Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Programa de Educação Ambiental forma a quarta turma na cidade

Edição nº 1651 - 30 de Novembro de 2018

Noventa e seis crianças, estudantes dos quartos anos do ensino fundamental das escolas municipais, Profª Sílvia Vieira e Luiz Magnabosco e das estaduais, Afonso Pena Júnior e Sinhana Borges receberam os certificados do Programa de Educação Ambiental (Progea), ministrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

A comovente solenidade de formatura foi realizada na noite dessa quarta-feira 28, no Ginásio Poliesportivo Mário Antônio de Almeida, na presença dos familiares, professoras e autoridades, entre elas,  o tenente Rivaldo Luciano de Oliveira, Comandante da 5ª Cia Militar de Meio Ambiente, que presidiu a mesa; o prefeito Wesley de Santi de Melo; o promotor e curador de Meio Ambiente, José do Egito de Castro Souza; vereador Matheus Fonseca Bizinoto, representando o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende e representantes de empresas doadoras dos prêmios aos estudantes vencedores.

Cerimoniada pelo cabo Pagnan e dirigida pelo sargento instrutor do curso, Anilton da Silva Egídio, a solenidade foi aberta com a audição do Hino Nacional, seguida do juramento dos concluintes acompanhando o juramentista, Kauan Cruvinel Egídio, e entrega dos certificados e de cinco bicicletas aos estudantes que se destacaram na somatória das notas dos quesitos: evolução de conhecimento ambiental, desenhos inicial e final, avaliação escolar e comportamento. 

Foram premiados, Maira Lavínia Teixeira Cardoso, da Escola Sinhana Borges; Nayara Brito Silva, da Escola Luiz Magnabosco; Breno Brito Belai, da Escola Afonso Pena Júnior; Camylly Eduarda Pires da Silva, da escola Profª. Sílvia Vieira e Kauan Cruvinel Egídio, pontuador geral entre todas as escolas.

 

Discursos destacam o zelo e cuidado com a 'Casa Comum'

O prefeito Wesley De Santi de Melo na sua saudação destacou a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar do Meio Ambiente na formação das crianças em relação à preservação e cuidado com o meio ambiente e a presença da família no acompanhamento e apoio dessas ações de conscientização. O prefeito estendeu seus cumprimentos aos professores e diretores das escolas. 

“Todo projeto que envolve as escolas funciona. Não vi ainda um projeto que envolve a educação que não tenha dado certo e com este não é diferente. É um programa que trata de um assunto de extrema importância, a questão ambiental. Por isso temos que parabenizar a Polícia Meio Ambiente por este trabalho e o resultado está aqui.  Vocês são os guardiães do nosso meio ambiente e se empenham em formar novas gerações que vão cuidar deste nosso planeta, nossa 'casa comum'”. 

O vereador Matheus Fonseca Bizinoto, parabenizou as escolas e a Polícia Ambiental, destacando que, “a educação ambiental, de fato, deve começar desde cedo. Vimos pelo vídeo apresentado e no nosso dia a dia, como o ambiente vem se degradando por conta das ações de depredação do homem, por isso temos que trabalhar e ensinar as crianças, que serão multiplicadores, aos pais e à sociedade, para que todos possam fazer a sua parte”.

   O mediador do curso, sargento Anilton, agradeceu a todos, pais, professores, poder público, empresas apoiadoras pela confiança e por acreditarem no programa e agradeceu sobretudo às professoras de cada uma das turmas, dizendo. “Sem elas, este aprendizado não teria chegado ao nível a que chegou. Vocês são as responsáveis pela formação dessas crianças e pela sua formatura hoje. Elas que cuidam tão bem destes frutos, que é essa geração que temos aqui. Parabéns, professoras!”, disse entregando-lhes uma muda de planta frutífera.  

 

Lembrando a importância da família na formação do ser humano, Anilton emocionou-se ao homenagear, em nome das famílias presentes, que ele saudou como “alicerce de tudo”, a sua mãe, Maria Antonia da Silva, e a esposa, Kênia Oliveira Cruvinel. E finalizou, homenageando também os policiais militares, que denominou de “minha família militar”.

 

PROGEA já formou mais de 500 alunos  na cidade

O Programa de Educação Ambiental (Progea) é voltado para a identificação de problemas ambientais e elaboração de ações ambientais na escola. A metodologia, 'Educação para pensar', aplicada durante o programa, busca levar o aluno a pensar e refletir por ele mesmo sobre a relação que estabelece com o meio ambiente em que vive. 

O policial militar ambiental, como mediador, tem a função de estimular os estudantes a descobrirem e redescobrirem a realidade do meio onde estão inseridos, bem como estimular neles o desejo de realizar ações praticáveis que visem à solução ou minimização dos problemas ambientais na escola, identificados por eles mesmos.

 De acordo com a Polícia Militar Meio Ambiente, nesses quatro anos já se verificou melhorias nas escolas, em ações de preservação da natureza e na própria percepção dos alunos sobre o ambiente escolar e sobre a realidade e em que vivem. 

O comandante da 5ª Cia Militar de Meio Ambiente, sediada em Uberaba e que comanda o grupo de Sacramento, Rivaldo Luciano de Oliveira, em entrevista ao ET, recomendou que “o conhecimento adquirido no curso não deve permanecer nos bancos e livros escolares, mas deve ter uma continuidade nas ações de melhorias do ambiente escolar, devendo estendê-las nos diversos ambientes em que vivemos. Tornem-se solidários a esta causa tão nobre e essencial a todos nós”.

 Finalizando, reconheceu o comandante que sua palavra naquele momento era de “felicidade”, por ver aqueles 96 formandos de quatro escolas concluírem mais um curso do Progea. “Sentimo-nos muitos felizes por conseguirmos levar a mensagem da Polícia Militar de Meio Ambiente para estas crianças e acreditamos que elas são realmente a base de tudo, a esperança do povo brasileiro por um meio ambiente sustentável. É a busca de um meio ambiente seguro e protegido. E essas crianças, com certeza, levarão essa mensagem e a farão perpetuar por toda essa geração que está chegando”.