Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aos 90 anos e em pleno vigor, Lima Duarte inova e estreia canal no YouTube

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Em meio ao isolamento social, Lima Duarte (foto), aos 90 anos, (9/3/1930) surpreendeu seus fãs ao lançar um canal no Youtube e já pode somar mais uma profissão a seu poderoso currículo: influenciador digital, ou melhor, cultural. 

Para dar o start, um tema bem fora das transmissões ao vivo de música pop ou palestras edificantes: uma discussão sobre escravagismo e o padre Antônio Vieira. Lima publicou um brado em memória do Padre Antônio Vieira que, além de religioso, era filósofo, escritor e orador, e um dos mais influentes personagens do século XVII, que teve sua estátua apedrejada recentemente durante manifestação contra o racismo em Lisboa. 

Uma aula de cultura com toda a carga dramática e poética de sua oratória impecável. Lindo de ver, escutar e aprender!

Lima decidiu se arriscar e estreou em grande estilo: Pura poesia e sabedoria!

A trajetória – Ator global sacramentano, depois de alguns anos nas extintas Rádio e TV Tupi, onde estreou na televisão na primeira novela diária do Brasil, 'Sua Vida me Pertence' (1951), de Walter Foster, no papel de Nestor,   de lá pra cá coleciona papéis memoráveis na TV. São  mais de 60 novelas, além das séries, minisséries e participações em especiais. 

O último papel de Lima Duarte em novelas foi em 'O Outro Lado do Paraíso', que interpretou Josafá e ao lado de Fernanda Montenegro foi responsável por algumas das cenas mais emocionantes da trama. Em 2019, Lima também participou da segunda temporada da série 'Aruanas' que teve dez episódios. Desde março, está em quarentena em seu sítio, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

No início da postagem de estreia no Youtube, Lima alertou: “Não se assuste! Não é mais uma live! Tenho medo de abrir a geladeira e sair uma live de lá de dentro. Isso aqui é um brado!”, disse o ator. “A nossa herança católica e escravagista deve ser passada a limpo, eu acho! Mas cuidado para não cometerem uma espantosa inequidade*, como foi essa de apedrejarem e querer destruir a imagem de padre Antônio Vieira. O padre Antônio Vieira nasceu em 1608, em Lisboa. Você não pode julgar pessoas dessa época, desse tempo, com os parâmetros de hoje", defende Lima Duarte no início da postagem. 

(*) Inequidade designa desigualdade injusta e evitável, cujas causas devem ser objeto de juízo moral. Não confundir com iniquidade (grifo nosso).

 

Quem foi Padre Antônio Vieira 

 

Recordando os bancos escolares e os estudos para o vestibular:  O português Antônio Vieira foi, além de padre, filósofo, escritor e orador, foi um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado “Paiaçu” (Grande Padre/Pai, em tupi). Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas as famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português, cuja leitura é,  frequentemente, exigida  nos vestibulares e  também para o Enem.  

 

(Fonte: https://glamurama.uol.com.br/RedaçãoET)