Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Professora de Uberlândia vence etapa regional Sudeste da 11ª edição do PPB

Edição nº 1645 - 19 de Outubro de 2018

O projeto “Diário de Ideias: Linhas de experiências” da professora Luciana Soares Muniz, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi o vencedor da etapa regional,  Sudeste da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB),  na categoria EF: Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos.

Outros cinco  professores mineiros foram premiados na  etapa estadual. A  professora Monacir Silvia Pereira, da E.M Florie Wamderley Dias, de Nova Lima, com o projeto Viviana Rainha do Pijama Leitura em voz alta da professora, na categoria creche;  professora Eliane de Paula Rocha, da  E.M Jose Benedito Campara, de Barbacena, com o  Projeto "Meu dia com um porquinho-da-Índia"; Eliane Silvestre Oliveira, da  E.E Prof. Leon Renault, de Belo Horizonte, com o projeto Minha escola faz a diferença no trânsito,  na categoria 4º e 5º anos;  a  professora Lucilene Hotz Bronzato, do Colégio de Aplicação João XXIII, de Juiz de Fora, venceu a categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º anos,  com o projeto Campanha Educativa: Sim. O melhor é falar sobre o suicídio! Também 12 professores foram destaque em temáticas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem;  Práticas inovadoras de educação científica; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional; Educação Empreendedora.

O Prêmio Professores do Brasil (PPB) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula; Educação Empreendedora e Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas de conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O PPB 2018 abrangeu seis categorias:  creche; pré-escola; ciclo de alfabetização 1º, 2º e 3º ano;, ensino fundamental 4ºo e 5º anos; ensino fundamental  6º ao 9º ano e ensino médio. O PPB é dividido em três etapas: estadual, regional Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste  e a nacional. 

De acordo com o MEC,  4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país se inscreveram no PPB. Os seis vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro, de acordo com as seis categorias: Educação infantil/creche, Educação infantil/pré-escola, Anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos, Anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos, Anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano e Ensino médio. Já na categoria Temática Especial, 20 professores serão premiados com trabalhos inscritos em uma das cinco temáticas.