Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Coronel reúne estudantes para Aulão do Enem

Edição nº 1642 - 29 de Setembro de 2018

A Escola Estadual Cel. José Afonso de Almeida abriu suas portas no sábado 22, para a realização do Projeto 'Escola em Movimento', da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), conforme explica a diretora Mônica Vieira Almeida, em entrevista ao ET. 

“- Estamos realizando hoje a culminância de um trabalho feito durante toda a semana com a participação da direção, equipe pedagógica e professores com o objetivo de avaliar e refletir sobre a situação geral da Escola Coronel, conforme o resultado do Proeb, o que queremos atingir e o que precisa ser feito para alcançar essa proposta tirada em rodas de conversas, estudos e análises”. 

Fez parte da programação do dia, um 'Aulão' ministrado pelos professores do Cursinho Biorossi, de Uberaba. Dirigido pelo professor de Biologia, Diego Rossi, o Cursinho hoje é referência naquela cidade.  “Desde a manhã até à tarde, os alunos vão ter aulas de diversos conteúdos, com destaque para os conteúdos mais contemplados nas provas do Enem”, explicou a diretora Mônica, informando que o resultado do Proeb (prova aplicada aos alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 1º e 3º

 ano do ensino médio) foi superior à média das escolas da circunscrição da SRE/Uberaba e do Estado.  Porém, com várias habilidades e competências que não foram atingidas, razão de estarmos vivenciando esse projetol, 'Escola em Movimento, em busca de alternativas para melhorar essa aprendizagem”, disse, completada pela supervisora pedagógica, Arlete Manzon Fróis:

“-Na análise dos resultados, os alunos não foram tão bem quanto esperávamos, por isso essa avaliação seguida desse estudo, reflexão e elaboração de estratégias, além do 'Aulão', para que nossos alunos cheguem ao Proeb e ao Enem melhor preparados”. 

 

‘Aulão’ faz revisão  para o Enem

Professor de Cursinho desde os 17 anos, quando completou 24, Diego Rossi montou em Uberlândia uma escola de cursinho pré-vestibular, o Cursinho Biorossi, há três anos também em Uberaba. Sobre o Aulão, Diego explica que é uma forma de oferecer, pelos professores que atuam no cursinho, uma revisão das matérias aos alunos de diversas cidades às vésperas do Enem. A participação do aluno se dá através da doação de um alimento ou um brinquedo que são revertidos para pessoas carentes e entidades. Em Sacramento, os alunos contribuíram com dois litros de leite, com  isso, levamos conhecimentos e ajudamos a quem precisa”, explica.

De acordo com Rossi, o aulão trabalha as disciplinas Matemática, Biologia, História, Química, Geografia, Sociologia, Redação, dentre outras e todas as aulas trazem conteúdos   que têm grande possibilidade de aparecer no Enem. Eu, na Biologia, trabalhei evolução que é um tema sempre cobrado; o professor de Matemática focou estatística, análise combinatória, que são temas recorrentes no Enem e assim é feito por todos  os professores,  que vão pegando dentro de suas áreas, os temas recorrentes, aumentando assim a chance de os alunos acertarem aquelas questões. É um conteúdo resumido, mas acredito ser de grande importância na prova que se aproxima”, esclarece.

Os alunos, Pedro Arcanjo Sampaio (2º ano do ensino médio) Júlia Vieira Almeida (1º ano) e Victor Alcântara (3º ano), foram unânimes em afirmar que “o 'Aulão' esclarece dúvidas, recorda o essencial, os temas mais abordados nas provas... Ele nos mostra um resumo do que vimos durante o ano...”; “Serve também para nos acalmar, vai chegando o momento e vamos ficando apavorados por conta da prova...”; “É uma revisão de véspera, embora resumida, é de grande importância para quem está se preparando para o Enem, porque são conteúdos que têm mais peso...”, finaliza Victor, que na última prova do Enem, ainda cursando o 2º ano, foi aprovado em duas faculdades, uma delas, 1º lugar na UFU, em Engenharia Mecânica. Mas não pôde cursar, porque a lei exige a conclusão do ensino médio.