Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Escola Eurípedes Barsanulfo celebra 40 anos no aniversário de nascimento de seu patrono

Edição nº 1464 - 08 Maio 2015

Nas festividades que marcaram o 135º aniversário de nascimento do Prof. Eurípedes Barsanulfo, fundador do Colégio Allan Kardec, a escola que levou o seu nome, fundada por Corina Novelino e Tomás Novelino, em 1975, festejou com alunos, professores, pais e autoridades 40 anos de existência. 

A diretora da escola, Francine França Amui, ao abrir as festividades, exaltou o patrono daquele educandário. “Hoje é dia de festa para todos nós. Estamos reunidos para homenagear o patrono de nossa escola,  Eurípedes Barsanulfo, e para comemorarmos os 40 ano de sua  fundação. A alegria, a  gratidão e uma profunda emoção invade nossos corações, pois este momento é muito especial e nossos sentimentos vibram através da presença de todos vocês, que deixaram registros importantes na história desta escola e tantos outros que a estão escrevendo”. 

Nara a história do estabelecimento que, “em 1973, a Profa. Corina Novelino (1912/1980) inicia o seu grande trabalho educacional junto de seu primo, o médico Tomaz Novelino, culminando na criação de uma nova unidade escolar com a denominação de Escola de 1º Grau Eurípedes Barsanulfo. Em 1975, encerraram-se as atividades pedagógicas do Colégio Allan Kardec como escola de ensino básico e iniciam-se as atividades educacionais da Escola Eurípedes Barsanulfo, situada no bairro João XXIII, que daria continuidade à proposta educacional do professor Eurípedes”. 

“- Ali, ter-se-ia liberdade para ampliar os horizontes da Educação do Espírito” - registram mais os subscritores da história da escola, afirmando: “Fechava-se, em 1975, um ciclo de trabalho para se iniciar outro com dimensões diferentes, porém, com os mesmos objetivos e ideais. E, na escola, a Pedagogia do Amor vai, aos poucos, se estruturando, orientada pela equipe espiritual de Eurípedes”.

 “- E hoje, 40 anos depois - afirmou a diretora Francine - a Escola Eurípedes Barsanulfo, procura educar espíritos, desenvolvendo suas potencialidades, valorizando as habilidades e respeitando as diferenças de acordo com suas necessidades, através de diversos projetos pedagógicos, que propiciam liberdade para criar e expressar. Motivos de  sobra para comemorar com gáudio os 40 anos de sua fundação e reverenciar a memória daquela que seguindo os passos de seu mestre Eurípedes, a idealizou, inaugurou, mas não teve tempo de ver o seu sucesso”. 

Na programação desenvolvida por alunos e professores no salão cultural, a Escola Eurípedes Barsanulfo expressou um reconhecimento àqueles que contribuíram para que a Escola se tornasse realidade: 

- O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, que doou o terreno; Maria Angélica Cordeiro, inspetora na época da autorização da Escola;  Célia Marques, colabora e benfeitora da Escola; Manuel Agostinho da Silva, um dos primeiros funcionários de  serviços gerais, representando todos os ex-funcionários; Vera Lúcia  Silva,  ex-diretora da Escola; Rita de Cássia Almeida Alves, uma das primeiras professoras da Escola, representando todos os demais; Maria Abadia Florentino Vieira, representando os voluntários;  Solange Kassabian, representando o Grupo Espírita Esperança e Caridade; e o vice-prefeito Geraldo Majela Carvalho, representando o prefeito   Bruno Scalon Cordeiro.

 

Alzira Amui agradece pelos 40 anos de história

A presidenta da Fundação Lar de Eurípedes, entidade mantenedora da escola, Alzira Bessa França Amui, agradeceu aos pais pela confiança, aos voluntários pelo apoio, aos professores e demais servidores, afirmando: 

“- Nossos mais sinceros agradecimentos pela vibração tão amorosa para com essas crianças e a nossa cara e querida  diretora Francine, que tão bem e com tanto amor tem   dirigido esta casa. Em nome da diretoria da Fundação Lar de Eurípedes, quero nesta manhã de luz aos nosso corações,  agradecer, primeiramente a  Jesus por tudo que nos tem proporcionado; pela presença de tantos amigos nessa história tão querida que tem sido vivenciada todos os dias (...) e que tem sido para todos nós um grande modelo de  uma educação que vem atender a uma nova geração de espíritos, que vão compor a humanidade do Terceiro Milênio”. 

 

Um grupo de professores apresentou um resumo da história da Escola e seguiram-se outros discursos e as homenagens. Outras atividades relativas aos 40 anos da instituição educacional serão realizadas até o final do ano.