Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito entrega obras de reforma da E.M. Sílvia Vieira

Edição n° 1261 - 10 Junho 2011

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo inaugurou nesta quinta-feira, 9, às 19h, as reformas e ampliação da EM de Educação Infantil Profª. Silvia Vieira. A solenidade, realizada no novo galpão da escola, contou também com a presença do vice-prefeito, Pedro Teodoro Rezende Rodrigues, presidente da Câmara José Maria Sobrinho, secretário de Educação Carlos Henrique de Oliveira, vereador José Carlos Basso De Santi Vieira, diretora Deliany R. Melo Rodrigues, secretários e um grande número de pais e alunos. 

 

A aluna Marcela Schifini Scalon (foto), em nome do corpo discente, destacou a  alegria  de estarem reunidos para receber a escola reformada. “Para Nelson Mandela, a escola é a arma mais poderosa para mudar o mundo e é através de ações como esta que hoje acontece que percebemos a importância da educação para a administração municipal”, agradeceu a aluna.  

 

Também discursaram durante a solenidade, a diretorada escola, Deliany Rúbia; o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho; o secretário de Educação, Prof. Carlos Henrique Oliveira e o vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues da Cunha, todos enaltecendo o valor da Educação de crianças e jovens, para o crescimento e desenvolvimento da sociedade,  e elogiando o trabalho implementado pelo prefeito Wesley, em relação a todas as escolas da rede municipal.

 

 

 

“A educação impõe uma forte mobilização e conscientização social”

 

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo, encerrando a solenidade,  destacou em seu discurso que a educação constitui-se uma responsabilidade do estado, mas é também uma responsabilidade de todos, família, comunidade e em todos os espaços de interação, inclusive  no trabalho. 

“Neste contexto, a educação impõe uma forte mobilização e conscientização social para que a política educacional atinja seus objetivos”, disse.

 

Prosseguindo, o prefeito lembrou o lema de seu governo, ‘Desenvolvimento com qualidade de vida’. ‘‘Desde o início de nossa gestão, vimos investindo na educação do nosso município acreditando na necessidade imperiosa de sua melhoria, como fator preponderante para o desenvolvimento do município como um todo”. 

Após enumerar várias melhorias em escolas no município nesses dois anos de governo, destacou: “Hoje é um dia de muita emoção, porque temos a satisfação de entregar as obras de reforma da escola. Uma escola moderna, bem estruturada e ampla que irá proporcionar mais conforto para nossos alunos e professores. A educação é o princípio de tudo e essas obras são uma resposta àqueles que querem ver a grandeza de nossos objetivos, pois estamos entregando uma nova escola. Não é pelo simples fato de abrir as portas de uma escola ou de encher as salas de aulas de crianças, mas sim, de resgatar a cidadania de um povo. É trazer a esperança de um futuro melhor para a população”, ressaltou e conclui cumprimentando a todos. 

 

 

Um pouco da história da escola...

 

 

Fundada em 1966, com o nome de Escola Estadual Infantil Pré-Escolar,  em setembro de 1992, ganhou um novo prédio construído  pelo então prefeito José Alberto Bernardes Borges, que a dotou-a com modernas e funcionais instalações. 

Seis anos após a escola foi municipalizada e recebeu o nome de Escola Municipal  de Educação Infantil Professora Sílvia Vieira, em homenagem á professora  Sílvia, pessoa muito estimada por todos, sobretudo as crianças. 

Pela grande atuação no magistério, a Profa. Sílvia foi homenageada  em 1992, com a maior honraria da cidade, a Medalha da Ordem de nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.  Aposentada, a  professora Sílvia faleceu em 17 de junho de 1997, após conviver com a  cegueira de que foi vítima pelo diabetes. 

Ao longo de seus 45 anos, passaram pelo  Pré, como é conhecida a escola, inúmeros professores e, como diretoras: Maria Angélica Cordeiro Araujo,  Amélia Bessa França Araújo, Edina Borges Mendes,  Mara Cordeiro Borges e Loiola, Lázara Maria Borges de Carvalho, Ines Borges Estevão,  Maria Tereza Abrate Melo, Sebastiana Florentino Mota Pereira,  Maria Odete Braga e, hoje, Deliany Rúbia de Melo Rodrigues Gonçalves.