Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ET News

Edição nº 1120 - 28 Setembro 2008

EE Sinhana Borges participa do Programa Semeando

A EE Sinhana Borges, com o intuito de colher informações e "semear" a cultura ambiental ao nosso redor, aderiu ao "Programa Semeando". O programa da Secretaria de Educação do Estado tem como objetivo levar educação ambiental ao maior número de crianças e adolescentes de Minas Gerais, e estimular os estudantes de todo o Estado a refletir sobre o papel de cada um na relação com o meio ambiente, sobre a possibilidade de transformação da realidade através do exercício de Cidadania.

Segundo a diretora da escola, Márcia Bizinoto, a proposta do programa priorizou este ano estudar um pouco mais, os valores da Ética, Cidadania e Meio Ambiente. “Vários trabalhos foram desenvolvidos, mediados pelos educadores em todas as disciplinas. Notamos o envolvimento de alunos e professores para com o programa e foi surpreendente o resultado dos trabalhos realizados por nossos alunos”, comentou a diretora.

A aluna Juscelena Inácio Miranda, do 9º ano I, profa. Celina Nunes Severino, produziu uma belíssima redação. (Veja na crônica ao lado). “Parabéns, Juscelena! Muito nos orgulhamos de você!”, cumprimentou Márcia.

 

Sak's implementa projeto ecológico

A empresa Sak's Bolsas Promocionais, no ano em que comemora 20 anos de fundação lança o projeto, “Semana da Consciência Ambiental”, focalizando a natureza com o dia da árvore e o início da primavera, em 22 de setembro. De acordo com o diretor-proprietário José Renato Marques, a semana tem o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância das árvores para a vida do planeta. “A Sak's está preocupada com esta causa, de maneira que envolverá seus funcionários no plantio de 500 mudas de Primaveras e Flamboiãs. Além desse trabalho, a semana será enriquecida com palestras ministradas pelo ambientalista Carlos Alberto Cerchi, representante da ONG ambiental, Veredas, com o tema, 'A importância das plantas para a vida', nas três unidades da empresa, Sacramento, Pedregulho, Uberaba e na Artiminas”, explica.

O plantio das mudas será neste sábado, 27, às 8h00, nas margens do primeiro quilômetro da rodovia MG 190 (Sacramento/BR 262). “Cada funcionário fará o plantio de uma muda e haverá comissões para o acompanhamento do crescimento das mesmas, os funcionários ficarão responsáveis pelas árvores”, informou Renato. 

 

Cerea celebra festa do patrono, São Francisco de Assis

A festa de São Francisco de Assis, patrono do Centro de Recuperação dos Alcoólatras de Sacramento – Cerea, viveu mais um ano de sucesso. Iniciada na sexta-feira, 19, com o terço cantado pelos cereanos, a programação se estendeu até o domingo. Na missa de sábado, na Igreja Na. Sa. d'Abadia, celebrada pelo missionário redentorista Pe. Dioníso Zammuner, hoje trabalhando no Suriname, os cereanos receberam elogios do missionário. “É muito bom ver que vocês continuam firmes na luta contra o alcoolismo”, disse parabenizando o grupo, que nasceu há 36 anos, quando as primeiras reuniões aconteciam na sede paroquial, nos idos de 1972 e que teve um grande apoio dos padres redentoristas, sobretudo, o padres Júlio Negrizzolo, Magalhães e irmão José.

No domingo, dia da festa, para a presidente do Cerea, Ursulina Zanqueta Gomes - Lina, S. Francisco trouxe à cidade a bênção da chuva, com a presença de sete caravanas das cidades da região, Araxá, Conquista, Prata, Ipuã, São Joaquim da Barra, Uberaba e Uberlândia. “A chuva foi bênção, o frio animou ainda mais os cereanos na festa, que foi de total confraternização, com direito a forró, leilão e brincadeiras. A cada ano a festa fica melhor, foi contagiante este ano”, avaliou.  Ás 16h00, o pároco Levi Fidelis Marques celebrou a missa de encerramento, que contou com a bênção das flores e instrumentos e procissão.