Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento começa ano letivo com 5.307 alunos

Edição nº 1715 - 21 de Fevereiro de 2020

O ano letivo na cidade começou no último dia 10 de janeiro em todas as escolas, seja da rede estadual, municipal ou privada. O ET fez uma pesquisa com os diretores e chegou a um total de 5.307 estudantes, distribuídos em 13 escolas a partir do ensino fundamental, incluindo 212 crianças nos dois Centro de Educação Infantil (CEMEIs) da rede municipal. As escolas estaduais, com 3.042 alunos, atendem o maior contingente de estudantes, quase o dobro da rede municipal que começa o ano com 1.657 alunos matriculados na cidade e zona rural. As duas escolas particulares, Colégio Rousseau e Eurípedes Barsanulfo respondem por 608 alunos. Veja a seguir a matrícula de cada escola e as expectativas segundo os diretores. 

 

Rede Estadual de Ensino

EE Afonso Afonso Pena Jr 

A Afonso Afonso Pena Jr, ainda conhecida como 'Grupão', a mais tradicional escola da cidade, fundada em 1922 e prestes a festejar seu centenário, começou 2020 com uma matrícula de 537 alunos matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em dois turnos, matutino e vespertino. 

 Falando sobre as expectativas para 2020, a diretora Tânia Moreno, anunciou novidades. “Este primeiro período é marcado por diversas perspectivas, mudanças e novidades, travando momentos de reflexão, estabelecimento de metas e organização para o novo ciclo. Os professores, elaborando e articulando planejamentos e propostas para proporcionar momentos de acolhimento e interação, buscando metodologias que tornem esse momento ainda mais marcante e prazeroso”, disse, elogiando a participação das famílias junto à escola. 

“- As famílias em parceria com a escola são imprescindíveis, uma complementa a outra na preparação de uma base escolar sólida, alicerçando o processo. É fundamental que os pais ou responsáveis se empenhem no estabelecimento dessa relação comprometida e dedicada ao melhor desenvolvimento do aluno, assim ele poderá alcançar com êxito o desempenho de todas as suas habilidades, concretizando os vínculos e experiências propostas”. 

 

 

EE Cel José Afonso de Almeida

A Escola Coronel, outra escola tradicional, que completa agora em março 87 anos de existência tem 1.397 alunos matriculados para as séries finais de ensino fundamental (6º ao 9º ano), nos turnos matutino e vespertino, e ensino médio regular, diurno e noturno, distribuídos em 36 turmas, sendo seis delas nas escolas polo dos povoados de Jaguarinha e Quenta Sol. A escola tem ainda 61 alunos matriculados na Educação Integral (6º e 7º anos), totalizando assim 1.458 alunos.

   De acordo com o diretor Uriel Sólon Amarante Jr, as expectativas são muito boas. “Esperamos conseguir superar todos os desafios deste ano, pois sabemos da importância da educação de qualidade para o futuro de nossa nação, e Sacramento é ciente dessa responsabilidade. Portanto, firmamos nosso compromisso de trabalhar para a melhoria da educação em nossa escola e, consequentemente, do Estado. Para isso, em sintonia com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), nos comprometemos em participar do Programa Gestão pela Aprendizagem, ou seja, direcionaremos nossos esforços para garantir o direito à aprendizagem pelos alunos. Esse deve ser sempre o foco da Educação”.

 

EE Sinhana Borges 

O Sinhana's, assim denominado por muitos, é a segunda escola da rede estadual mais populosa. Conta este ano com 630 alunos matriculados no ensino fundamental (1º ao 9º ano) e na Educação Integral e Integrada para alunos do 6º e 7º anos. Para a diretora Naara Cristina Moreira Mota, a expectativa é de que 2020 seja um ano de muitas oportunidades.   

“- A Família Sinhana Borges espera que neste ano possamos encontrar uma excelente oportunidade para aperfeiçoar, replanejar, construir, desconstruir e refletir sobre as ações e procedimentos que já vinham dando certo e, também, inevitavelmente, avaliar, repensar e corrigir os rumos daquilo que não funcionou como desejávamos, oferecendo um ensino de qualidade e responsabilidade para nossos alunos. Para isso, esperamos contar com a presença e apoio das famílias para que juntos possamos chegar ao final do ano letivo com êxito em todas as nossas ações”.

 

EE Barão da Rifaina 

O Barão tem 417 alunos matriculados para as séries finais do ensino fundamental, Ensino Médio Tempo Integral, séries finais do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para a diretora Alice Jeronimo de Melo são muitas as expectativas. “Em 2020 estamos com a proposta educativa do Programa Ensino Médio em Tempo Integral que tem como objetivo a formação de jovens autônomos,  solidários e competentes, comprometidos e empreendedores de seus projetos de vida”.

De acordo com a diretora, a proposta educativa foi construída em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação  - ICE, que idealizou o modelo da Escola da Escolha, com carga horária estendida, das 7h às 16h. 

Devido a essas mudanças, Alice acena para grandes expectativas. “Principalmente pela implantação da 'Escola da Escolha', que é o Ensino Médio de Tempo Integral propedêutico.  Acreditamos que com o trabalho de equipe e a cooperação de toda a Comunidade Escolar e trabalhando com os quatro pilares da Educação, ou seja, levar o educando a aprender a ser, a conviver, a fazer é a conhecer, garantindo assim que eles tenham condições de concretizar seus projetos de vida”.

