Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Após dois anos em alta, reajuste da luz deve ser menor em 2019

Edição nº 1655 - 28 de Dezembro de 2018

Após dois anos em forte alta, a conta de luz pode deixar de ser um vilão das contas dos brasileiros em 2019, com reajustes bem abaixo das taxas de dois dígitos vistas neste ano e no passado. Em 2018, o preço da energia elétrica paga pelas residências deverá fechar com aumento médio de 15% com relação ao ano passado, quando a alta já havia sido de cerca de 14%.

Segundo a Folha de S. Paulo, a tarifa em 2019 deve ficar praticamente estável, com elevação média de 0,38%. O cálculo é da empresa de tecnologia especializada em tarifas de eletricidade, a TR Soluções.

Há variações significativas entre as 38 distribuidoras analisadas pela empresa, haja vista que o reajuste de cada uma delas é marcado para diferentes épocas do ano e são afetados por distintos fatores. Em Minas, a Cemig normalmente reajusta os valores das contas em maio e neste ano ficou em 23,19% para o consumidor segundo a Aneel.

A forte alta da conta de luz em 2018 foi impactava sobretudo pelo fraco volume de chuvas, que reduziu a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do país. Normalmente, esse gasto extra é compensado pelas chamadas bandeiras tarifárias (adicionais na conta de luz, que variam de mês a mês). A Cemig adotou bandeira verde em dezembro e amarela em novembro. Fonte: JM Online