Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentana ganha bolsa no Instituto Oswaldo Cruz

Edição nº 1455 - 06 Março 2015

De malas prontas, a sacramentana Eliana Vilas Boas 23 embarca para o Rio de Janeiro, onde vai cursar pós-graduação no Instituto Oswaldo Cruz, na área de Especialização,  Preservação e Gestão de Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde.

Eliana concluiu no final do ano passado o curso  de História na  UFTM e tirou de letra o processo seletivo do Instituto Osvaldo Cruz, para especializar-se na linha de Patrimônio Documental, aquilo que sempre foi o seu sonho, trabalhar em museus, bibliotecas e arquivos. 

Ao receber o resultado da aprovação e a bolsa de estudos, Eliana disse ao ET que ficou muito feliz. “Estou muito feliz com o resultado, porque isso é fruto de um esforço muito grande. Vi o edital no início de janeiro e tinha prazo até 20 de janeiro para preparar a documentação, currículo, e carta de  intenção. Foi uma correria, até que fui, finalmente,i chamada para a entrevista, que era a etapa final. Cada etapa foi de muita expectativa, até que recebi a notícia da aprovação”. 

Falando sobre sua experiência na área de Gestão Patrimonial, Eliana explica que em 2012, ainda acadêmica, iniciou suas atividades profissionais no Arquivo Público e no Museu Municipal Corália Venites, repartições da Prefeitura da cidade. 

O trabalho de Eliana começa no mais importante, o inventário de todos os bens do Museu, o que resultou num novo layout do local. “Tive a oportunidade de inventariar todo o material que se encontra no museu, atuando também no patrimônio arquitetônico, dentro do Projeto de Educação Patrimonial”, explica. 

Outro grande trabalho de Eliana foi realizado no Arquivo Público. “Ao chegar no Arquivo me deparei com uma vasta documentação, toda  solta, avulsa, principalmente as edições dos jornais antigos, o que dificultava as pesquisas, porque, para  localizar determinada data, tínha  que manusear um por um e isso  danificava todos os documentos, então nós catalogamos todos os jornais e os organizamos por datas, e assim fizemos com vários outros documentos”, explica.

Mas,  um dos trabalhos  mais relevantes realizados por Eliana no Arquivo Público foi sua participação no Projeto Vida Por Escrito,  do Doutor  em Literatura,  Professor Sérgio Barcellos, que inventariou todo o acervo da escritora Carolina Maria de Jesus. 

“- Foi um trabalho de relevância nacional, idealizado pelo renomado Prof. Sérgio e patrocinado pela Funarte. Ele me passou muita documentação de vários cursos que fez pra eu me preparar, e todo o trabalho de pesquisa aqui no Arquivo foi realizado pelo professor e por mim, só essa participação no projeto já vale tudo”.  

Lamentavelmente, após concluir o trabalho de pesquisa e inventário do acervo caroliniano, Eliana foi despedida do arquivo público. 

De acordo com Eliana, o Projeto Vida Por Escrito está concluído e já disponível no site www.vidaporescrito.com com lançamento previsto no país nas próximas semanas. “O Guia está finalizado e o professor inicia agora a etapa do  lançamento, que será feito nas cidades onde ele receber apoio, portanto,  se tiver apoio em Sacramento e nas cidades vizinhas, com certeza, o Prof. Sérgio Barcelos estará por aqui para o lançamento”. 

Os plano de Eliana vão além dos estudos no Rio de Janeiro, onde mora o Prof. Sérgio com quer continuar os trabalhos iniciados em Sacramento de estudo e pesquisa. “Ele me recebeu de braços abertos com sua família, prometendo-me todo o apoio nos estudos.  Na pós, pretendo contribuir com Sacramento, que tem um acervo muito rico e,  se tiver oportunidade e parceria, quero fazer um projeto de conclusão  de curso melhorando a estrutura do Arquivo Público e criar um guia de todo o material histórico da cidade, que vai facilitar o acesso aos pesquisadores e às pessoas que trabalham nesses locais”, concluiu.

Sucesso, Eliana, você irá longe.