Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A Gruta de Sacramento foi visitada por Santos Dumont

Edição nº 1458 - 27 Março 2015

Procedente de Araxá, onde se encontrava em uso das águas do Barreiro, Santos Dumont passou por esta cidade, na manhã do dia 14 de corrente. 

Inveterado admirador das maravilhosas obras da natureza, o genial inventor demorou apenas cinco minutos nesta cidade, seguindo logo em visita á famosa Gruta de Sacramento, cuja fama chegara simpaticamente aos ouvidos de S. Sa.

Foi com enorme surpresa que, à última hora, poucas pessoas souberam dessa importante nova, pois que o ilustre viajante, após ligeira visita á Gruta, que dista 15 minutos da Estação ferrocarril da Mogiana, iria, como aconteceu, tomar o trem em demanda de São Paulo. Poucos minutos nos restavam para que pudéssemos, pois, transportamo-nos à Gruta, pondo-nos em contacto com o Pai da Aviação. Era impossível!... Ele passara pela cidade tão silenciosamente, que apenas os hospedes do Hotel do Comércio o viram. Entretanto, foi com alegria que soubemos ter seguido um nosso companheiro de redação ao encalço do grande homem, encontrando-o na Gruta, em companhia de seu sobrinho, o jovem Jorge Dumont Vilares.

Recebidos ali pelo Sr. Alberto Gama, Santos Dumont e seu sobrinho permaneceram durante 30 minutos na Gruta, verdadeiramente empolgados. 

Quando ali chegou o Sr. Manoel Soares, nosso caro companheiro de redação, Santos Dumont ao ser-lhe apresentado, disse:

- Sinto-me extasiado, diante de tanta beleza.

S. Sa. fala pouco. Prefere mesmo não falar nada, às vezes. Mas, a Gruta falou-lhe fundo na alma. E esquecendo-se do mal que o aflige, e tornando-o mudo, repetiu:

- Sim; extasiado...

E lançando um olhar de prece para aquele céu de pedra murmurou: 

- Conheço Lourdes e outras Grutas famosas. Porém esta, da nossa querida Minas, a todas suplanta pela sua incomparável beleza.

Depois de outras reflexões elogiosas à Gruta, enalteceu admiravelmente as riquezas maravilhosas da terra mineira:

- Minas é grandiosa!...

- Sim; disse o nosso companheiro – e ela orgulha-se de ter V. Sa. como filho. V. Sa. que é adorado no mundo inteiro...

Esse entusiasmo do nosso companheiro produziu mau efeito... Santos Dumont detesta elogios. Ainda há poucos dias, no Hotel Rádio, no Barreiro, em Araxá, uma inocente menina mostrou-lhe, num dos últimos suplementos do “Estado de São Paulo”, o retrato do S. Sa. Santos Dumont sorrio... Sorrio para a menina e foi pedir ao dono do Hotel para ocultar aquele jornal...

Aquela deixa do nosso repórter, o ilustre visitante retrucou:

- Isso é irreal...

E pôz-se a contemplar silenciosamente, sem nada mais dizer, a maravilhosa Gruta de Sacramento. 

Deixâmo-lo em paz. Puzemo-nos a palestrar com o sobrinho dele, que se achava, também, sensivelmente impressionado com a beleza da Gruta e um tanto receoso de que as emoções ali recebidas pelo tio pudessem ser-lhe prejudiciais ao estado de saúde.

Contou-nos, então, o esforço que empregara ali, momentos após a chegada, para impedir que Santos Dumont penetrasse naquelas câmaras escuras. 

Durou apenas uns 30 minutos a visita do ilustre visitante, que embarcou na Estação do Cipó, com destino a capital de São Paulo, levando da Gruta a mais grata impressão.

(Extraído do 'Correio de Sacramento', edição nº 51, de 20 de Dezembro de 1931 – Diretor, Homilton Wilson; gerente, José Lucas e redatores, diversos)

Nota: A redação respeitou a ortografia original do jornal Correio de Sacramento.