Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Deu no ET há 30 anos

Edição nº 1174 - 09 Outubro 2009

O drama de Da. Nega

A senhora Onezarina Maria de Rezende, mais conhecida por Da. Nega, é apenas uma das 175 famílias que vivem as consequências da ação desapropriatória n° 324 feita pelo governo brasileiro em 1976, contra os moradores do que chamam hoje de Parque Nacional da Canastra.

Naquela época, Da. Onezarina tinha uma propriedade de 705 hectares, onde toda a família trabalhava as terras, retirando-lhes uma renda substancial para tratar dos 11 filhos e ‘‘tínhamos até dinheiro a juros, muita fartura e bastante conforto’’.

O governo prometeu-lhe pagar pelas terras Cr$ 637 mil cruzeiros, em Títulos da Dívida Agrária, a serem descontados em cinco anos, isto é em 1981.

Falando do marido - extremamente comovida em lágrimas - disse que ‘‘graças a Deus, o José não viveu para assistir a essa situação, pois vivo com o salário de minhas filhas que pararam de estudar para sustentar a casa’’.

Logo depois da desapropriação, Da. Onezarina que era casada com o Sr. José Pedro de Rezende, falecido em 1971, desfrutou de suas terras mais dois anos e depois foi obrigada  a abandonar tudo.