Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

E surgem as aulas à distância

Edição nº 1729 - 29 de Maio de 2020

Como estão se virando as escolas para acompanhar o ritmo de ensino e aprendizagem dos alunos fora dos bancos escolares. Permanecem em frente aos computadores, celulares, TVs o tempo necessário e não mais do que o recomendado pela OMS. As avaliações escolares, antes sem poder usar livros de pesquisa, sem consultar internet, agora com tudo aberto e até uma possível 'cola' do irmão, do pai, mãe... Veja as respostas dos diretores das escolas Eurípedes Barsanulfo, Rousseau e Coronel.   O ET, através da cordial participação de diretores de escolas e empresários registrou as consequências dessa pandemia nesses segmentos. São dados históricos que vão passar às gerações futuras e servir, quem sabe, como uma lição. Agradecemos a participação de todos. 

 

O diretor Uriel Amarante, da EE Cel José Afonso de Almeida, em entrevista ao ET, disse que as aulas não presenciais, que começaram no dia 17 de maio, através dos meios de comunicação social via internet (e-mail, via aplicativo ou pelo WhatsApp e pela TV Minas), um percentual mínimo de alunos precisou de apostilas. 

“Em termos quantitativos temos 84 alunos que necessitaram de material impresso. Percentualmente, para o período matutino, 4% dos alunos terão acesso ao material impresso; para o vespertino, tem-se 9% e o noturno (zona rural incluso) 10% dos estudantes necessitaram das apostilas impressas”, anotou o diretor, ressaltando que “a maioria das famílias hoje em dia possui aparelhos celulares e acesso a internet”. Funcionando em três turnos, a escola tem uma matrícula total de. Funcionando em três turnos, a escola tem uma matrícula total de 1.361 alunos matriculados nos cursos Fundamental – EF (6º ao 9º ano); Ensino Médio Profissional e Escola Integral. 

Para a distribuição do material impresso (PET – Plano de Estudo Tutorado), Amarante informou que a escola encaminhou as apostilas para os alunos utilizando via postal ou através da retirada agendada na própria escola, adotando para isso todas as medidas de segurança recomendadas.

De acordo com o diretor, as apostilas foram construídas por ano de escolaridade. “Por exemplo, alunos dos sextos anos do EF receberam uma única apostila que contempla todas as disciplinas. Além disso, a organização interna para cada disciplina ocorre semana a semana, ou seja, conteúdo, orientações e atividades nas semanas 1, 2, 3 e 4. Para o Ensino Médio, temos uma diferenciação entre o diurno e o noturno. Há também material para o EM Profissional e Integral”, explicou.

Aos alunos com algum tipo de deficiência, a equipe pedagógica orientou os professores das disciplinas e o Professor de Apoio, para atender os casos através de atividades desenvolvidas e adaptadas apropriadamente para cada deficiência. “No caso especial de deficiência visual moderada, por exemplo, para que não haja um esforço visual na leitura das tarefas, quando o aluno/a utiliza a tela do celular, que tem tamanho reduzido, foi providenciada a cópia impressa”, ressaltou o diretor.

Por fim, Amarante falou sobre outras alternativas para acesso às aulas, através da Rede Minas, que chega à cidade só 

 

através de assinatura, além do sinal via internet com canal no YouTube. “É importante destacar que o aplicativo Conexão Escola também dá acesso a essas aulas onde a transmissão de dados, para aluno e professor é patrocinada pelo governo de Minas”.

 

Escola Eurípedes Barsanulfo 

Com 100% dos alunos com acesso à internet, através de computador ou celular, a Escola Eurípedes Barsanulfo não teve dificuldade para reiniciar as aulas utilizando o sistema online, a partir do dia 6 de abril. A informação é da diretora Francine França Amui (foto), justificando que já existiam os grupos de wattsapp de todas as salas o que facilita a comunicação entre escola e família. 

“Após esse levantamento foi elaborado um projeto especifico para cada faixa etária, atendendo às necessidades especificas de cada turma, e até mesmos as necessidades individuais. Semanalmente tem sido disponibilizado material impresso para aqueles que fizeram a opção de buscar o material na escola, e também online para que possam imprimir em casa, assim como kits com material didático, pedagógico para estimulação das crianças da educação infantil”, informou. 

A escola trabalhou também com vídeo aulas diárias aos alunos, com os professores permanecendo disponíveis para o atendimento individual no caso de dúvidas e até atendimento individual, através de vídeo chamadas. “Feitas as atividades, os pais fotografam ou gravam vídeos com as crianças realizando as atividades e, no dia marcado, devolvem para as correções”, explica a diretora, confirmando que o resultado está sendo excelente.

“- Temos tido excelente resultado o que muito nos alegra, pois, a aprendizagem não foi interrompida. As famílias tem se mostrado muito comprometidas, dedicadas, se adequando a essa nova e difícil realidade que estamos vivendo. Reconhecemos e parabenizamos o esforço que tem feito para minorar as dificuldades”.

Nesta semana (25 a 29), percebendo um início de cansaço por parte das crianças e também dos pais, a escola elaborou um novo projeto, 'De mãos dadas', voltadas para a saúde emocional das crianças, famílias e professores, o que rendeu à escola, segundo Francine, “muitos depoimentos dos pais agradecendo por esse momento”.

A diretora elogia também o trabalho dos professores, que “têm sido heróis nesse processo, vencendo desafios, e oferecendo aulas muito bem elaboradas diversificando no uso dos recursos tecnológicos. Eles tem dado show nas aulas e conseguindo manter a aprendizagem das crianças com aulas bem criativas.

O tempo de exposição de crianças e adolescentes em frente ao computador é uma preocupação que tem sido levada em conta por todas as escolas. Para evitar essa exposição exagerada até o retorno às aulas presenciais, a Escola Eurípedes Barsanulfo elaborou o projeto 'Bom dia pedagógico', que tem a orientação e supervisão de um profissional. 

“Às sextas-feiras, professores e pedagogos, em vídeo conferência, nos reunimos para estudar, e aprofundar em temas essenciais no processo aprendizagem, sob a orientação do médico psiquiatra infantil, Dr Caio Abujadi. Sabemos que nenhuma tecnologia substitui a sala de aula e o contato físico, mas felizmente temos conseguido bons resultados nessa metodologia de Educação à Distância”, avaliou a diretora Francine. 

 

Colégio Rousseau

O Colégio Rousseau, segundo informações do coordenador da escola e professor de Filosofia, Joaquim Oliveira, as medidas de quarentena e isolamento social foram tomadas logo que os decretos municipais suspenderam as aulas na cidade. 

“Foi escolhida a plataforma Google Sala de Aula e criadas as turmas de cada disciplina, sob a responsabilidade dos professores titulares. Para complementar a interatividade desejada foram adotados o Google Meet e o Hangouts. As aulas, realizadas de segunda a sexta, podem ser postadas pelos professores, quando gravadas anteriormente, ou transmitidas em tempo real. As atividades avaliativas são trabalhos, testes e provas bimestrais, realizadas com o auxílio do Blank Quiz, editor de formulários do Google Sala de Aula”, explicou o professor, ressaltando que não houve dificuldade para os alunos acompanhar os trabalhos, através da ajuda dos professores e de um especialista nas ferramentas, contratado para dar suporte aos educadores .

De acordo com o Prof. Joaquim, “cabe destaque ao esforço dos professores para, em curtíssimo espaço de tempo, se apropriarem das tecnologias escolhidas e aprenderem a produzir as suas aulas, com os mais variados recursos”.