Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estado antecipa início do recesso escolar

Edição nº 1720 - 27 de Março de 2020

Em meio à suspensão das aulas na rede estadual de ensino por causa da pandemia de coronavírus, o governo estadual decidiu antecipar o início do recesso (férias escolares) do mês de julho. Os 15 dias de recesso do meio do ano começaram a ser contados a partir da última segunda-feira 23 e prossegue até o dia 13 de abril. 

De acordo com as informações, da secretária estadual de Educação, Júlia Sant'Anna, durante os dias de recesso professores e técnicos estão trabalhando na construção do modelo pedagógico não presencial para ser utilizado na rede estadual, caso as medidas de isolamento para combater o coronavírus se estendam, mas reconhece  que se por um lado, a aprendizagem tem a tecnologia a seu favor, há  também que se ter a consciência das limitações geográficas e sociais em Minas Gerais. Por esse motivo, a Secretaria de Educação está empenhada em planejar distintas formas de distribuição e circulação de materiais pedagógicos, caso o calendário precise se estender para um período de atividades pedagógica não presenciais.   

 

Superintendente de ensino explica situação

De acordo com a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, a medida não significa que os alunos ficarão totalmente sem férias até o fim de 2020. “Quando voltarem as aulas, vamos analisar e reorganizar o calendário de forma equilibrada”, explica, destacando que, existem feriados prolongados e recessos no segundo semestre que podem ser utilizados para cumprir os dias exigidos no ano letivo, além de reposições que podem ser feitas aos sábados. 

“Isso pode permitir alguns dias para fazer uma parada. Agora, dentro da reorganização do calendário, pode acontecer de deixarmos para o fim de setembro, por exemplo. Dependendo da data que as aulas voltarem, julho ficaria muito perto para entrarmos em recesso novamente”.