Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

VI Festival de Inverno: ‘Encanta Vale’ encantou o público

Edição nº 1413 - 09 Maio 2014

O Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara, na sua sexta edição,  prova mais uma vez, com o projeto Encanta Vale, do grande Ernani Baraldi, que a arte não tem fronteiras. No último final de semana, 8 e 9,  o palco à beira do lago esteve pequeno para tantas atrações. Lá, presentes, artistas  de São Paulo, Madri, Montevidéu, Ipatinga e Franca, o que comprova que a arte não tem fronteira, especialmente quando tem qualidade.

De São Paulo,  apresentação das bandas da Associação Livre Invisível e da Crespo MC, com os DJ QAP e Picapau, além do DJ Fino. A cantora Magma Safari, a banda Hikari, ambas de Franca e a banda Junk Punk,  de Ipatinga (MG) completaram a beleza das tardes no PNJ.

Ernani Baraldi, entusiasmado com o sucesso das apresentações, comemorou as mais de 200 inscrições no projeto. “Usamos  a plataforma TNB, 'Toque no Brasil', para selecionar as exibições em uma escolha entre mais  de 280 inscrições para a apresentação no VI Festival. Um sucesso, portanto", reconheceu.

Destaque para a  cantora uruguaia, Eli Almic, que apresentou músicas de seu país e a jornalista da TVE, de Madri, Beatriz Al Faro, que integraram um amplo debate a respeito dos movimentos sociais, ocorridos no Brasil, em 2013, bem como o midiativismo, com a participação ainda de Didi Monteiro, da Revista Ou Não, e de Paulo Florêncio, do Coletivo Fora do Eixo. O debate  foi transmitido diretamente pela internet, com mais de uma centena de expectadores e, cujo conteúdo, se encontra postado no site www.parquenauticodejaguara.com.br.

Para o  empresário e curador do Festival, Ivan Barbosa, o festival está no caminho certo, oportunizando a amostragem de novas tendências e perspectivas contemporâneas. "No Festival, sempre dedicamos um espaço para o Encanta Vale, como forma de atrair apresentações de movimentos culturais de vanguarda que surgem pelo País, notadamente em São Paulo. Com isto trazemos importantes exibições, que mostram as tendências e as perspectivas artísticas contemporâneas. Tivemos oportunidade, em anos anteriores, de discutirmos, pela primeira vez em Minas Gerais, a cultura digital e de trazermos os membros do Coletivo Fora do Eixo", recorda Barbosa.

Outro ponto alto no domingo, foi o 4º Torneio de Xadrez de Inverno, promovido pelo Clube de Xadrez e Damas de Sacramento, coordenado por José Belisário Pereira e Gilberto Cardoso, e que teve como campeã geral,  a jovem Lesly Viviane Montufar,  de Uberlândia, candidata a mestra numa disputa difícil com o campeão brasileiro, Vitor Amorim Froes, de Araxá.

Neste final de semana,  Igarapava,  Uberaba, Brodowsky, Sacramento e Rifaina, apresentarão seus atrativos culturais, além da tarde sertaneja em homenagem as mães. . No debate,  mesa redonda sobre Cidadania, que vai analisar os 225 anos da Revolução Francesa e a realidade Brasileira.