Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Deu no ET há 50 anos...

Edição nº 1666 - 15 de Março de 2019

Os pioneiros do progresso de Sacramento

Orígenes Tormim

 

Foi o melhor comerciante da praça de Sacramento, onde, ainda moço, dominou o comércio. Nesses tempos em que Orígenes aqui negociava, Sacramento era uma praça onde os carros de boi, de uma vasta zona do interior, vinham trazer e receber mercadorias. Os carros traziam queijo, toucinho, milho café e outras mercadorias que a vasta zona rural produzia. Retornavam às suas fazendas carregados de sal, arame farpado, querosene, panos  e outras mercadorias importadas do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Foi durante muitos anos membro da Câmara Municipal de Sacramento, onde, como vereador, contribuiu para o progresso deste município.

Explorou também aqui na zona rural, o negócio do gado zebu. E, transferindo-se para Santos, lá se meteu no alto comércio de café em que deu expansão às suas tendências a um otimismo um tanto exagerado. Em evidência e como católico praticante, a Santa Sé conferiu-lhe o título de Comendador que, com justiça, mereceu. (Do livro, História de Sacramento, de Dr. Antônio Augusto da Silva Netto)