Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Professor é tema de novo livro de Sandra Francesca em Brasília

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

Mal-estar na Educação: o sofrimento psíquico do professor, é o novo livro da psicóloga Sandra Francesca Conte de Almeida, escrito em parceria com Rosana Márcia Rolando Aguiar, ambas autoras de várias obras de cunho educacional.  O lançamento e noite de autógrafos aconteceu essa semana, na Livraria Cultura, em Brasília.

O livro apresenta uma sistematização de produções teóricas e de pesquisas na interface psicanálise e educação, notadamente no campo da aplicação do conhecimento oriundo da teoria psicanalítica na compreensão da questão do sofrimento psíquico de professores, no cotidiano escolar. 

Disposto em seis capítulos, o livro faz vários enfoques, dentre eles: A crise na educação, o mal-estar do docente, o sofrimento psíquico, as dificuldades de aprendizagem, a indisciplina, a violência extra e intra-escolar, sintomas depressivos, dentre outros. É uma obra que vale a pena ser lida pelos educadores e também pelos mantenedores da Educação.

A autora 
A psicóloga e professora, Sandra Francesca Conte de Almeida, que já teve laços estreitos com Sacramento, guarda ainda um carinho muito grande pela cidade e amigos aqui deixados, em especial dos professores da Escola Coronel, onde estudou até concluir o 3º ano do Curso Normal (Magistério). Colaboradora do ET, nos anos 70, deixou a cidade para prosseguir os estudos. 
Sandra é Doutora em Ciências da Educação e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Analista do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB, onde exerceu cargos administrativos e representativos e orientou 12 dissertações de Mestrado e 06 teses de Doutorado, em 13 anos. 
Desde 2004, Sandra Francesca é professora, em período integral, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília, e coordena, como segundo líder, o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB/CNPq. 
A partir de 2007, Francesca passou a integrar, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da UCB e, em 2008, a Cátedra da UNESCO/UCB "Juventude, Educação e Sociedade". Sandra exerce ainda muitas outras atividades na área educacional e ainda encontra tempo para produzir obras que vêm de encontro aos anseios a classe educacional do país, com é o caso do livro Mal-estar na Educação: o sofrimento psíquico do professor.