turista, onde funcionou o Departamento de Turismo, atualmente transformado em uma loja da ASAA; instalação de sinalização turística vertical, no trecho de Sacramento ao Parque Nacional da Serra da Canastra, pois até então, poucos pessoas conheciam esse percurso para ter acesso à unidade de conservação; assim como elaboramos o projetos para a sinalização turística urbana, que, infelizmente não foi executado por falta de recursos, entre outros.

 

ET - Havia uma programação de atividades muito frequentes na Gruta dos Palhares...

Sâmia – Foi outro projeto também importante, a estruturação do Parque Municipal da Gruta dos Palhares, onde obtivemos um aumento de 60% do número de turistas à Gruta. Realizamos ali diversos eventos para a divulgação do município, assim como a Feira Nacional de Orquídea, Passeio Ciclístico para a Gruta, a Feira Regional de Artesanato, o Concurso Gastronômico Receitas de Vovó. Lembro também as campanhas de sensibilização em jornais, rádios e escolas, visando despertar a consciência da população local. E, para finalizar, as parcerias que deram bons frutos, com o Círculo Orquidófilo Sacramentano, responsável pela Exposição Nacional de Orquídeas; com a ASAA, que está cada vez mais reconhecida pela população local e turistas e com a Maritaca Turismo, exemplo de sucesso e persistência, reconhecida internacionalmente, sendo referência para o Estado. Muito me orgulha por ter se instalado no município quando eu estava à frente do Departamento, onde auxiliamos no que foi possível para facilitar a sua estruturação.

 

ET – Em Uberaba...

Sâmia - Uberaba possui três segmentos chaves no Turismo, o Religioso, através da figura de Chico Xavier; o Paleontológico, em Peirópolis e o principal deles, o Agronegócio, através das feiras agropecuárias da ABCZ, que realiza sete eventos que atraem milhares de Turistas. Só a EXPOZEBU, são 350 mil pessoas nos dez dias de feira. Por ser uma Técnica de Turismo, éramos responsáveis por montar toda a estrutura de apoio aos Turistas nesses eventos. Além de gerir, durante o ano, os 12 Convênios relacionados ao Turismo e celebrados com o Ministério do Turismo. Foi um trabalho prazeroso, mas estafante.

 

ET - A questão de trabalho junto a uma administração municipal nessa área do Turismo, embora seja promissora, você se sentiu tolhida em alguns projetos, por exemplo, pela falta de recurso ou por falta de vontade política do gestor?

Sâmia – Infelizmente, sim, em ambos os casos! Há algum tempo ouvi algo que eu jamais vou me esquecer: “Turismo não trás voto”! E isso demonstra a visão da maioria dos gestores públicos. As suas prioridades são nas áreas da saúde, educação e no social, como eu já disse acima. Eu creio que essas áreas são obrigatórias, porém as demais deveriam ser definidas como prioritárias, respeitando a vocação de cada município!

 

ET – Aproveitando sua experiência aqui e lá fora quais são as principais iniciativas que deveriam ser tomadas para incrementar nosso parque turístico?

Sâmia - Vou me ater apenas a dizer que o Turismo deve ser colocado dentre as prioridades da gestão municipal e que os empresários devem acreditar, mais, na potencialidade turística do município, pois são eles, que fazem o Turismo acontecer! 

 

ET - Por que essa opção de ir trabalhar tão longe? Que convite foi esse, assim, tão irresistível?

Sâmia – Na verdade, não foi um convite e sim, um objetivo de vida! Queria trabalhar no SEBRAE, sempre vi a instituição como fomentadora de Desenvolvimento, onde eu conseguiria realizar meus objetivos profissionais. E assim, pesquisando vagas, pecebi que as disponíveis em Turismo, só existiam no Estado de São Paulo. No ano passado, foquei por vários meses nos processos seletivos, realizando três deles, divididos em cinco fases. No terceiro, fui presenteada e assumi o cargo de Consultora em Turismo com foco em Agência de Viagem Receptiva, no dia 07 de Janeiro. Espero realizar um excelente trabalho, crescer dentro da instituição e, quem sabe, vir para mais perto de Sacramento daqui a alguns anos, porém o futuro só a Deus pertence.


ET - Participou de nosso Carnaval, gostou do que viu? Pode fazer uma avaliação?

Sâmia - Participei e gostei.  Avalio como muito bom. Parabéns à comissão organizadora.