Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Instituto Scala vai capacitar jovens

Edição n° 1261 - 10 Junho 2011

O Instituto Scala, entidade que assiste 20 jovens, firmou parceria com o Instituto da Oportunidade Social - IOS, uma organização sem fins lucrativos que, de acordo com a Lei 9.790/99, qualifica-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Social – OSCIP, que dará a partir de agora todo o suporte técnico e pedagógico ao Instituto Scala, visando a capacitação e a inclusão do jovem,  entre 15 a 21 anos,  no mercado de trabalho, incluindo jovens com deficiência.

A TOTVS (leia-se tótus), de acordo com Marcílio Otoni, diretor proprietário no Triângulo e Alto Paranaíba, é uma empresa multinacional de software sediada no Brasil, controladora das marcas: Microsiga, Datasul, RM Sistemas, Logocenter e Midbyte(Vitrine), e considerada a maior empresa do setor com sede em países emergentes. Em Joinville (SC) fica a maior unidade de desenvolvimento de software da Totvs e da américa latina.

 “- O IOS nasceu há 13 anos, por iniciativa da TOTVS. A empresa que  tem uma base de mais de 25 mil clientes, começou a perceber que o cliente ligava buscando pessoas para trabalhar na contabilidade, no financeiro e aí ela viu a oportunidade para capacitar pessoas para esses serviços, visto que não havia essa capacitação e havia uma demanda grande. Hoje, o IOS capacita cerca de 500 jovens por ano e o coloca no mercado e trabalho em todo o país”, explicou Marcílio, ao lado da Gestora do Projeto IOS de Sacramento, Marize Rezende Cerchi e Kelly Lopes, Coordenadora Nacional do IOS, que esteve na última sexta-feira, 3, apresentando o projeto aos educadores e parceiros do projeto. 

Sacramento será a segunda cidade do Triângulo Mineiro e a quarta no estado a ter o projeto. A confirmação veio do próprio Marcílio depois de conhecer a estrutura do Instituto Scala. “Nossa visita aqui  é para conhecer a estrutura, embora, em se tratando de Instituto Scala, já soubéssemos o que iríamos encontrar.  A estrutura é excelente,  as pessoas envolvidas, os princípios, a proposta, tudo atende às exigências, portanto está pronto é só começar”, elogiou. 

Explicou o empresário que os alunos do Projeto , a partir do suporte do IOS, vão ter aulas de computação voltada para a contabilidade, rotinas administrativas que envolvem departamento de compras, financeiro, faturamento, estoque, contabilidade fiscal,  folha de pagamento, relações com clientes,  além de aulas de  português  e  a matemática voltada para o financeiro, através do software  Proteus,  da TOTVS.

 “- Enfim, o aluno aprende como funciona uma empresa, tem uma noção empresarial geral.  Fornecemos toda a metodologia,  material, aulas programadas, ou seja uma metodologia toda montada. Tudo totalmente gratuito graças aos inúmeros parceiros, muitos de renome internacional.  O  curso tem  a duração de  seis meses, exigindo apenas que o aluno esteja cursando o ensino médio.”, ressaltou Marcílio Otoni. 

Sobre a manutenção financeira do projeto, disse o empresário que, em  Sacramento,  terá ajuda de alguns  mantenedores,  mas à medida que o projeto for crescendo terão que buscar mais parceiros, mas garante que não é difícil.  “Com esse projeto quem ganha são as empresas que precisam de pessoas qualificadas, por isso é importante para as empresas, para os jovens, para as famílias, enfim é a cidade como um todo que sai ganhando”. 

Agradecendo a presença dos diretores da Totvs, a gestora do Projeto IOS de Sacramento, Marize Rezende Cerchi, disse que a parceria será muito bem-vinda. “Cresce nosso Instituto ao promover os jovens para atender a essas novas exigências do mercado, assim como cresce a Totvs ao ampliar seu suporte. Será muito bom para Sacramento. Já estamos nos preparando para dar início ao projeto no mês de agosto. As vagas serão divulgadas e os inscritos passam a partir daí por um processo de seleção, entrevistas e  os que atendem às exigências  iniciam ao curso. Aqui no Instituo Scala, ao que tudo indica, as aulas deverão funcionar à noite para dar mais oportunidade aos jovens que por ventura estejam trabalhando”, informou.