Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tempo Integral começa nesta segunda na cidade

Edição nº 1463 - 01 Maio 2015

O projeto Escola em Tempo Integral que permite às escolas extender a carga horária de estudo dos alunos começa a vigorar a partir desta segunda-feira 4 nas escolas estaduais da cidade, depois de três meses do início do ano letivo. Um dos motivos do atraso do projeto justificado pelo governo foi a reestruturação do programa e a dívida do estado herdada dos 12 anos de governo de Aécio Neves e Antônio Anastásia. Os governadores tucanos deixaram uma dívida de 8,2 bilhões de reais, sem dinheiro até para a merenda dos alunos. 

A medida alarmou os pais em todo o estado, conforme publicou o ET em edição anterior. A principal alegação dos pais, além da perda do ritmo educacional, dos alunos, especialmente daqueles que trabalham fora, era a falta de creches para receber os alunos no contra turno do horário escolar. (Veja nota no final desta matéria). 

Em Sacramento a situação não é diferente. Uma mãe, JDC, solicitou ao ET um esclarecimento sobre o não funcionamento da Escola em Tempo Integral. Diz JDC, em referência a abertura de uma sala de aula no presídio.  “Se há verba para abrir essa sala, por que até o dia de hoje, não começaram as aulas do tempo integral? São muitas famílias que, como eu, têm que trabalhar e necessitam desse projeto, pois, devido a ele, as creches não aceitam mais crianças maiores de cinco anos. Creio que não só eu, como muitas outras mães estão necessitando tanto do projeto como de uma creche que aceite crianças a partir desta idade. Por que nossas crianças estão sendo deixadas para segundo ou terceiro plano? O que será do futuro delas?”, pergunta, aflita. 

JDC tem razão quando cobra onde deixar os filhos fora do horário escolar. Com a implantação da Escola em Tempo Integral, as creches deixaram de atender os alunos do contra turno, com idade acima dos 7 anos, uma vez que permaneciam nas escolas, baixando a faixa etária para até 5 anos. Foi o que ocorreu com a Escolinha Tia Nina, que agora é creche e atenderá crianças de zero a quatro anos.  A informação foi dada ao ET, durante visita à instituição em 20/02, quando o prédio passava por reformas e adequações para atender crianças de zero a quatro anos, conforme explicaram a presidenta Raiumunda Sílvia Trindade. “Nesses oito anos, atendemos centenas de crianças de 7 a 14 anos; depois, de 6 a 12 e, agora, na modalidade de creche passaremos a atender 30 crianças de dois a quatro anos de idade. A clientela foi diminuindo devido à Escola em Tempo Integral”, justifica.

 

Afonso Pena inicia Tempo Integral com 30 novos funcionários

A diretora da EE Afonso Pena Júnior, Tânia Moreno, informa que a Escola em Tempo Integral reinicia na escola na próxima segunda-feira 4 com dez turmas, mais de 300 alunos que terão aula das 7h da manhã às 5h da tarde, contratando para isso mais 30 novos servidores. 
Os professores contratados devem estar dentro das seguintes áreas: auxiliares de educação básica, professores regentes de turma, professores de Educação Física, Artes, Língua Inglesa, Informática, Dança, Psicomotricidade, dentre outros profissionais que farão parte do Programa Federal Mais Educação. 
Além disso, a escola contará com um coordenador comunitário que fará o intercâmbio da escola com a comunidade envolvida no projeto. Esclarece a diretora que a escola está recebendo ajuda do Laticínios Scala para manter o projeto.
A Escola em Tempo Integral reinicia também na próxima segunda-feira 4 nas demais escolas estaduais da cidade. Na EE Barão da Rifaina, conforme informações da diretora Alice Jerônimo, a carga horária será estendida até às 15h40, sem contratação de professores, uma vez que há professores disponíveis na escola. Pela EE Cel. José Afonso de Almeida, a diretora Mônica Almeida informou que abre edital para contratação de professores para lecionar no Tempo Integral nesta quinta-feira 30 e a previsão é de que as aulas iniciem na próxima semana. Assim como a EE Sinhana Borges, que também reinicia o projeto na próxima semana.