Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Deu no ET há 30 anos

Edição nº 1129 - 23 Novembro 2008

Sacramento é um grande depósito mineral

Os alunos do Instituto de Geo-Ciências da UFMG, acompanhados do prof. Roberto Cardoso, Chefe do Departamento de Geoglogia, estiveram em Sacramento em uma visita de caráter científico.

“Sacramento está dentro de uma faixa conhecida como portadora de chaminés de Kimberlito, a rocha matriz do diamante. As maiores jazidas de bentonitas do estado, um imenso depósito de serpentinito, além de um grande interesse histórico que desperta o município”. Com essas palavras, o prof. Roberto Cardoso disse que “a intenção da escola é fazer um levantamento dos principais traços cientifico-geologicos da região.

Segundo ainda o prof. Cardoso, a Gruta dos Palhares é um dos fenômenos geológicos mais interessantes que já viu. “Não existe Gruta em Arenito, nesta dimensão, no Brasil. Nem creio que possa existir em algum lugar do mundo”, afirmou o professor. 

 

É um fenômeno que se transcorreu durante o período quaternário, com alguns milhares de anos. Foi escavada num arenito, denominado ‘Botucatu’ com data de 120 milhões de anos.