Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sind-UTE conquista 1.000 nomeações e cobra um cronograma de mensal

Edição nº 1687 - 09 de agosto de 2019

Durante reunião com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, no último dia 6, a oitava já realizada com o governo Zema, em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informou que serão publicadas 1.000 nomeações de concursados.

 Na ocasião, foi cobrado um cronograma de nomeações mensais, de forma que seja garantida a continuidade do processo para a categoria.

Apesar da importante conquista, o concurso de 2014, que perderá validade já no mês de outubro, terá apenas 46 pessoas convocadas, ou seja, 13% do total de 353 ainda pendentes. As outras 954 vagas serão alocadas no edital referente a 2017. 

O Sindicato cobrou que todas as vagas divulgadas de 2014 sejam nomeadas. A coordenação do Sind-UTE ressaltou ainda ao secretário-adjunto de Estado de Educação, Edelves Luna, que as nomeações são necessárias e urgentes, mas, o número apresentado não dialoga com a necessidade da educação mineira.  Cerca de 150 mil trabalhadores em educação são contratos temporários. A direção do sindicato pediu agilidade na publicação das nomeações e a SEE/MG se comprometeu a acelerar os procedimentos até o final do mês de agosto.

13º de 2018 - Foi levada também para a mesa de negociação, a integralização do 13º salário de 2018, que ainda permanece parcelado. O Sindicato também cobrou, antecipadamente, a necessidade de o governo já apontar uma data para o pagamento do 13º de 2019.

Adveb - Sobre o pagamento Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), não houve avanços desde a apresentação da pauta nas reuniões anteriores. Em relação à incorporação do abono salarial ao Piso, referente à Lei 21.710/2015, a resposta foi condicionada à reunião que a SEE/MG terá com a Secretaria de Estado da Fazenda, no próximo dia 9/8/2019. O governo apresentou o impacto de R$19 milhões/mês para incorporação do abono e o Sind-UTE/MG solicitou acesso aos cálculos.

Lei 100 - Quanto aos servidores adoecidos da Lei 100, vinculados pela Lei Complementar 138/16, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) afirmou que só dará uma resposta quando a nota técnica, com o levantamento e análise da situação, for finalizada e encaminhada ao governador.

EJA – Número de vagas precisa ser maior!  Denúncias sobre a falta de vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual, foram levadas para a reunião. Um dos casos concretos apresentados foi da EE Juscelino Kubistchek de Oliveira, em Betim, que tem 120 solicitações de matrículas, mas a SEE/MG   autorizou apenas 40. A direção do Sindicato reforçou que é preciso atenção e cuidado com o perfil dos/as estudantes da EJA, levando-se em conta que são alunos e trabalhadores, e já tiveram o direito à educação negado. Nessa perspectiva, foram pontuados os prejuízos que a proposta de educação à distância trará a toda comunidade escolar. 

A Secretaria informou que a EJA à distância não está no direcionamento da pasta e que as vagas serão disponibilizadas de acordo com a demanda recebida pelas Superintendências Regionais de Ensino (SRE's).

 

A educação em Minas precisa ser valorizada 

O Sind-UTE/MG entende a educação como principal instrumento de combate às desigualdades no estado e no país. Nesse sentido, o governador Zema precisa valorizar e dialogar de maneira propositiva com a categoria. Apesar da conquista coletiva que o Sindicato teve com as 1.000 nomeações, a maioria dos trabalhadores em educação segue com vínculo precário, parcelamento de salários, encerramento de programas importantes para o fortalecimento do ensino, sem o Piso Salarial e outras tantas tipos de precarização. 

Na ocasião, a direção estadual ressaltou aos presentes que é necessária uma comunicação permanente, sendo essencial a realização de novas reuniões. Mas ao contrário do que foi reivindicado, a SEE/MG marcou a próxima reunião somente para o dia 8 de outubro.

 

Participaram da reunião,  na Cidade Administrativa, pelo Sind-UTE/MG, a coordenadora-geral, Denise Romano,  as diretoras estaduais, Feliciana Saldanha, Marilda de Abreu Araújo e Joeliza Vieira, técnicos dos departamentos Jurídico e do Dieese. Pela Secretaria de Estado da Educação,  o secretário-Adjunto, Edelves Luna e assessoria técnica.