Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estudantes sacramentanos vão a final em concurso

Edição nº 1726 - 8 de Maio de 2020

Os estudantes sacramentanos, Cesar Augusto Mendes Branquinho 16, João Pedro dos Santos Correa, Leandra Rayssa Pinheiro e Carlos Alexandre Januário do Nascimento são  finalistas do concurso  Arduino, com o projeto de Automação Residencial 'Tech House'. 

Em entrevista ao ET, o coordenador do grupo, Cesar Mendes, explica como tomou conhecimento do concurso que encara como um desafio para o grupo. “O concurso foi divulgado no Instagran por Arduino Ceará, que o divulgou como se fosse uma competição para ser realizada durante a quarentena, pedindo que todos os interessados, utilizando uma placa Arduino (veja box), criassem um trabalho mostrando o que fizeram na quarentena. Esses trabalhos seriam julgados e os cinco melhores seriam selecionados para a final e, para nossa alegria, nosso projeto foi um deles. Estamos na final”, comemorou. 

De acordo com o estudante, o concurso é coordenado por três professores e uma designer, Isabela Freire, a única brasileira da coordenação, que trabalha na empresa, na Itália, foi quem escolheu o projeto Automação Residencial do grupo sacramentano. 

Tudo começou quando Cesar iniciou um projeto com seus colegas no início deste ano letivo, que seria o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do grupo no curso de Informática da EE Carolina Maria de Jesus. “No início, como era para o TCC, a ideia era criar algo voltado para o curso.  Como as aulas foram paralisadas, começamos a desenvolvê-lo no início de abril, primeiro criando uma maquete de uma residência, um protótipo  de uma casa automatizada (no linguajar popular, uma casa  controlada pelo celular), usando  a programação com a placa Arduino”, explica, destacando a orientação da professora-orientadora do TCC,  Michelle Maciel da Cruz. 

A ideia, segundo o estudante, que também cursa o ensino médio na EE Barão da Rifaina, surgiu na pesquisa feita para criar o projeto. “Encontramos o exemplo de um aluno de Engenharia de Informática da PUC. Com a ideia em mãos, fomos em busca de patrocinadores e iniciamos o projeto, que consiste na maquete de uma casa em isopor, com todos os cômodos unidos por palitos de picolé. A placa Arduino entra no comando de toda a residência, feita através de um telefone celular: abrimos as portas, acendemos as luzes, ligamos todos os eletrodomésticos e por aí vai”, sintetizou, informando que o projeto foi enviado no dia 18 de abril. 

“Enviamos o projeto no dia em que a empresa abriu para a publicação dos trabalhos. E nesse domingo 3, eu estava em casa assistindo à live dos professores e da Isabela Freire, eles começaram a divulgação dos projetos selecionados e haja coração! O nosso foi o último anunciado. Foi muita felicidade”, revelou, adiantando que o grupo já está pensando em aprimorar o projeto após o curso. 

 

Votação online

Para conquistar o primeiro lugar e receber como prêmio uma placa Arduino os concorrentes passam agora por um período de votação online, para isso, o grupo faz um apelo aos sacramentanos: “Peço que todos nos ajudem, votando no youtube, no canal Arduino Ceará, dando um like no vídeo”,  conclama a todos, em busca do prêmio pelo melhor projeto, uma  Arduino Micro Original, que será divulgado na live com o Arduino Oficial México,  no dia 16 de Maio.

 

O que é uma placa Arduino

Explicando de uma forma bem simples, Arduino é uma plaquinha para se fazer projetos de eletrônica de uma forma bem mais simples que os métodos anteriores. Mas essa plaquinha é circuito eletrônico com uma capacidade de processamento até que boa que nos permite fazer várias coisas muito legais sem muita complicação.

Antes do Arduino os projetos eram realizados soldando componente por componente, e depois criando módulo por módulo, cabo por cabo, isso exigia habilidade com ferro de solda, e atrasava o desenvolvimento e muitas vezes até inviabilizava devido a complexidade de alguns projetos.

Com o Arduino, a placa já vem pronta com todos os componentes, conectores e soquetes soldados, não precisa montar tudo do zero, então é só conectar as partes e partir para o projeto realmente, o problema passa a ser a solução do desenvolvimento da aplicação e não o problema para montagem do hardware básico.