Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ondaka e Hora do Rap promovem I Slam para Carolina

Edição nº 1665 - 8 de Março de 2019

Próximo domingo, dia 10 de março, o Grupo Slam Ondaka e Hora do Rap realizam na praça Dr. Valadares da Fonseca (do Rosário), a partir da 14h, a primeira edição do ‘Slam para Carolina’. O evento marca a comemoração dos 105 anos de nascimento da escritora  sacramentana, Carolina Maria de Jesus, comemorado no dia 14 de março. A abertura do Slam, que vai contar com uma Feira de Artesanato, fica por conta do Terno de Congado Na. Sra. do Rosário e São Benedito.

Na sua página (www.facebook.com/slamondaka/), o grupo explica como chegam a Sacramento. “Nós, do Slam Ondaka resolvemos criar um projeto de fazer slams em cidades que não os têm. A intenção é ficar um ano todo na cidade, realizando slams, oficinas e depois desse tempo deixar o slam nas mãos de alguém. E a primeira cidade escolhida foi Sacramento, por intermédio do grande Denis Balduino, que mediou os contatos e toda a estrutura do slam na cidade. Denis é organizador do Hora do Rap, que mantém a cultura hip hop viva na cidade, além de ser educador cultural e grafiteiro”, justificam. 

Diz mais a nota veiculada pela internet que “o nome é uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, que já viveu nessa região onde faremos o slam. Pedimos licença para entoar todas as palavras, todos bons sentimentos para Carolina Maria de Jesus. Todas as palavras são para ela”. Finalizam, destacando que o Slam para Carolina participará do Círculo do Slam de Minas Gerais. 

 O termo slam é uma expressão inglesa cujo significado se assemelha ao som de uma “batida” de porta, algo próximo do nosso ‘pá!’ em língua portuguesa”, que surgiu em Chicago, em 1984.Nas apresentações de slam o poeta é performático e só conta com o recurso de sua voz e de seu corpo. Os campeonatos de slam no Brasil foram introduzidos por Roberta Estrela D’Alva, a slammer (poetisa) brasileira mais conhecida e que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia Slam 2011, em Paris.