 

EE Escritora Carolina Maria de Jesus 

A Escola Carolina oferece o curso Integrado para os alunos egressos do 9º ano do fundamental, com a carga horária estendida, ou seja, 9 horas de duração. Como a matrícula ainda não está consolidada, a diretora Shirley Aparecida Tavares Magnabosco não revelou o número de alunos matriclados da escola para o ano 2020. Além do curso regular ou 'propedêutico', em preparação para o Enem e demais vestibulares, a escola oferece, concomitante, o ensino profissional com três opções de cursos: Alimentos, Química e Análises Clínicas. 

 

Modelo importado do Ceará

Esse modelo de Educação Integral, adotado há alguns anos no Ceará, está sendo copiado por vários estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais e, em Sacramento, a EE Carolina Maria de Jesus que, a partir deste ano, estende sua carga horária para nove horas, ministrando aulas para os alunos com duas grandes, uma regular e outra profissional.  A EE Barão da Rifaina também estendeu sua programação curricular, com carga horária de nove horas, no entanto, sem os cursos de formação profissional.

De acordo com a diretora da EE Jaime Alencar, de Fortaleza, Christiane Cruz, que há 11 anos convive com esse sistema, o formato adotado por uma unidade de Educação Profissional em Tempo Integral é o sonho de qualquer professor que acredita na juventude. 

“Tenho 26 anos como professora da rede pública. E, desde 2008, eu vejo o Governo do Ceará realizar o que é sonho de todo professor: um formato do desenho pedagógico de uma escola que converse com o mundo do trabalho, projeto de vida e carreira”, avaliou, acrescentando resultados alcançados pela escola.

“Dos mais de 300 alunos já formados pela escola, desde sua inauguração, em 2013, 51% estão hoje no Ensino Superior e 36%, no mercado de trabalho”, contabilizou a diretora, informando que a escola atualmente, mais de 500 alunos, e oferta cursos como Eletromecânica, Informática, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo e Desenho da Construção Civil.

A estudante Bianca Gurgel, de 17 anos, por exemplo, confirma o potencial da escola como agente ativo de transformação. Para ela, estar em uma Escola Profissional garante oportunidades que, “em outro lugar, não teria”. “Assim que eu sair daqui, eu vou ter um diferencial, que é o Curso Profissional de Áudio e Vídeo. E com isso, eu sei que vou estar à frente dos estudantes que saem somente com o Ensino Médio”, comparou. 

 

Rede Municipal de ensino e escolas particulares

A Rede Municipal de Educação atende 1.657 alunos, sendo 212 nos Centro de Educação Infantil (CEMEIs) Aparecida Cerchi Loyola e  Nildes Moreira Camilo. Os demais alunos da rede municipal, 1.445 alunos estão distribuído em sete escolas,  sendo duas de ensino fundamental séries iniciais (1º ao 5° ano), Escola Municipal Dr Djalma Afonso do Prado (Divisa) e EM Naná Kubitschek Soares (Jaguara), totalizando  105 alunos. E duas escolas de ensino fundamental do 1º ao 9° ano, EM Dona Maria Sant'Ana  (Quenta Sol) e EM  Cel. Júlio Borges (Jaguarinha), com  251 alunos. 

Na zona urbana, a rede municipal tem duas escolas de   ensino fundamental do 1º ao 5°ano, EM Professora Sílvia Vieira e EM Luiz Magnabosco, que atendem 830 alunos. Conta mais com uma escola de  Ensino fundamental II (6º ao 9º ano),   EM Dr João Cordeiro, com  219 alunos.  E mais o projeto EJA -  Educação de Jovens e Adultos em dois turnos: período noturno, na EM  Professora Silvia Vieira, com 40  alunos e o  EJA Prisional, período matutino, com número variável de alunos. 

Respondendo pela Rede Municipal de Educação interinamente, a secretária de Educação, Valdair Cândida Silva antevê grandes expectativas para 2020.  “Nosso propósito é de iniciar o ano com grandes expectativas, continuar oferecendo uma educação de qualidade em todos os aspectos,  pedagógico, psicológico, humano e nutricional para nossos alunos”.

 

As escolas particulares

A Escola Eurípedes Barsanulfo começou o ano letivo com 297 alunos da creche ao 5º ano do ensino fundamental I. Conforme a diretora Francine França Amui, o ano  2020 vai ser rico de experiências. “As expectativas são as melhores. Acreditamos no potencial de nossos educadores, elaboramos um projeto pedagógico muito rico, que temos certeza será gerador de muito interesse e grande aprendizagem dos nossos educandos”, afirmou, enaltecendo a participação dos pais como parceiros da escola. “Temos também pais parceiros o que é extremamente importante para juntos alcançarmos os objetivos propostos. Desejamos que o ano de 2020 seja de ricas experiências e crescimento a todos nós da Escola Eurípedes Barsanulfo”.

O Colégio Rousseau, que está completando 20 anos de fundação, conta com uma matrícula inicial de 311 alunos para  Educação Infantil (Pré-escola), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano matutino e vespertino) e  Ensino Médio matutino, conforme informação do diretor Elvani Oliveira Pavanelli, que também revelou novidades na escola, a abertura de um Cursinho nas áreas de exatas e redação. 

Apontando as expectativas para o ano que se inicia, o diretor Elvani afirmou que o colégio busca trazer os benefícios da tecnologia por meio da robótica, adotando cada vez mais a metodologia maker, em que o aluno é o centro do processo de ensino/aprendizagem. “Paralelamente, a fim de atender as exigências dos concursos universitários, aumentamos a grade curricular e carga horária e caminhamos para as transformações do novo ensino médio, valorizando a importância do suporte psicológico - uma das grandes demandas do século XXI- com aulas de inteligência emocional”, revelou, citando os quatro pilares que norteiam a instituição: “a parceria e valorização dos alunos, pais, professores e da própria escola”.