Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cemig garante que cumpre meta do Luz para Todos

Edição nº 1354 - 20 Março 2013

 

Apesar do atraso no cronograma, a Cemig garante que vai cumprir a meta de 79 mil ligações de energia elétrica em propriedades rurais até o final de 2010. A promessa foi feita por dirigentes da empresa em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 25, com o objetivo de ouvir a empresa a respeito da execução das metas do programa Luz para Todos no Estado. 

A preocupação com os prazos se justifica porque este ano a Cemig realizou, até abril, 9.462 ligações, o que dá uma média aproximada de 2.300 por mês. Para cumprir o cronograma, serão necessárias cerca de 8.500 ligações mensais até o final do ano. Pelos resultados alcançados entre 2004 e 2007, quando foram feitas 190 mil instalações, a companhia mostrou que é capaz de alcançar a meta. Mas os deputados da comissão querem garantir que a luz chegue às famílias e planejam uma nova audiência pública na primeira quinzena de agosto, com o objetivo de conferir o andamento dos trabalhos. 

Representantes de Trabalhadores na Agricultura Familiar reclamaram dos critérios adotados para a Cemig fazer ligações em algumas residências e deixar outras sem energia e denunciaram que a Cemig privilegia os grandes consumidores em detrimento dos pequenos agricultores.  De acordo com o gestor do Luz para Todos em Minas, Geraldo Magela de Aranda Lage, vários domicílios não são atendidos por estarem abandonados, demolidos ou mesmo em construção. A empresa se comprometeu apurar as denúncias feitas.

 

(Assessoria de Imprensa/ALMG)