Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Comunidade escolar elege diretoras

Edição n° 1261 - 10 Junho 2011

Quatro escolas de Sacramento e milhares em todo o estado realizaram eleições para diretor e vice no último domingo, 5. Poderiam comparecer para votar todos os servidores, alunos acima de 14 anos e pais de alunos com idade abaixo de 14. Diferentemente das eleições anteriores, não houve cadastro de votantes. Em chapa única, as professoras Tânia Moreno e Maria Aparecida Belai Bonetti foram eleitas, respectivamente, diretora e vice da Escola Dr. Afonso Pena Júnior. 119 pessoas, entre pais alunos e servidores compareceram para votar. O resultado final foram 117 votos válidos,  um voto nulo e um branco.  

 

Afonso Pena

De acordo com a professora Tânia, quatro serão as suas prioridades à frente da escola: “Vou pautar por uma administração transparente, ética e democrática,dentro dos parâmetros da Legislação mineira;  reforma geral do prédio, com  ênfase para a cobertura da quadra, além da  construção de anfiteatro e adaptação da escola para a inclusão de alunos e profissionais portadores de necessidades especiais, entre outros reparos de caráter urgente e essencial;  formação de uma equipe de trabalho motivada e incentivada a executar desde as simples atividades diárias aos projetos interdisciplinares extra-classe com entusiasmo e alegria, destacando a grande capacidade dos profissionais de nossa escola; e, enfoque na aprendizagem significativa e efetiva dos alunos e a participação da família como base e alicerce de nosso trabalho”.

 

Barão

Concorrendo em chapa única, Alice Jerônimo foi reeleita na EE Barão da Rifaina, para o seu quarto mandato, com as vices, Cladir Aparecida Zago Faria e Wênia Aparecida de Souza. Dos 145 votantes, a diretora obteve 137 votos, com sete votos brancos e um nulo.

Para a diretora Alice são prioridades na nova gestão, focar o pedagógico da escola.   “Até então estávamos prejudicados por não termos Supervisor, agora temos dois. Queremos atingir todas as metas da secretaria. No ano passado já as atingimos, mas queremos mais. Vamos trabalhar para cobrir a quadra, que é o nosso sonho e reformar a escola. Queremos melhorar outras coisas para atender os alunos do ensino fundamental, ensino médio, o EJA e o pós médio, porque este ano vamos ter outros dois cursos, Administração e  Secretariado, a partir de agosto”.

 

Coronel 

 A mais disputada eleição foi na  EE Cel. Coronel José Afonso de Almeida, onde concorriam duas chapas. A chapa 1, encabeçada pela professora Mônica Vieira Almeida, com os candidatos a vice,   Adriana Marcondes Monteiro e Resende, José Bonifácio Cruvinel e  Maria Tereza Silvério Melo e, a chapa 2, liderada pela professora  Salma Silva Almeida, tendo como candidatas a vice, as professoras, Arlete Marcondes Silva, Cristiane Alves de Souza Florêncio e Walnilda Abadia Batista Vieira. 

A chapa 1 foi eleita com  487 votos de servidores, pais e alunos acima de 14 anos,  contra 219 dados à chapa 2. 

Na sua gestão, a professora Mônica disse que priorizará quatro aspectos fundamentais. “No Pedagógico, resgataremos a disciplina e a organização da Escola, segundo as propostas de nosso PDE e do regimento interno, garantindo, com a aplicação de projetos uma educação cada vez melhor, não apenas pasa obter o crescimento nas avaliações sistêmicas, mas na formação integral dos alunos. No plano físico, elaboraremos uma planilha para uma reforma completa no 'Prédio Velho' da escola, além de muitas outras obras importantes, como banheiros, coberturas... No financeiro, adotaremos uma política de total transparência nas licitações e aplicações dos recursos do estado, priorizando o comércio local. E, no profissional, capacitação, cursos, isonomia e ética no relacionamento com todos os servidores”.  

 

Sinhana

As professoras Márcia Cordeiro Borges Bizinoto e Thaísa Castro Lobato Pires foram reeleitas respectivamente diretora e vice da Escola Sinhana Borges, com 126 votos válidos. Houve apenas 1 voto nulo. 

 Márcia, que vai para a sua terceira gestão dará continuidade ao trabalho realizado durante a gestão anterior. “Vamos priorizar as ações sociais, preservação da rede física e, principalmente, a dimensão pedagógica, através da realização dos projetos estruturadores e do GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional), que é o ponto forte do Projeto Pedagógico da Escola, dentre outros de relevância no contexto escolar”.