Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ano letivo começa sem surpresas

Edição nº 1662 - 15 de Fevereiro de 2019

O ano letivo escolar, no que se refere a mudanças implantadas pelo novo governo, a exceção dos funcionários comissionados demitidos, muitos deles retornando aos cargos, começou sem surpresas. Na falta de uma secretária mineira, o governador Romeu Zema convidou uma carioca para o cargo,  Júlia Sant'Ana, que também não mostrou ainda a que veio. 

A Escola de Tempo Integral, que amplia para o dobro a jornada de estudos e atividades dos alunos, em Sacramento, funcionando nas escolas estaduais, Afonso Pena, Coronel José Afonso, ainda não foi autorizada. Sem creches suficientes para atender a demanda de crianças, pais lamentam a prorrogação do início do Tempo Integral, porque não têm onde deixar as crianças, enquanto estão no trabalho. 

Ouvida pelo ET, a inspetora escolar, Mariléa Abadia Alves Martins, tem boas expectativas em relação ao novo governo que assumiu o estado. “Embora a gente fique sempre meio ansiosa quando se muda o governo, aguardando por mudanças e que algo de 'novo' aconteça, desculpando o trocadilho, nossa expectativa é sempre positiva. Naturalmente, vivendo a crise que o estado passa, temos que ser um pouco pacientes em relação a colocar a casa em ordem, no que tange aos vencimentos em dia, sem parcelamento, o 13º já definido, não sendo bem o que esperávamos, recursos para as caixas escolares, Fundeb em dia e a volta do Tempo Integral o mais rápido possível. Então, tenho comigo que vamos, com certeza, ter dias melhores. Minha expectativa é muito boa” - ponderou. 

A Profa. Marilda Ribeiro, diretora da Superintendência Regional de Ensino, solicitada pelo ET para fazer uma avaliação sobre o início do ano letivo, até o encerramento da edição, não havia enviado sua resposta.  

Veja, a cima, a matrícula inicial das escolas e creches que funcionam no município de Sacramento, conforme dados da Inspetoria Estadual de Ensino. 

 

Escolas

Localização

Alunos

                    Escolas Estaduais

E.E. Dr. Afonso Pena Júnior

 

 

Cidade

  500

E.E. Coronel José Afonso de Almeida

1.345

E.E. Barão da Rifaina - Estadual

   543

E.E. Sinhana Borges - Estadual

   635

Escola Técnica Carolina Maria de Jesus

   499

APAE - Filantropica

   178

          Escolas Municipais e Creches

E. M João Cordeiro

 

Cidade

   270

E.M Luiz Magnabosco

   333

E.M Silva Vieira

   527

E.M Djalma Afonso Prado

Divisa

     62

E.M Júlio Borges

Jaguarinha

   116

E.M  Maria Sant’Ana

Quenta Sol

   175

E.M Nana Kubitschek

Jaguara

     54

Creche Aparecida Cerchi Loiola

Cidade

   114

Creche Nildes Moreira

     61

        Escolas Particulares/Entidades

Creche Ciju

 

 

Cidade

     98

Creche Rosa da Mata

   100

Creche Tia Nina

     35

Colégio Rousseau

   314

Escola Eurípedes Barsanulfo

   299

         Total de alunos atendidos

 

6.258