Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Professora Eleusa Pontes denomina Ginásio de Esportes da Escola Coronel

Edição nº 1665 - 8 de Março de 2019

A saudosa professora de Educação Física, Eleusa Aparecida Pontes recebeu justa e meritória homenagem ao ter seu nome grafado no Ginásio de Esportes da EE Coronel José Afonso de Almeida, em solenidade realizada na escola, dia 1º último, com a presença da diretora Mônica Vieira Almeida, vice-diretores, professores, alunos e, representando a homenageada, sua irmã Edna Pontes acompanhada do marido, o vereador Luiz Devós.

Para a diretora Mônica Vieira Almeida, a manhã foi regada de bênçãos, saudosismo e muita gratidão. “Esta manhã pode ser resumida por uma palavra apenas: Gratidão”, disse, ressaltando que o sonho de uma quadra coberta nasceu com Eleusa nos anos 1970. “Um sonho que teve início na década de 70. (...) Dona Eleusa sonhava com uma quadra coberta que pudesse trazer mais conforto aos jovens e crianças.

 

A 'quase quadra'...

Numa bonita mensagem, Monica recorda com carinho a guerreira que foi Eleusa e sua trajetória na escola. “No local onde hoje temos nosso refeitório havia uma então 'quase quadra'. Quando digo 'quase' quadra é porque seu piso era um pouco rachado e dava origem a amontoados de grama, não havia cobertura e, à sua volta, uma tela já bem deformada. No seu entorno grama com partes de terra. A 'quase quadra' era vista como um ginásio esportivo ultra moderno, pelo carinho com que era vista por todos.  As aulas eram divididas por gênero e tanto os alunos como as alunas tinham uniformes próprios para a prática esportiva. 

Nos horários das meninas, o muro ficava cheio de rapazes que de longe apreciavam as jovens um pouco constrangidas. Em época de provas bimestrais vinha uma prova de fogo com 50 polichinelos, 50 abdominais e mais 50 cangurus, assim chamávamos os exercícios que fazíamos. 

Hoje recordo tudo isso com saudade, não tanto pelas aulas, mas especialmente pela grande guerreira, a Profa. Eleusa Aparecida Pontes, a nossa Dona Eleusa, com seu jeito firme, temperamento forte e coração irradiando bondade e alegria. 

O tempo passou e, aqui neste lugar foi construída uma nova quadra, ainda sem cobertura, isso há uns 20 anos atrás. E o sonho persistiu, na mente de muitos jovens e de muitos professores, até que em 2004, sob a direção do Prof. Walmor, o prefeito Dr. Biro conseguiu a quadra com o deputado Nárcio da Silveira. E fez o sonho se tornar realidade e aqui estamos nós, no ginásio de esportes da nossa Escola Coronel.

 E nós, em nossa pequenez, coube-nos apenas revitalizar este importante espaço, que só foi possível, porque vocês, queridos alunos, abraçaram a causa, trabalharam duro para adquirir as tintas e outros materiais usados aqui. Coube-nos também, singelamente, dar nome ao nosso sonho de muitos, e nada mais justo que colocar o nome dona Eleusa, que soube sonhar e tenho certeza que hoje, onde quer que esteja, vivência conosco esta manhã abençoada”.

Após a mensagem, Monica, convidou para o descerramento da placa a Profa. Edna Pontes, irmã de Eleusa, e seu marido, Luís Devós.  Finalizando, lembrou dos 86 anos da escola completos neste domingo (3/3).  “Uma trajetória pautada na dignidade e na esperança. Esperança, de dias melhores para todos que  conviveram e convivem. E assim, vamos compondo a nossa história e edificando os pilares desta querida e amada Escola Coronel. 

Após a homenagem alunos atletas deram um show de bola na quadra. 

 

 

Quem foi a Profa. Eleusa Pontes

Eleusa Aparecida Pontes cursou o Magistério na Escola Normal de Sacramento e iniciou com professora na fazenda  Santo Antônio no município de Conquista e  depois na fazenda Taquaral, mas abandonou a sala de aula e foi para Belo Horizonte, onde concluiu o curso superior de Educação Física,  no Instituto de Educação (MEC). De volta à Sacramento, em 01/03/1952,  foi nomeada professora de Educação Física no Grupo Escolar Afonso Pena Júnior, até a sua aposentadoria em 1978. 

Foi professora  na Escola Normal Municipal entre 1958 a 1966. No colégio Allan Kardec foi professora de Ciências, no curso Ginasial noturno e na Escola Coronel, foi professora titular da cadeira de Educação Física até sua aposentadoria em 1985, ocupando ainda, por vários anos, o cargo de vice-diretora e  com a diretora Araci Pavanelli fundou a fanfarra que foi grande sucesso na época com apresentações impecáveis na cidade dos desfiles locais e também apresentações nas cidades da região. 

 E cursos não lhe faltaram, foram diversos dentre eles, duas participações em  jornadas internacionais de Educação Física, uma no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte e cursos de atualização e aperfeiçoamento.

Solteira, após aposentar-se dedicou-se aos cuidados dos pais, Gumercindo de Paula Pontes e Nancy Gomide Pontes já idosos e dos sobrinhos, engajando-se nos trabalhos sociais da cidade, em especial nas obras espíritas, ao lado de Corina Novelino, Heigorina e Neoni Cunha. 

Eleusa será eternamente lembrada, pelas suas gerações de alunos como a professora de Educação Física da escola,  uma mulher que soube fazer a diferença.