Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolas estaduais elegem colegiados

Edição nº 1693 - 20 de Setembro de 2019

Na sexta-feira (13/9), as escolas da rede estadual de ensino do Estado de Minas Gerais, e suas comunidades estiveram  envolvidas para um momento importante: 

a escolha das pessoas que compõem  os colegiados escolares, que atuam como agentes de apoio da gestão escolar, nas questões deliberativas, que compreendem as decisões relativas às diretrizes pedagógicas, administravas e financeiras previstas no Projeto Pedagógico e , consultivas, ou seja, nas questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para a resolução de problemas.  

Ou seja, o Colegiado é uma  gestão democrática para o compartilhamento das decisões, identificando o potencial de colaboração de cada pessoa para a  promoção de  um trabalho coletivo na construção da cidadania e efetivação das ações na escola.

O colegiado é composto por profissionais em exercício na escola e pela comunidade atendida pela escola: alunos e pais. O órgão é presidido pelo diretor ou pelo coordenador da unidade de ensino. Os membros do Colegiado Escolar são escolhidos por seus pares. O colegiado escolar de cada escola pode ser composto por seis a doze membros, dependendo do número de alunos matriculados na unidade escolar.