Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Horário de Verão começa no dia 4 de novembro

Edição nº 1646 - 26 de Outubro de 2018

O governo federal confirmou que o início do horário de verão deste ano será no dia 4 de novembro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança do horário começava no 3º domingo de outubro, mas este ano foi prorrogada para evitar a coincidência com o período eleitoral. Mas o término continua o mesmo, no 3º domingo de fevereiro.

 

Mudança do horário será no primeiro dia do Enem

No dia 4 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 3 milhões de candidatos precisarão adiantar o relógio em uma hora para se adequar ao horário de verão. 

No final do mês de setembro, para não confundir os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) pediu que a data fosse trocada novamente, e o Planalto chegou a adiar a mudança para o dia 18, mas o Governo voltou atrás.   Dos 5,5 milhões de estudantes inscritos e confirmados, 3 milhões vivem no DF e nos dez estados que entrarão no horário de verão e terão que adiantar o relógio para o horário de verão no dia da prova. 

 

Quatro fusos horários diferentes

O horário de verão é válido para o Distrito Federal e outros dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

Os demais estados não precisarão mudar o relógio em 4 de novembro, mas os 2,4 milhões de candidatos que farão as provas nessas regiões terão que se ajustar à nova diferença de fuso em relação ao horário oficial de Brasília.

Pelo horário das provas (horário oficial de Brasília), nos dez estados citados acima, a abertura dos portões será às 12h; o fechamento dos portões: 13h; início das provas: 13h30; saída permitida a partir das 15h30 sem o caderno de provas; saída liberada com o caderno de provas: 18h30 e fim da prova: 19h.

Atualmente, 14 estados estão no mesmo horário que Brasília, mas, no primeiro dia do Enem, eles passarão a estar uma hora atrás. Portanto, o horário local de fechamento será, também, uma hora antes. Outros três estados estarão duas horas atrás e, no Acre e em 13 municípios do Amazonas, essa diferença será de três horas.