Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

3,7 milhões de inscritos prestaram Enem neste ano

Edição nº 1701 - 15 de Novembro de 2019

Foi a menor taxa de ausentes desde 2009 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a menor taxa de ausentes desde 2009, quando a avaliação foi formulada para selecionar estudantes para os cursos superiores. Conforme dados preliminares apresentados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, no primeiro dia de prova, 3, o comparecimento foi de 76,9% dos inscritos, 1,66% a mais que no ano passado, com 75,24%. No segundo domingo, a presença caiu para 72,81%, ou seja, 3,7 milhões do total de 5,1 milhões de candidatos inscritos. 

 

O ET acompanhou a saída dos estudantes que partiram de ônibus da Estação Rodoviária nesse domingo. Alguns viveram a experiência pela primeira vez como treineiros, outros estão concluindo o ensino médio e outros com o Colegial já concluso. Para todos a expectativa era grande e, dentre eles, os terceiranistas Luiz Eduardo, João Paulo, Bruno Henrique e Artur José.

Representando o grupo, João Paulo Fonseca de Almeida, aluno concluinte do ensino médio na Escola Coronel, fez seu primeiro Enem, sem definir ainda o curso. “A respeito da prova de humanas e linguagem, eu achei mais fácil do que eu esperava, consegui me sair bem na prova, porém o tema da redação me surpreendeu. Mas foi bem tranquilo de trabalhar, não foi um tema muito polêmico. Com relação às provas, não achei muito difíceis, porque se você lê e conseguisse raciocinar e interpretar você conseguiria acertar as questões”, opinou, informando que pelo gabarito parcial conseguiu acertar 59  das 90 questões da prova.

 Lucimara Alves do Prado, acadêmica de Física na UFTM, já concluindo, enfrenta mais um Enem em busca de uma vaga para Medicina. Ao lado da amiga,  Janaína Gonçalves de Oliveira, concluinte do ensino médio em 2018, presta seu segundo vestibular. Ambas  avaliam positivamente a primeira fase. 

“A prova de Linguagens foi fácil, mas as Humanas achei mais conteudistas, mas ainda no conferi, vou ver depois de todas as provas”, afirma Janaína, que pretende cursar enfermagem e está confiante no critério de correção, o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que calcula a pontuação de cada questão de acordo com o nível de dificuldade, contemplando aqueles que de fato conhecem o assunto, evitando assim o  tradicional 'chute'. 

Já para Lucimara, que pretende ingressar na Medicina, o segundo dia de prova seria para ela decisivo. “Para mim, que quero ingressa na Medicina é o dia mais importante. Fui bem no primeiro dia, sai bem na redação, então hoje tenho que ir muito bem, principalmente, em Matemática. 

Sobre a redação, Lucimara concorda que a democratização do Cinema é importante e necessária, mas há assuntos mais relevantes. “Temos questões sociais mais relevantes, por exemplo de imigração, fome, desaparecidos, mas colocaram um tema que ninguém estava esperando e é um assunto que não é muito discutido. Mas no cursinho que eu fiz, eles trabalharam várias temas, incluindo assuntos culturais. Acredito que quem seguiu as dicas do cursinho à risca saiu bem”. 

Vitória Cardoso da Cruz, divorciada e mãe de cinco filhos, depois de muitos anos fora da escola, resolveu enfrentar o Enem e espera conquistar uma vaga para o curso de Gestão de Pessoas. “Infelizmente, como tantos jovens, não aproveitei as oportunidades. Por causa de casamento e do sonho de construir uma família, desisti dos estudos, mas sempre é tempo de recomeçar. Hoje, o que manda é um diploma, o conhecimento e quanto mais aprendemos, mais capacitados nos tornamos”, reconhece, acrescentando que desde que decidiu retomar os estudos começou a se preparar. 

“Eu estou cursando Técnico em Administração e fiz até aulas particulares de Matemática, matéria que sempre tive dificuldade e vamos que vamos. Acredito que saí bem no primeiro dia, apesar do tema da redação não ser o esperado. Fiz a prova com muita tranquilidade, com muita atenção, porque há muitas pegadinhas e as provas foram bem interpretativas. Quanto à redação foi difícil, veja que Sacramento nem cinema tem”, finaliza, comemorando os shows agendados até o final de ano.