Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Deu no ET há 50 anos...

Edição nº 1713 - 7 de Fevereiro de 2020

De como um estudante vê o inferno e o céu ao mesmo tempo

 

Coari - Amazonas – Estávamos na área de atuação no dia 18 de janeiro de 1970. Ali permanecemos 40 dias, servindo o Projeto Rondon. Uma sensação de bem estar e ânimo tomava nossa pessoa. Coari, também significando 'Rio dos Deuses', 'Rio do Ouro' ou 'Princesa dos Solimões', é um município situado às margens do lago Coari há 361 quilômetros da capital, Manaus, abrangendo uma área de 72.121 Km², com população urbana de 8 mil habitantes e 21 mil na zona rural, nas suas 80 comunidades. 

A característica principal do caboclo é a hospitalidade. Prima por essa qualidade. Revela ao primeiro contato um desejo de se comunicar, de servir, de demonstrar seu carinho. O que tem em casa oferece (nunca o café), mas produtos da terra, como o taperebá, cupuaçu...

Trabalhei ministrando curso para 57 professores, orientação, práticas didáticas e pedagógicas... E, junto à juventude da diocese, para alegria da JUS (Juventude Unida de Sacramento), uma boa notícia: ampliamos nosso movimento. Deixamos fundada na cidade, a JUC (Juventude Unida de Coari). 

 

 

(Walmor Júlio Silva, de Coari, AM, alto Solimões, em 29.1.1970)