Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festival de Inverno termina com debate sobre Carolina Maria de Jesus

Edição nº 1417 - 06 Junho 2014

O VI Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara encerrou no sábado, 31, com um saldo altamente positivo, registrando nos seus anais mais uma temporada de arte e cultura para o povo. 

A mesa redonda que teve como debatedora principal, a doutora em Literatura Comparada e psicóloga, Maria Madalena Magnabosco, abordou como tema 'Os 100 anos de Carolina Maria de Jesus, fechando com chave de ouro o Festival. Presidida pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, participaram da mesa o Prof. Guido Bilharinho, Prof. Carlos Alberto Cerchi, Profa. Eliana Garcia Vilas Boas, membros da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Antecipado devido aos jogos da Copa da Mundo, o Festival de Inverno começou dia 26 de abril, com agendas cheias a cada final de semana, no palco montado às margens da represa de Jaguara, com comoventes e expressivas apresentações, unindo gerações e culturas da região, confirmando os dizeres de Vera Casanova, de  que “a arte é essencial em toda e qualquer medida, pois colabora com a questão do ser e com a expressão do sentido do mundo”, lema da edição do Festival este ano.  

A partir das 13h, participação do Coral Corina Novelino, do Colégio Allan Kardec, regido pelo maestro Moacir Camargo, e mensagem da escritora e professora, Alzira Bessa França Amui. Seguiram-se as apresentações da  Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, de Araxá; palestra com o escritor Guido Bilharinho, sobre os 100 anos de Charles Chaplin como diretor; e resultado do Concurso de Fotografia e da Mostra de Curta Metragem. 


Festival de Inverno premia curtas de São Paulo

O Festival de Inverno do Parque Náutico Jaguara julgou no último domingo os curtas-metragens apresentados, classificando nos três primeiros lugares filmes feitos por paulistas. Veja o resultado: 

1º lugar - Rio 69, de Guilherme Abud Villela de Andrade - São Paulo/SP; 

2º lugar:  A Vingança do Prego, de Márcio Amorim - Franco da Rocha/SP; 

3º lugar - Fragmentos de uma Antiga Estação, de Luis Augusto Lisboa - Barretos/SP

Já o III Prêmio Jaguara de Fotografia premiou  em primeiro lugar, Marcos Limonti - Franca/SP e o segundo lugar ficou com Bruna Mota. Os demais participantes foram desclassificados por não atenderem  as regras do edital. (Para assistir aos filmes e ver as fotos: www.parquenauticodejaguara.com.br/#!mostra-de-curtas/c1olb).

Para o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, o Festival de Inverno alcançou mais uma vez o sucesso esperado. “Com a graça de Deus encerramos com grande sucesso  o VI Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara, que contou com ótimas apresentações artísticas da região, mesas redondas de expressão e com debates muito proveitosos, a III Mostra de Cinema e o III Concurso de Fotografia... Somos muito gratos a todos que conosco colaboraram, que possibilitaram o sucesso alcançado", disse.

Avaliando, diz mais Ivan Barbosa que “o Festival de Inverno, como em outras ocasiões, se presta para apoiar causas de interesse de toda a região e, a partir deste VI Festival iniciaremos uma luta de apoio para que não encerre o último curso de Turismo da região, ministrado pela Unifacef, em Franca. 

 

Ainda durante os debates da mesa redonda, por sugestão do professor Carlos Alberto Cerchi, foi solicitado ao prefeito de Sacramento, maiores cuidados com o patrimônio histórico do Município, com destaque para  aqueles da Mogiana e a casa do Coronel. Em estado precário de conservação, as estações de Jaguara e Cipó necessitam de urgentes reparos..